Paróquia de Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II

Salvar nos favoritos

Único templo que recebeu 3 santos: Papa João Paulo II, Madre Teresa de Calcutá e Santa Dulce dos Pobres

Paróquia de Nossa Senhora dos Alagados. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

A Igreja de Nossa Senhora dos Alagados fica bem próxima à Ilha dos Ratos, local onde o trabalho de Irmã Dulce começou, em 1939, dando assistência à comunidade pobre de Alagados. A construção data de 1980, e foi erguida para a primeira visita ao Brasil do então Papa João Paulo II, um dos mais famosos e carismáticos pontífices da Igreja Católica. Ele queria visitar os mais pobres dentre os pobres. O Cardeal Dom Avelar, então arcebispo de Salvador, escolheu Alagados para acolher o Papa, o que marcou para sempre a vida das pessoas dessa comunidade. Em 2014, com a canonização de São João Paulo II, a igreja passou a se chamar Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II. Essa é a primeira igreja do mundo dedicada ao Santo.

Madre Teresa esteve em Alagados, em sua primeira visita à Bahia, em 1979, sendo recebida por Irmã Dulce, que realizava trabalhos assistenciais no local. Este local é considerado Terra Santa, por causa de todos os santos que ali pisaram, por todos aqueles que ainda pisam e por aqueles que resistem aos elementos de violência e pobreza que ainda compõe a realidade local.

A Paróquia de Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II é o único lugar onde se podem encontrar relicários de primeiro grau de 3 santos: Papa João Paulo II, Madre Teresa de Calcutá e Santa Dulce dos Pobres, além de conhecer os trabalhos da base comunitária.

Alguns projetos destacam-se pela necessidade da assistência imediata: distribuição de 200 litros de sopa quinzenalmente, preparado por paroquianos; acolhimento, acompanhamento e ajuda a jovens grávidas no Sonho de Mãe.

Curiosidades sobre sua construção

Paróquia de Nossa Senhora dos Alagados. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1. Tempo record – Com coordenação direta do arquiteto João Filgueiras Lima, o “Lelé”, a obra durou apenas 3 meses. O templo tem 400 m² e apresenta características modernas com fachada em tijolos expostos, embora em seu interior os 4 arcos e 3 abóbadas evoquem a arquitetura das igrejas antigas.

2. Ela é quadrada – O corpo central da Matriz é formado de um cubo de 12 m de comprimento por 12 m de largura por 12 m de altura. Estas características evocam diretamente o livro do Apocalipse, onde São João relata que viu “descer do céu, de junto de Deus, a Jerusalém nova. A cidade é quadrada: o comprimento é igual à largura. O Anjo mediu a cidade com a vara: 12 mil estádios. O comprimento, largura e altura são iguais”. (Ap 21, 1.16).

3. Muitos detalhes “ocultos” – O teto é formado por 144 formas, o que corresponde aos 144 mil servos do Senhor, resgatados pelo sangue do Cordeiro (Ap 7, 4). Este número simboliza a multidão dos santos que cantam a glória de Deus nos céus.

4. Referências ao bairro – Pinturas da artista belga Sabine de Coune decoram a parte interna da igreja, com representações do evangelho, com referências do lugar como as palafitas, os jarros de barro e passagens ocorridas no bairro. A imagem de Nª Sª dos Alagados, do artista Manoel Dantas, feita para ocasião, foi inspirado nas mulheres dos Alagados que costumavam carregar seus filhos do lado e balde de água na cabeça.

Saiba mais sobre essa história

A Península de Itapagipe foi o polo industrial de Salvador nas décadas de 1930 e 1940. A possibilidade de emprego atraiu a população de baixa renda vinda do interior do estado. Sem lugar para morar, essas pessoas colocavam estacas sobre a lama do mangue da enseada dos Tainheiros, construindo barracos chamados de palafitas. Ali a população crescia em um cenário de pura miséria.

A partir de 1960, acelerou-se o processo de aterro e as palafitas foram gradativamente substituídas por casas de tijolos, construídas em mutirão pelos próprios moradores. Foi nesse lugar de extrema pobreza onde Irmã Dulce, conhecida como “Anjo Bom da Bahia” e “Anjo Azul dos Alagados”, começou seu trabalho.

Serviço

Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II
Endereço: Rua Luiz Régis Pacheco, 1618, Uruguai. CEP: 40450-060 – Salvador/BA. www.paroquiadosalagados.org Telefone: 71 3314-5087 nsalagados@gmail.com
Recebe pessoas interessadas no roteiro de “Experiência da fé católica”. Mais informações neste link.
Tem estacionamento.

Paróquia de Nossa Senhora dos Alagados. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
15
Seu bolso
Localização
Rua Luiz Régis Pacheco, 1618 - Uruguai, Salvador - BA, 40451-360

Outras experiências

Ver Agenda completa
28maio
29maio
30maio
31maio
01jun
02jun
03jun
04jun

Nosso blog

Blog
Parque dos Ventos. Boca do Rio. Salvador Bahia. Foto Valter Pontes Secom.

Parque dos Ventos. Boca do Rio. Salvador Bahia. Foto Valter Pontes Secom.

Pelourinho. Salvador Bahia. Foto: Uiler Costa

Pelourinho. Salvador Bahia. Foto: Uiler Costa

Farol da Barra visto de cima. Foto: Uiler Costa

Farol da Barra visto de cima. Foto: Uiler Costa

Moqueca de Camarão com Maturi. Donas do Sabor. Foto Bruna Leitinho.

Moqueca de Camarão com Maturi. Donas do Sabor. Foto Bruna Leitinho.

Loja Apoena, Pelourinho. Foto: Fábio Marconi

Loja Apoena, Pelourinho. Foto: Fábio Marconi