Uma saudade chamada Porto da Barra

Salvar nos favoritos
Porto da Barra. Foto: Fábio Marconi

Uma praia acolhedora, onde tudo é celebrado em conexão com a natureza

A brisa do mar bate suave e faz com que as ondas se aproximem da areia de forma mais tranquila. A temperatura morna de suas águas são um convite ao banho de mar energizante. E o Sol? Ah, esse não deixa de dar seu brilho nos cerca de 600 metros de faixa de areia do Porto da Barra, que é uma das mais famosas e aconchegantes praias de Salvador. Se você algum dia já pisou por lá, certamente sentiu saudades só de ler esse começo de texto.

Enquanto estivermos em isolamento social, só nos resta viver na lembrança e planejar o dia em que voltaremos para lá para aplacar essa saudade chamada Porto da Barra.

Do nascer ao pôr do sol, o Porto da Barra é um lugar de acolhimento, onde tudo é celebrado em conexão com a natureza. O Sol é tão bem-vindo nessa praia que, na hora dele ir embora, sempre acontece uma salva de palmas, e o astro rei se despede, tendo a Baía de Todos os Santos como cenário. Este é um dos momentos mais lindos do dia, especialmente pelo tom alaranjado que fica sobre as águas. Essa praia é um dos poucos locais do Brasil onde o poente do Sol ocorre sobre o mar. É uma cena para guardar na memória (e também fazer aquela foto para postar nas redes sociais).

Uma playlist nostálgica para relembrar um diazão curtindo a Barra. Salve e dê o play!

Um lugar mais que especial

Porto da Barra. Salvador Bahia. Foto Tercio Campelo.

Se você gosta de mergulhar no mar, precisa tomar um banho demorado nas águas do Porto da Barra. Elas não têm efeito medicinal comprovado, mas certamente fazem um bem danado para a alma e para o coração. É um banho de mar único no mundo inteiro!

O Porto da Barra é um lugar especial. É uma Babel de idiomas. Preferido por baianos e turistas de várias nacionalidades que aportam em Salvador. O Porto é o cantinho de areia mais democrático da cidade. Por lá, você encontra pessoas de todos os credos, gêneros e origens. Baianos e turistas se aconchegam na sua beleza natural. E, não raro, você ainda topa com artistas e celebridades. De Caetano Veloso à Maria Gadu, não há quem deixe de curtir um dia no Porto.

O Porto é mais do que uma praia. É um paraíso que reúne ao seu redor uma série de atrações para você se divertir além-mar. Quando tudo isso passar, reserve alguns dias para se conectar com a energia do Porto da Barra.

Um pouco de história sobre o Porto

Esta praia é um símbolo da capital baiana. Foi pelas águas mornas do Porto da Barra que o português Thomé de Souza, em 1549, chegou para fundar oficialmente Salvador. Ele não poderia ter escolhido um lugar melhor.

Na praia existe, inclusive, um monumento em forma de cruz, indicando o local do desembarque do primeiro governador-geral do Brasil. No limite do passeio, existe uma balaustrada de onde é possível ver uma parte da Ilha de Itaparica enquanto se refresca com uma água de coco gelada. Bateu uma saudade, né? Mas acalme o coração, porque assim que tudo passar, tem uma lista de coisas legais para fazer no Porto e nos arredores.

Para experimentar e fazer boas fotos

Farol da Barra. Salvador Bahia. Foto Tercio Campelo.

O Porto da Barra e seu entorno são plurais. Cada espaço tem uma história e um convite à contemplação

06 dicas fantásticas para passar o dia na Barra

Sem dúvidas, uma das melhores formas de eternizar momentos é tirando fotos. Confira abaixo o que de melhor você pode fazer por lá. Será que nossa lista de saudades bate com a sua?

1. O trampolim do Porto, que é abraçado pelo mar, é um dos mais belos espaços de contemplação da praia. Na maré cheia, as pessoas dão vários saltos que chamam atenção de muitos fotógrafos. Você já saltou de lá? Você vai amar!

2. Mergulhe no Porto pelo menos duas vezes. Na primeira vez, conecte-se completamente com o mar. Aprecie cada segundo do seu contato com as águas mornas e calmas. Depois, pegue seu celular (use a capa de proteção se não for à prova d’água) e faça uma super foto. Vale muito guardar esse registro.

Porto da Barra. Foto: Amanda Oliveira

3. Além do Porto, há outros locais bacanas para um banho de mar e boas imagens. Se na maré seca, prefira as piscininhas naturais que se formam coladinhas ao próprio Farol da Barra. Se na maré alta – e principalmente se você curte surfar – vá em direção ao Morro do Cristo e se posicione na faixa do “Barravento”.

Praia do Farol da Barra

4. Pegue uma bicicleta no Porto da Barra e faça o caminho até o Cristo pedalando. Em todo o trajeto, você pode fazer ótimas fotografias.

5. O Farol da Barra é parada obrigatória para fazer boas fotos. De cada um dos quatro lados da fortificação você terá boas imagens para guardar de recordação. Não deixe de entrar, será uma grata surpresa. Do ponto mais alto do Farol você terá uma visão deslumbrante do mar.

6. No Forte Santa Maria, fica o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana. Do outro lado, no Forte São Diogo, fica o Espaço Carybé. Você conhecerá Salvador através das obras desses turistas (Verger, Francês e Carybé, Argentino) que, através da sua arte, retrataram tão bem a cultura da Bahia.

7. O Cristo da Barra é um lindo lugar para você contemplar a beleza da capital baiana e também apreciar o contato com a natureza. Do alto da escultura, além da bela vista, você sente a brisa do mar com uma intensidade diferente. No gramado, pessoas praticam slackline, alongamento e espalham tecidos para relaxar.

8. Faça o salto da tirolesa – para essa foto, você precisará da ajuda de alguém. Tente pular mais no finalzinho da tarde. Com o sol menos intenso você aproveita melhor a vista.

9. Marque um happy hour em um dos bares da orla da Barra, de preferência algum que sirva comida tipicamente baiana, para que a experiência seja completa.

10. O pôr do sol na Barra merece ser visto de vários lugares e, em cada um, você terá uma vista deslumbrante. No Porto, ele é único. Além da beleza, há uma energia contagiante no lugar, pois as pessoas saúdam com palmas a despedida do astro rei. Do Farol, tanto na parte de trás quanto no gramado, também se vê um belíssimo pôr do sol, assim como no alto do Morro do Cristo. Ou seja: o fim da tarde pode ser admirado de vários lugares e em dias diferentes.

Saudade de se exercitar ao ar livre

Canoa Havaiana. Esportes no Porto da Barra. Salvador Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Para além do banho de mar, a praia do Porto da Barra é um ótimo espaço para a prática de exercícios físicos de vários tipos e em diferentes horários. A praia está inserida na Baía de Todos os Santos, que é a maior baía tropical do mundo e a segunda em extensão dos dois hemisférios, com águas sempre quentes, rasas e tranquilas. Essas condições propiciam diversas práticas de esportes náuticos.

Preparamos alguns roteiros para os esportistas de plantão:

Desacelere! Esporte e lazer com uma vista deslumbrante

A praia também sedia aulas de natação, treinos de ginástica funcional, remo, caiaque, canoa havaiana, volêi e stand up paddle

Esportes no Porto da Barra

Com o mergulho, você pode conhecer Salvador sob uma perspectiva diferente. As águas cristalinas do Porto da Barra são um convite para a prática do mergulho.

Mergulhar é preciso!

Outra atividade que dá para começar – ou encerrar – no Porto é o passeio de bicicleta. Aos finais de semana, quando o trânsito é fechado para os carros, uma boa pedida é pegar a bike e pedalar entre o Morro do Cristo e o Porto da Barra. No final, um mergulho é o melhor presente para fechar o dia e recarregar as energias para a nova semana.

Não tem sua bike? Nem precisa. Há bicicletas do projeto Salvador Vai de Bike que você pode utilizar. Há também aluguel de skate e patins no Farol da Barra –você pode mesclar esporte e lazer com uma vista deslumbrante para o mar.

Se você curte surfe, a Barra também pode ser uma boa opção para a prática desse esporte. Veja as dicas do Campeão Mundial de surfe, Armando Daltro neste link.

As melhores praias para surfar em Salvador

Ah! Que saudade do calçadão da barra!

Para comer bem …

Sabe aquela saudade de ficar o dia sentado na areia da praia do Porto da Barra, onde a única dúvida na vida é escolher o que comer? A gente esquece a dieta e se deixa levar pelos ótimos sabores da Bahia, sem levantar da cadeira da praia. Por toda essa faixa de areia, do Porto ao Cristo, há serviços de aluguel de guarda-sol e cadeiras. Queremos mais o que, não é mesmo?

…na praia

Porto da Barra. Foto: Amanda Oliveira

Baianas de acarajé preparam os quitutes em formatos de mini-bolinhos servidos com vatapá, camarão seco e salada. Eles podem ser servidos em pratos e são ótimos para compartilhar. Uma cerveja bem gelada é um bom acompanhamento.

Camarão ao alho e óleo, empadinhas, caldos de sururu e o famoso queijo coalho assado na brasa completam o tour gastronômico na areia, vendidos por ambulantes credenciados. A água de coco verde – gelada – é outra boa pedida para saborear enquanto você aprecia a vista.

… pós praia

Depois de um bom banho de mar, logo na saída da praia, há um conjunto de lanchonetes e restaurantes que vendem pratos típicos baianos, petiscos e também sorvetes.
Para quem gosta de açaí pós-praia ou pós-atividade física, a Sorveteria Doce Gelato (em frente ao Forte de Santa Maria) tem um dos mais saborosos da região. Eles têm cadeiras na calçada que são ótimas para ver o pôr do sol enquanto degusta o açaí.

Na rua atrás do Porto da Barra, a Barão de Sergy, 37, tem um lugar que merece sua visita: a Belle’s. Apesar de ser famosa pelos bolos doces, eles fazem uma das melhores tortas salgadas com camarão de Salvador. São camarões (enormes) acompanhados com um creme de queijo, envoltos em uma massa crocante.

… com muita fome

BRAVO Burger & Beer. KONG. Salvador Bahia. Foto Jota Jr.

Se você é da turma do hambúrguer, uma boa pedida é a Bravo Burger, que tem um espaço aconchegante e saborosos hambúrgueres de carne. Para os veganos, um lugar que merece sua visita é o B-Vegan Gastronomia (Rua Dias D’Ávila, 109) que tem ótimas opções. Um destaque especial para o hambúrguer de grão-de-bico e as batatas fritas com páprica doce. Experimente também o falafel e os sucos naturais.

O recém-inaugurado Bar e restaurante Berro D’Água é outra boa opção para um happy hour com os amigos . O local foi ponto de encontro de artistas dos anos 70 e, em 2020, reabriu as portas. O bar e restaurante reúne arte, música e gastronomia no Porto da Barra. Não deixe de experimentar o Filet ao Berro D’Água, acompanhado de batata gratinada.

O Dona Xícara Café (R. Afonso Célso, 330) é outro cantinho que tem comidas saborosas na Barra com sabor de comida caseira. Os tradicionais bolinhos de ovos são uma tentação com uma fina camada de açúcar por cima. É divino! Serve almoço também.

… com amigos

Bistrô Mirante Forte São Diogo. Barra, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Para reunir os amigos, ao longo da orla da Barra, há bares com vista para o mar. São ótimos espaços para comer arrumadinhos de carne do sol, moquecas de camarão e também caranguejo, acompanhados de uma cerveja gelada. A moqueca do Caranguejo do Farol (Avenida Oceânica, 235) é uma das melhores da Barra.

Dentro do Farol da Barra, um dos mais belos patrimônios arquitetônicos da cidade, o Farol Café & Wine Bar é um cantinho para saborear muitas delícias. No cardápio, constam comidinhas como quiches, saltenhas, tortas e a parte dos cafés com bolos e brigadeiros. A carta de vinhos é uma atração à parte e tem opções para cada tipo de clima. Há também tábuas de frios que podem ser montadas pelos próprios clientes, que escolhem entre a diversidade de queijos.

Já no Porto, o Bistrô Mirante do Forte São Diogo fica dentro da estrutura do Forte São Diogo. É um excelente lugar para marcar com os amigos para tomar drinks e ver o pôr do sol. O sanduíche de bacalhau é uma das especialidades do bistrô.

Para almoços, jantares ou happy hours, o Pereira Restaurante é uma excelente opção para você experimentar uma gastronomia contemporânea. De tão charmoso que é o espaço –e pela vista privilegiada para o mar – eles também sediam recepções de casamento.

Por Jorge Gauthier
Jornalista


Rodas de altinha, Porto da Barra. Foto: Amanda Oliveira

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
14
Duração aproximada
2 horas - 4 horas
Seu bolso
Localização
Av. Sete de Setembro - Barra, Salvador - BA, 40060-001

Outros Roteiros

Agenda

02
jul
03
jul
04
jul
06
jul
07
jul
08
jul
09
jul
Ver mais em Agenda