Bar e restaurante Berro D’Água

Salvar nos favoritos

Ponto de encontro de artistas dos anos 70, o bar e restaurante reúne arte, música e gastronomia no Porto da Barra

Bar e Restaurante Berro D’Água. Porto da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Famoso por reunir artistas, jornalistas e vários nomes ligados à cultura em Salvador, o Berro mudou de endereço, mas mantém a mesma linguagem que o tornou conhecido. Imagina só pegar uma praia no Porto da Barra, assistir àquele pôr do sol de encher os olhos, depois esticar para tomar uma cerveja com os amigos no bar e, de repente, dar de cara com Caetano Veloso e Gilberto Gil. Ou Vinicius De Moraes e Tom Jobim. Ou, ainda, o ator hollywoodiano Robert De Niro. Essa era a realidade dos frequentadores do lendário bar e restaurante Berro D’Água, famoso nos anos 70 e 80 por reunir artistas, jornalistas e vários nomes ligados à cultura em Salvador.

Reinaugurado em novo endereço, na Vila da Barra, esse ponto de efervescência cultural da cidade mantém a alma boêmia e apaixonada pelas diversas manifestações artísticas. Sob a batuta de Charles Pereira, que também era um dos sócios do Berro original e hoje divide o comando com o português Vitor Hipólito, o restaurante é formado por quatro ambientes: uma varanda de frente para o mar, um espaço climatizado, o corredor do grande balcão do bar, ideal para aquele burburinho entre amigos e um salão no primeiro andar, disponível para eventos.

Além de preservar a paixão pela cultura, o novo Berro também segue a mesma linguagem gastronômica do antigo. Um clássico da casa é o saboroso (e famoso entre antigos e novos frequentadores) Filet ao Berro D’Água, acompanhado de batata gratinada.

Entre as novidades do cardápio, estão o Polvo ao Berro, Polvo a Lagareiro e as tábuas de queijos e frios ibéricos. O menu foi todo montado pelo ex-sócio francês Jacques Frappa e por sua mulher Nika Frappa, que vieram ao Brasil especialmente para o período de inauguração.

Para além das delícias gastronômicas, a decoração do Berro também chama a atenção de quem corre os olhos pelas paredes repletas de fotos em preto e branco de grandes nomes do jazz e da bossa nova, como Billie Holliday, João Gilberto e Miles Davis. Davis, inclusive, é retratado tanto na fachada, quanto na escultura que recebe os visitantes na entrada do restaurante, ambas as obras assinadas pelo artista plástico Bel Borba. Também é de Bel Borba um imenso mural formado por garrafas de vinho, em frente ao balcão do bar.

A programação cultural da casa conta com shows de jazz, MPB e bossa nova, além de performances de drag queens. O legal é que o Berro fica na Vila do Pereira, local de público diverso, com um movimento bacana de gente bonita e animada. Parece mesmo que aquela efervescência dos anos 70 e 80 está de volta!

Serviço

Bar e Restaurante Berro D’Água
Endereço: Porto da Barra – Av. Sete de Setembro, 3959 – Barra, Salvador – BA, 40140-080
Funcionamento: de terça a sábado, a partir das 18h
Instagram: https://www.instagram.com/berro.dagua/
Telefone: (71) 3267.3027
Importante: não é necessário reserva
Acessibilidade: mesas e cadeiras da varanda e do salão principal têm altura padrão. Bancos do balcão são altos para cadeira de rodas. No piso térreo há boa circulação para cadeiras mas não há rampa de acesso ou elevador para o segundo andar.

Bar e Restaurante Berro D’Água. Porto da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
23
Seu bolso
Localização
Porto da Barra - Av. Sete de Setembro, 3959 - Barra, Salvador - BA, 40140-080

Outras experiências

Agenda

28
set
29
set
30
set
01
out
02
out
04
out
05
out
Ver mais em Agenda