Caminhos de Fé

Salvar nos favoritos

No Dia Mundial do Turismo, conheça a websérie que mostra o turismo religioso em Salvador

Salvador, cidade solar, alegre, acolhedora, conhecida mundialmente como a cidade do carnaval, destino perfeito para conhecer belas praias, rica gastronomia e patrimônio cultural. Terra sincrética, lugar pontilhado de igrejas. Devoções e espiritualidade embaladas numa originalidade de tipos humanos e culturais não encontrados em nenhum outro lugar do mundo. Potente não somente em cultura e beleza, mas também em sua fé.

Em todo canto da cidade, é possível avistar uma igreja. Tanto que os baianos costumam dizer que há uma igreja em Salvador para cada dia do ano. A conta, que praticamente virou lenda na Bahia, hoje só é verdade nos versos da música “365 igrejas a Bahia tem”, de Dorival Caymmi. Afinal, já são mais de 370 igrejas católicas na cidade.

Caminhos de Fé. Ep 1 Arte e Fé Católica. Centro Histórico de Salvador. Bahia.

Por estes e outros motivos, podemos dizer que Salvador é uma cidade santuário. Como em nenhuma outra cidade do país, temos 3 freiras reconhecidas pela Igreja como mulheres que viveram no caminho da santidade. Em Alagados, fica a igreja considerada Terra Santa, pisada por 3 santos: Santa Teresa de Calcutá, São João Paulo II e Santa Dulce dos Pobres. Dali, foi extraída a porção de terra que representa a Bahia na coroa do tricentenário do achado de Nossa Senhora Aparecida. Em Salvador, existem diversas igrejas católicas consideradas monumentos arquitetônicos. Algumas suntuosas, cobertas de ouro, excelentes exemplos do barroco Português no Brasil. Outras, conhecidas por suas missas repletas de fiéis e visitantes.

Para contar essas e outras histórias, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), em parceria com a Pastoral do Turismo, está lançando a websérie Caminhos de Fé. O projeto consiste em uma série de três episódios trazendo roteiros imersivos que mostram igrejas, santuários, museus e templos católicos em Salvador.
A campanha será divulgada aqui, no site salvadordabahia.com e pelo Instagram @visitsalvadordabahia, Facebook e Twitter. Todos os episódios estarão disponíveis no Youtube, no canal do Visit Salvador da Bahia. O lançamento acontece nesta segunda-feira, dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo.

Os filmes trazem uma linguagem poética e atual, com o intuito de despertar a vontade de devotos e curiosos, e incentivá-los a conhecerem os lugares apresentados. Estão na websérie quase 30 destinos, todos com descrição de localização, uma forma de estimular a visitação dos locais. Também foram produzidos roteiros de cada episódio com todas as informações importantes, facilitando futuros passeios dos visitantes. Além disso, na seção “Experiências”, no portal, há matérias individuais com conteúdo aprofundado e atualizado, sobre cada um dos locais apresentados na websérie. O projeto ainda contempla a produção fotográfica de cada locação, uma forma de catalogar e contar essas histórias também em forma de imagens.

Sobre os roteiros de fé católica

Em cada episódio da websérie Caminhos de Fé, será apresentado um roteiro diferente. O primeiro, Arte e Fé Católica, se passa no Centro Histórico de Salvador. São 15 destinos, entre igrejas e museus eclesiásticos. Este é um roteiro que pode ser feito a pé, em que a fé resplandece na beleza da arte, no requinte do barroco, na tradição das Ordens Terceiras e Irmandades, nas devoções e procissões que percorrem ruas e ladeiras há mais de 400 anos.

Para o segundo episódio, Roteiro dos Conventos e Mosteiros, vamos para o Centro Antigo, também chamado Centro Histórico Estendido. Aqui, surge um novo caminho, organizado em torno da história, religiosidade e até gastronomia, em abordagem que valoriza o patrimônio arquitetônico, religioso e cultural dos oito pontos de visitação que guardam memórias espirituais e experiências de mais de quatro séculos.

No terceiro episódio, a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Padroeira da Bahia, é o portal para o Roteiro Caridade e Fé Católica. Neste roteiro, mostramos seis destinos da fé católica de uma enorme profundidade espiritual, que serviu como ponte entre o eterno e a história, com os pobres, com as lutas do cotidiano. Aqui, você conhece a terra pisada por santos e por outros que aqui estiveram e deixaram marcas de fé e vida entre nós. Roteiro com santuários solenes e festivos, das igrejas singelas e de um mosteiro que forja, no silêncio da oração e no labor do trabalho, uma vida de fé e contemplação.

Turismo religioso

Caminhos de Fé. Ep 1 Arte e Fé Católica. Centro Histórico de Salvador. Bahia.

Um dos grandes objetivos do projeto é o fortalecimento do Turismo religioso de Salvador. Segundo Pe. Manoel de Oliveira Filho, Coordenador Arquidiocesano da Pastoral do Turismo, quem viaja para outras terras em busca do Sagrado renova forças, revigora esperanças e, na volta, retoma o caminho de um jeito novo. Salvador, para o Turismo Religioso, é cidade única do Brasil. Igrejas e devoções, barroco e moderno, fé e festa compõem um mosaico que encanta a todos e pode encantar ainda mais.

A partir da constatação desta riqueza inestimável, o Turismo Religioso e Cultural, movido pela história e pela fé, além das práticas religiosas inerentes à sua condição, se utiliza de todos os recursos próprios para a atividade turística. Passagem, hospedagem, alimentação, transporte local, compra de lembranças. Isso gera emprego e renda, traz recursos para as localidades receptoras e faz a economia girar.

O Pe. Manoel explica que o peregrino carrega uma característica desejada por todos quando o assunto é turismo: ele deseja repetir por inúmeras vezes a vinda ao local de devoção. Carrega esta realidade como uma grande vitória. Ao contrário, portanto, do turista convencional, que busca novidade, o turista religioso busca fidelidade e retorno constante.

Serviço

Websérie Caminhos de Fé
Lançamento: segunda-feira, dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo.
Canais:
Instagram: @visitsalvadordabahia
Portal: www.salvadordabahia.com
Youtube: Visit Salvador da Bahia



Experiências em Salvador

Agenda

23
out
25
out
26
out
27
out
28
out
29
out
30
out
Ver mais em Agenda