Roteiro dos Conventos e Mosteiros

Salvar nos favoritos
Caminhos de Fé. Ep 2 Conventos e Mosteiros. Centro Antigo de Salvador. Bahia.

Patrimônio arquitetônico, religioso e cultural de Salvador

Existe um roteiro de fé católica em Salvador que nos leva por caminhos que passavam por fora dos muros da antiga Salvador, quando a cidade ainda estava em suas origens. Padre Manoel de Oliveira Filho, Coordenador Arquidiocesano da Pastoral do Tursimo, explica que esse roteiro é exatamente aquele dos mosteiros e conventos, que quando chegaram em Salvador, foram construídos fora dos limites da cidade, para privilegiar o auxílio, o atendimento e a caridade às pessoas mais pobres, que moravam nesta região periférica, assim como os que habitavam dentro da cidade, mas que não se sentiam contemplados pelas igrejas ali existentes. Com o passar dos anos e a ampliação de Salvador ao redor dos conventos e mosteiros, estes foram integrados à cidade, e hoje fazem parte da rota turística católica.

Para contar essas e outras histórias, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), em parceria com a Pastoral do Turismo, está lançando a websérie Caminhos de Fé. O projeto consiste em uma série de três episódios, trazendo roteiros imersivos que vivenciam igrejas, santuários, museus e templos católicos em Salvador. Saiba mais neste link.

Para o segundo episódio, Roteiro dos Conventos e Mosteiros, vamos para o Centro Antigo, também chamado Centro Histórico Estendido. Aqui, surge um novo caminho, organizado em torno da história, religiosidade e até gastronomia, em abordagem que valoriza o patrimônio arquitetônico, religioso e cultural dos oito pontos de visitação que guardam memórias espirituais e experiências de mais de quatro séculos. Assista também ao primeiro roteiro Arte e Fé Católica neste link.

A primeira característica do Roteiro dos Conventos e Mosteiros é o sentido de vida em comunidade. Além da beleza dos espaços, o visitante vai encontrar “igrejas vivas”, com atividades religiosas constantes das pessoas que vivem ali. Uma comunidade paroquial dos leigos e de pessoas que moram nos conventos e mosteiros, como as irmãs, as religiosas, os frades e os monges que cuidam de uma forma muito minuciosa e carinhosa do lugar, como em uma casa de família.

Esse sentimento de comunidade é uma característica muito marcante desta caminhada. A Igreja de Santana, por exemplo, era frequentada pela família de Santa Dulce que, quando ainda menina, participava das missas ali realizadas, assim como a família do cantor Dorival Caymmi. Essas são, portanto, igrejas nas quais as pessoas construíram e ainda constroem vínculos familiares, o que torna este passeio ainda mais encantador.

Venha com o Visit Salvador da Bahia e saiba mais sobre cada igreja.

Convento de Santa Clara do Desterro

Um templo de devoção à Serva de Deus Vitória da Encarnação

Caminhos de Fé. Ep 2 Conventos e Mosteiros. Centro Antigo de Salvador. Bahia.

O Convento de Santa Clara do Desterro foi o primeiro convento feminino do Brasil, fundado em 1677, por um grupo de religiosas Clarissas, vindas do Convento de Santa Clara, em Évora, Portugal. As fundadoras do Desterro são as Madres Margarida da Coluna, Jerônima do Presepe, Luíza de S. José e Maria de S. Raimundo.

Hoje, o espaço é gerido pela Congregação das Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus. O complexo abriga a igreja, uma escola de ensino fundamental – o Colégio Franciscano Santa Clara – e um projeto social. Também é muito procurado para celebrações de casamentos. Sua capacidade é de cerca de 200 pessoas.

A Serva de Deus Madre Vitória da Encarnação viveu neste convento, e hoje o local é espaço para o cultivo da devoção à candidata aos altares. Há um projeto de alguns devotos, da arquidiocese e de Dom Murilo, então[L2] Arcebispo de Salvador, de levarem o nome dela à canonização. Em 2016, Madre Vitória ganhou o título de Serva de Deus, denominação dada pela Santa Sé.

Fato curioso

Como se não bastasse a importância histórica, as freiras tornaram o local algo bem típico de se visitar durantes as festas no mês de junho, pois tornou-se um dos principais pontos de produção de licor da cidade, bebida tão tradicional das Festas de São João. Cerca de 800 a 1000 litros de licor chegam a ser produzidos por ano, dos quais 500 a 600 litros no período anterior ao São João. Saiba mais neste link.

Convento de Santa Clara do Desterro

Serviço
Convento de Santa Clara do Desterro
Endereço: R. Santa Clara, S/N – Nazaré
Telefone: 2203-4015 / 71 99681-1711

Igreja do Santíssimo Sacramento e Santana

Caminhos de Fé. Ep 2 Conventos e Mosteiros. Centro Antigo de Salvador. Bahia.

Esta Igreja foi a primeira obra brasileira deste tipo por aqui – foi concebida por um mestre brasileiro, o pintor baiano Franco Velasco e construída na segunda metade do século XVIII. Foi lá que Irmã Dulce recebeu o chamado para a sua vocação.

Endereço: R. do Carro, S/N – Nazaré
Telefone: (71) 3241-1165 ou (71) 3243-1935
Visitação: seg a sex, 8h às 17h / Gratuito

Igreja e Convento de N. Sra. da Conceição da Lapa

Caminhos de Fé. Ep 2 Conventos e Mosteiros. Centro Antigo de Salvador. Bahia.

O Convento foi inaugurado em 1744 e destinado às Franciscanas Concepcionistas. Foi palco de uma trágica ação militar, durante as lutas pela Independência. Soldados tentaram invadir o claustro e a abadessa Joana Angélica tentou impedir. A madre foi morta por golpes de baioneta.

Endereço: R. Joana Angélica, 41 – Nazaré
Telefone: 71 3326-4676 ou (71) 98874-4587 / 99139-7757.
Visitação: seg a sex, 8h às 17h / Gratuito

Santuário de N. Sra da Piedade e Memorial dos Capuchinhos

Caminhos de Fé. Ep 2 Conventos e Mosteiros. Centro Antigo de Salvador. Bahia.

Construída em 1712, demolida em 1800, reconstruída em 1809. O Santuário de Nossa Senhora da Piedade é uma das primeiras igrejas com fachada e interior neoclássicos do Brasil. O Centro Cultural dos Capuchinhos é um importante legado cultural com biblioteca, arquivo histórico e museu. Ficam na Praça da Piedade, que foi assim batizada por conta do Santuário. A nave da igreja é dividida em três partes, inspirada na Igreja de São Pedro, em Roma. No pátio agradável e bem cuidado, existe uma pequena exposição de artefatos que remontam à história dos Capuchinhos. Saiba mais neste link.

Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Memorial dos Capuchinhos

Endereço: Praça da Piedade, S/N – Centro
Telefone: 71 3329-2388
Visitação: seg a sex, 8h às 17h / Gratuito

Capela da Bem-Aventurada Lindalva Justo

Caminhos de Fé. Ep 2 Conventos e Mosteiros. Centro Antigo de Salvador. Bahia.

A Escola Nossa Senhora do Salette, hoje instituto, foi uma das primeiras edificações do bairro dos Barris, em 1858. Ali, numa capela, estão depositadas as relíquias da beata Lindalva Justo, religiosa que sofreu o martírio em 1993. Irmã Lindalva foi a primeira mulher a ser beatificada no Brasil. Ocorreu no dia 2 de dezembro de 2007 – antes, inclusive, de Irmã Dulce, que aconteceu em 2010.

Nascida em Açu (RN), veio para Salvador trabalhar no Asilo Dom Pedro II. Ela era ainda uma jovem Filha da Caridade, com 4 anos de vocação, quando sofreu o martírio. Ela morreu em 1993, vítima de feminicídio*, enquanto distribuía café da manhã aos internos do Abrigo Dom Pedro II, que ainda funcionava na Boa Viagem. Foi morta por um interno que, apaixonado pela irmã, passou a assediá-la e não aceitou o fato de não ser correspondido por ela.. Sua fidelidade à vocação e seu amor a todas as pessoas, sem preferências, eram tão intensos que ela não hesitou em entregar sua vida por eles.

“Prefiro que meu sangue se derrame, do que ir embora”, respondeu Irmã Lindalva, quando lhe perguntaram por que não deixava o abrigo mesmo depois dos assédios de seu agressor.

Conheça essa história neste link.

Capela da Beata Lindalva Justo

Endereço: R. do Salette, 47 – Barris
Telefone: 71 3038-3900
Funcionamento: das 14h às 17h.
Missas: sextas-feiras e sábados, às 17h.
Visitação: a Capela do Martírio, local onde aconteceu o assassinato da Beata Lindalva Justo de Oliveira, também pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. O templo está localizado no antigo Abrigo Dom Pedro II (Avenida Luiz Tarquínio, próximo às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), na Cidade Baixa).
Feminicídio: a qualificação do crime de homicídio deste tipo ainda não existia na época de sua morte.

Igreja de São Pedro Velho

Caminhos de Fé. Ep 2 Conventos e Mosteiros. Centro Antigo de Salvador. Bahia.

A atual Igreja Matriz da Paróquia de São Pedro Velho é o terceiro templo dessa Igreja histórica e começou a ser construída em junho de 1916. Foi inaugurada em 2 de dezembro de 1917, três anos após a demolição da antiga Igreja de São Pedro. A atual imagem de São Pedro, do altar-mor, é provavelmente do século 18.

A Igreja Matriz da Paróquia de São Pedro Velho é uma das mais atuantes em Salvador, haja visto suas missas e comemorações sempre cheias. É um templo que acompanhou as mudanças estruturais e culturais no Centro Histórico de Salvador. Saiba mais neste link

Igreja Matriz da Paróquia de São Pedro

Endereço: Praça da Piedade – Centro
Telefone: 71 3329-3280
Visitação: Visitação: dom 7h ao meio dia; seg a sábado, 7h às 18h.
Missas: seg a sab, às 8h, 10h, 15h e 17. Dom, às 7h30, 09h30 e às 11h30.

Igreja de São Raimundo

Caminhos de Fé. Ep 2 Conventos e Mosteiros. Centro Antigo de Salvador. Bahia.

O Recolhimento de São Raimundo Nonato foi fundado em 1753. Em 10 de setembro de 1933, para marcar o primeiro Congresso Eucarístico Nacional, em Salvador, Dom Augusto Álvaro da Silva elevou a Igreja à condição de Santuário de Exposição e Adoração Perpétua do Santíssimo Sacramento.
Endereço: R. Sodré, 276 – Politeama
Telefone: 71 3283-5591 ou (71) 3329-3643
Visitação: seg a sex, 7h às 19h (atendimento com agendamento) e 10h às 18h (visitação geral) / R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia)

Mosteiro de São Bento

Caminhos de Fé. Ep 2 Conventos e Mosteiros. Centro Antigo de Salvador. Bahia.

É o primeiro mosteiro beneditino da América, fundado em 1582. Sua biblioteca guarda milhares de obras raras e seu belíssimo coral parece mesmo divino. Seu acervo sacro é imenso e magnífico.

Basílica de São Sebastião – Mosteiro de São Bento da Bahia

Endereço: Largo de São Bento – Largo de São Bento. Avenida Sete de Setembro.
Telefone: 71 2106-5200

Para um passeio mais seguro

Muitos locais ainda estão com horários de funcionamento e missas em fase de adaptação por conta da pandemia. A melhor opção é ligar para a Secretaria das Pastorais de Salvador (71) 4009-6605 e confirmar as possibilidades. Ou acessar o portal da Arquidiocese neste link.


Caminhos de Fé. Ep 2 Conventos e Mosteiros. Centro Antigo de Salvador. Bahia.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
13
Duração aproximada
1 horas - 2 horas
Seu bolso
Localização
Nazaré, Salvador - BA, 40301-110

Outros Roteiros

Agenda

21
out
22
out
23
out
25
out
26
out
27
out
28
out
Ver mais em Agenda