As delícias gastronômicas da Bahia: frutas do nordeste

Salvar nos favoritos

Conhecer a cultura local de um lugar é com certeza uma experiência de vida única. Tem algumas formas de fazer essa aprendizagem, uma delas é através da gastronomia. Aqui no Visit Salvador da Bahia sempre contamos as tradições de cada prato, os melhores lugares para provar e agora chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre as frutas nordestinas, mais umas das delícias gastronômicas da Bahia.

E será que você conhece todas as frutas desta lista? Neste texto vamos te contar curiosidades e claro, onde achar cada uma delas. Em outras palavras, enquanto você conhece mais sobre cada fruta, ainda vamos te dar dicas de passeios turísticos em uma lista de lugares legais pela cidade.

O Jenipapo – o clássico licor das festas de São João

Licor das Freiras. Convento do Desterro. Nazaré, Salvador Bahia. Foto Amanda Oliveira.

A polpa do Jenipapo tem cheiro forte e é comestível, mas é mais apreciada na forma de compotas, doces, xaropes e licor. Nas festas juninas da Bahia, o licor de jenipapo é o mais tradicional e os mais famosos são produzidos no Recôncavo baiano, de forma artesanal, em toneis que ficam em infusão por um ano até serem envasados e consumidas no São João.

Em Salvador você vai encontrar o licor de Jenipapo o ano todo, o das Freiras do Convento do Desterro é um dos mais tradicionais. Além deste são mais de 20 sabores produzidos com todo o carinho pelas Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus. Saiba mais desta história neste link.

Licor das Freiras do Convento do Desterro

Curiosidades

O fruto do jenipapeiro (Genipa americana), uma árvore que chega a vinte metros de altura e é da família Rubiaceae, a mesma do café. É encontrada em toda a América tropical. No Brasil, encontramos pés de jenipapo nativos na Amazônia, Espírito Santo e Sul da Bahia, principalmente em matas mais úmidas, ou próximo a rios — a planta inclusive aguenta encharcamento.

Em guarani, jenipapo significa “fruta que serve para pintar”. Isso porque, do sumo do fruto verde, se extrai uma tinta de coloração azul-escura com a qual se pode pintar a pele, paredes, cerâmica e ainda ser usada na gastronomia em pães, por exemplo.

Serviço
Lojinha do convento – Confeitaria São José
R. Santa Clara, S/N – Nazaré, Salvador – BA, 40040-450
Funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
Para mais informações: 2203-4015 / 71 99681-1711
O valor arrecadado com a venda, além de ser revertido para a manutenção do projeto, é voltado para um projeto social realizado pelo convento, através de aulas de corte e costura, violão, confeitaria, entre outros. Podem participar crianças e idosos de ambos os sexos.

Umbu e Cajá – os geladinhos e picolés preferidos do verão!

O Umbu é um fruto aromático, de formato arredondado com polpa clara de sabor doce com um toque ácido. Sua colheita costuma ocorrer entre os meses de janeiro e fevereiro, pleno verão. Com características parecidas, o cajá é famoso por seu gosto peculiar. É possível encontrar três tipos diferentes dessa fruta: Cajá-manga, fruta grande e com muitos espinhos. Cajá-mirim, menor, mas com sabor muito parecido com a do cajá-manga. Umbu-cajá: uma mistura hibrida de umbu com o cajá.

Estas duas frutas são as queridinhas da estação mais quente do ano e é fácil encontrar em picolés, sorvetes, bebidas de todos os tipos e geladinhos (produzidos com o suco da fruta e congelado dentro de um saquinho plástico que no sudeste é chamado sacolé. Tem com ou sem álcool). Aproveite e se refresca nas praias de Salvador, na boa viagem, Porto da Barra ou Itapuã, todos têm vendedores credenciados vendendo versões destas duas frutas.

Praia de Boa Viagem e Praia do meio

Praia do Porto da Barra

Praia de Itapuã

Curiosidades

O umbu é fruto típico do nordeste que cresce selvagem em meio às terras secas. Ele é pequeno, com cerca de 2 a 4 centímetros e com formato arredondado. Pode ser consumido in natura ou transformado em geleias e outras conservas adoçadas.

O cajá também é muito comum no Nordeste. Na Bahia, os produtores de cacau a utilizam a árvore da cajá – cajazeira – como sobreiro para os cacaueiros. Sua copa é em forma de sombrinha, propiciando excelente sombra.

Tamarindo – um drink especial

Restaurante Dona Mariquita. Rio Vermelho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

O tamarindo possui sabor ácido e doce e faz muito bem à saúde. O que você acha de fazer uma imersão gastronômica na cozinha patrimonial do estado da Bahia enquanto toma um drink de tamarindo? O Restaurante Dona Mariquita traz à mesa preparos como maniçoba, o xinxim e catado de palmitos de jaca. É a oportunidade perfeita para se deliciar com a gastronomia local e aprender mais sobre a nossa cultura. Conheça este restaurante neste link.

Restaurante Dona Mariquita

Curiosidades

O tamarindo é conhecido também como “tâmara da Índia”. É um alimento de origem africana, embora seja cultivado principalmente na Índia. Sua árvore pode crescer naturalmente em regiões de clima tropical e subtropical. Ela possui flores que apresentam cores amarela e vermelha.

No Brasil, o cultivo de tamarindo ocorre em quase todos os estados, sendo consumido principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

Seriguela – roska ou picolé?

La Taperia. Rio Vermelho. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Ciriguela, ceriguela, siriguela ou seriguela. Você vai encontrar a grafia desta fruta de diversas formas na internet, inclusive nos anúncios dela encontrados nas feiras livre e mercados da cidade. A seriguela também é chamada de ameixa da Espanha, cajá vermelho, jacote, dentre outros. Então relaxa e aproveita, pois ela é bastante comum na negião Nordeste do Brasil, mas quem não é de Salvador, vai voltar para casa morrendo de saudades dos picolés, sorvetes, rosckas feitas com ela.

É uma fruta de sabor doce azedo, é pequena e de cor verde, passando a amarelada até vermelho bem forte quando maduro. Você encontra essa fruta em qualquer lugar e é excelente para uma roska inesquecível. Então a dica é essa, na hora de escolher a fruta para o seu drink, não venha com limão, kiwi ou morango: prefira a seriguela… sério!!! No Rio Vermelho, conhecido bairro mais boêmio da cidade, dois restaurantes se destacam neste drink: o La Taperia e o Pasta em Casa.

Se prefere um sorvete de frente para o mar, a pedida é a Sorveteria da Barra. Jabuticaba, Seriguela e Tamarindo fazem parte da linha Sabores da Bahia. Elas não ficam o ano todo, apenas quando estão na época (verão), certeza de que a colheita estará na sua melhor qualidade. No cardápio de frutas tropicais, também estão os sabores de Coco Verde, Cajá, Manga, Mangaba, Cupuaçu, Abacaxi, Tangerina, Goiaba, graviola e jaca.

Curiosidades

É uma árvore de porte médio, podendo atingir até sete metros de altura, é originária do México, América Central e/ou da América do Sul. É consumida de forma in natura, sucos, picolés, sorvetes, vinhos, licores, geleias, refrigerantes e doces.

A fruta contém antioxidantes, que combatem os radicais livres que causam danos às células, e fibras, que diminuem as taxas de colesterol e é bom para o intestino. Além disso, é rica em carboidratos, vitaminas A, B e C, ferro, cálcio e fósforo.

Sorveteria da Barra

La Taperia

Pasta em Casa

Biribiri – fruta no hambúrguer, pode?

Biri-biri é bem verdinha e tem propriedades medicinais. Normalmente é consumido como substituto do limão em gastronomia baiana mas a criatividade dos baianos foi além. Aqui ele virou picles e faz parte de um dos ingredientes de um dos hambúrgueres da Bravo Burger, um dos melhores do ramo em Salvador.

Você também encontra a fruta em sabores tropicais nas melhores sorveterias da cidade, ou in natura nas feiras livres como Feira de São Joaquim, Mercado de Itapuã, Novo Mercado São Miguel, Ceasinha do Rio Vermelho entre outros.

Curiosidades

Biri-biri ou limão-de-caiena é uma fruta tropical que tem origem na Ásia. Além de ser consumido da forma natural, pode ser usado no preparo de saladas, compotas, geleias, vinagres, caipirinha e vinhos. Pode ainda ser utilizado no preparo do ceviche, ou ser comido como tira-gosto, cortado em rodelas e adicionando-lhe sal.

BRAVO Burger & Beer

Feira de São Joaquim

 

Mangaba – um clássico sabor de Salvador

Em feiras livres e carrinhos de sorvete espalhados por Salvador, você vai achar a mangaba. Esta é uma fruta de terrenos arenosos que é amada pelos baianos e por quem vem à Bahia. É picolé, geladinho ou sorvete, a mangaba é um clássico.

Sorveteria da Ribeira

A Cubana Sorvetes

Museu do sorvete

Solar Amado Bahia

Curiosidades

Mangaba é o fruto da mangabeira, também chamada de mangaba-ovo. É comestível e utilizado na fabricação de sucos, sorvetes, doces e bebidas. Seu sabor é levemente ácido, e ao mesmo tempo delicado, casca fina e polpa esbranquiçada.

A mangabeira é uma árvore que pode atingir os sete metros de altura, pertencendo à família das apocináceas. É nativa do Brasil, sendo encontrada do norte até o sudeste. Também ocorre no Paraguai e leste do Peru.

Fruta-pão – você vai se surpreender

A fruta-pão é grande, redonda como melão, e chega a pesar 3 quilos. Sua casca é de cor verde-amarelada e sua polpa é amarelo-escura nas frutas de massa e amarronzada na variedade com sementes. As frutas de massa são ricas em amido, proteínas e vitaminas e podem ser consumidas cozidas, assadas, em doces ou até mesmo fritas.

Um dos restaurantes mais conceituados de Salvador, conhecido por seus pratos repletos de ingredientes nordestinos usados em formas jamais pensados, o Origem, já teve em seu cardápio uma criação usando a fruta: o camarão VG com vatapá de fruta-pão e farofa de castanha. Não demora e eles criam uma nova versão para a fruta, vale conhecer.

Restaurante Origem

Curiosidades

A planta é originária das Ilhas do Pacífico, Indomalásia (Java ou Samatra) ou da Malásia. Cresce acima dos 12,0 m e adaptou-se muito bem ao clima do Nordeste Brasileiro. Ela é encontrada desde o Pará até São Paulo.

A fruta-pão é consumida cozida com água e sal ou assada. Faz sucesso em alguns pratos vegetarianos, e conhecida pelo elevado valor nutricional e versatilidade culinária.

Por Fernanda Slama
Coordenadora de conteúdo do portal Visit Salvador da Bahia



Experiências em Salvador

Agenda

02
ago
03
ago
04
ago
05
ago
06
ago
07
ago
09
ago
Ver mais em Agenda