Restaurante Origem

Salvar nos favoritos

Gastronomia que mostra Bahia além do dendê

A baianidade gastronômica como conceito de onde partem todos os sabores

Restaurante Origem. Pituba, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Com o foco principal nos cinco biomas da Bahia (Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Zona Costeira e Marinha), o Restaurante Origem coloca à mesa sabores de uma Bahia longe do clichê no mapa gastronômico do Brasil. Traz a Gastronomia Baiana como conceito, onde o azeite de dendê, o leite de coco, os frutos do mar, os doces e quitutes inspiram o conceito do restaurante.

O Origem nasceu do sonho de cozinheiros distintos em formação: a Chef Pâtissier Lisiane Arouca, uma apaixonada por doce de leite e o chef Fabrício Lemos, apaixonado por frutos do mar. Ambos, porém, tinham uma visão de cozinha em comum: o uso dos mais frescos ingredientes, em um trabalho que combina técnica e memória afetiva, invenção e tradição.

É a baianidade gastronômica como conceito, e de onde partem todos os sabores. O cardápio combina ingredientes frescos que compõem o patrimônio que faz a Bahia ser famosa por sua mesa farta de sabores. Carne de fumeiro, umbu, licuri, maracujá da caatinga, fava de aridan, mel de uruçu amarela, pimenta-de-cheiro doce e requeijão manteiga são alguns dos ingredientes que os chefs apresentam em suas criações.

Restaurante Origem. Pituba, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

O Menu Degustação é a melhor forma de captar a proposta gastronômica do Restaurante Origem, pois é criado diariamente pelos chefs, tendo como fundamento o respeito à sazonalidade, o frescor e a explosão de sabores de ingredientes genuinamente locais, aliados às técnicas contemporâneas.

Se você é daquelas pessoas que desconfiam do conceito de menu degustação por acharem que a comida é pouca, fique tranquilo. O menu degustação do Origem é composto por 15 etapas especialmente criadas pelos nossos chefs Lisiane Arouca e Fabrício Lemos. Ainda tem a opção de harmonizar seu jantar com vinhos.

Saiba mais sobre o Restaurante Origem

Restaurante Origem. Pituba, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

O restaurante abriu em 2016, já inspirado nos biomas da Bahia. Para conhecer cada um dos biomas mais a fundo, os donos começaram a fazer expedições até estes locais, chegar junto dos pequenos produtores, conhecer as suas histórias e os detalhes de produção. De cada expedição, saíram ideias de pratos para o Origem. Isso é o que mantém o restaurante vivo, com criatividade e com um menu novo a cada dia.

Prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa 2019

Estar entre os finalistas do Melhores do Ano Prazeres da Mesa 2019 já é um prêmio e tanto. Afinal, as indicações são feitas por especialistas no assunto – entre chefs, críticos e estudiosos da alimentação. Neste ano, foram 176 profissionais de todo o país participando da votação, divididos em 30 categorias. Chef Revelação, Chef Pâtissier e Livro do Ano foram as categorias mais concorridas.

Teve muita campanha nas redes sociais, mas também no dia a dia, pedindo ajuda aos clientes e amigos. E o resultado desse esforço, portanto, foi a maior votação de Prazeres da Mesa dos últimos anos. Foram 24.724 votos.

O restaurante Origem tem muito a celebrar, tendo a chef Lisiane Arouca como a vencedora na categoria Chef Pâtissier. Ela concorreu com: Carole Crema (São Paulo, SP), Henrique Rossanelli (Rio de Janeiro, RJ), Nathalia Gonçalves (São Paulo, SP), Rodrigo Ribeiro (São Paulo, SP), Saiko Izawa (São Paulo, SP).

O chef Fabrício Lemos, do Origem ficou entre os finalistas da categoria Chef do Ano, disputando com Alberto Landgraf, do Oteque (Rio de Janeiro, RJ), Manu Buffara, do Manu (Curitiba, PR), Oscar Bosch, do Tanit e do Nit (São Paulo, SP), Paulo Shin, do Komah (São Paulo, SP). O Origem também foi um dos finalistas na categoria Restaurante do Ano – Nordeste.

Confira todos os finalistas de Salvador neste link.

Serviço

Restaurante Origem
@restauranteorigem
Alameda das Algarobas, 74 – Pituba, Salvador – BA, 41820-500.
Atendimento para reservas: segunda a sábado, das 11h às 22h.
Aceitamos reservas individuais, para grupos, empresas e eventos.
A tolerância de horário de reserva é de 15 minutos.
Faça sua reserva com antecedência através: +55 (71) 99202-4587 (WhatsApp) ou @ reserva@restauranteorigem.com.br
Importante: para vivenciar o Restaurante Origem, é fundamental fazer reserva. Então ligue, marque e esteja preparado para se deliciar.
Durante a quarentena: farão um serviço especial de entregas pelo whatsapp: 71 98890-8357. Saiba mais neste link.

Restaurante Origem. Pituba, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
17
Seu bolso
Localização
Alameda das Algarobas, 74 - Pituba, Salvador - BA, 41820-500

Outras experiências

Agenda

04
ago
05
ago
06
ago
07
ago
08
ago
10
ago
11
ago
Ver mais em Agenda