Um roteiro LGBTQIA+ em Salvador

Salvar nos favoritos

Se você ainda não conhece os pontos da diversidade da cidade, anote essas dicas e se jogue do Centro até Itapuã

Seja para morar ou visitar, se você faz parte da comunidade LGBTQIA+ (Lesbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Intersexo, Assexuais e mais) e sonha em vir para Salvador, agora é a hora de se planejar e conhecer os principais pontos da diversidade da cidade. Se já é daqui, vale abrir os horizontes e conhecer sempre novos lugares de resistência e diversão.

Para ser bem completa, convidamos Jorge Gauthier para dar as melhores dicas. Ele é jornalista, gay e editor do Canal Me Salte, portal de notícias LGBTQIA+ hospedado no jornal Correio (BA). Lá vamos nós por um roteiro LGBTQIA+ em Salvador.

Salvador diversa

Por Jorge Gauthier

Abençoada pela Baía de Todos-os-Santos, com uma natureza exuberante, clima agradável e um povo único, a capital baiana atrai pessoas LGBTQIA+ não só no verão, quando ocorre o maior carnaval de rua do planeta, mas também no período fora da folia, onde bares, boates, restaurantes, casas de shows e saunas estão de portas abertas para receber a todes da melhor forma possível.

Apesar de ainda ter muito preconceito e discriminação na nossa sociedade, Salvador é lar de muita diversidade. Personalidades conhecidas nacionalmente, artistas diferenciados e cantinhos únicos fazem parte da cena LBGTQIA+ da cidade com variadas opções que vão muito além do que apenas as boates. Pensando nisso, veja um roteiro LGBTQIA+ em Salvador completo com lugares para você comer, dançar, ter encontrinhos, para ver drag queens e para suar. Lacre em Salvador com muito respeito e alegria quando a pandemia acabar!

· Pra comer

Bêco de Rosália

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Bêco de Rosália (@becoderosalia) em

Feijoada, dobradinha, mariscada, xinxim cozido, strogonoff, frango à parmegiana e panqueca são apenas algumas das delícias do restaurante, que tem espaço aconchegante e acolhedor. A música ambiente transita entre a música local, pop e a MPB. Capas de discos, cartazes e toalhas rendadas nas mesas são a marca da decoração.

Local: Av. Leovigildo Filgueiras, 530 – Garcia
Funcionamento: todos os dias, das 11h às 16h e 18h às 2h
Contato: (71) 3483-4234 / 3329-1281 | Instagram: @becoderosalia

Bar Santo Forte

Novo point do Rio Vermelho, o Santo Forte é conhecido pelos drinks especiais, como a caipirinha de manga com maracujá e a cachaça de Jambú, e pelos petiscos e comidinhas, como o Dadinho de Tapioca. Além de atrair um público diverso, o bar tem música boa para descontrair o papo o papo com o visu do bairro mais boêmio da cidade.

Local: R. da Paciência, 116 – Rio Vermelho
Funcionamento: todos os dias, das 21h às 5h
Contato: (71) 99376-0645 | Instagram: @barsantoforte

Creperia La Bouche

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por La Bouche (@la_bouche_creperia) em

Apesar de não ser um espaço predominantemente LGBTQIA+, a La Bouche, que fica pertinho do Farol da Barra, recebe um público diversificado e tem uma comida especial. A creperia tem em seu cardápio o famoso crepe de shiitake com tofu e queijo suíço e o crepe de frutas servido com sorvete. A casa serve também pastéis, arrumadinho e outros pratos. A [a1] margarita é a bebida mais pedida. Durante a semana, o espaço tem uma programação com shows e música ao vivo. No passado, tinha ótimos shows de drags.

Local: R. Dias d’Ávila, 26 – Barra
Funcionamento: de quinta a domingo, das 16h às 2h
Contato: (71) 3237-3449 | Instagram: @la_bouche_creperia

Mocambinho Bar

Simples e charmoso, o bar e restaurante tem 13 anos e reúne muitas figuras ligadas ao setor da cultura de Salvador. O cardápio é inspirado na cultura gastronômica do Recôncavo Baiano. A carne de fumeiro com purê de batata é um dos pratos mais pedidos. O bar oferece ambientes interno e externo (este com mesas na calçada).

Local: R. da Faísca, 12 – Dois de Julho
Funcionamento: terça a sábado, das 18h às 2h
Contato: (71) 3328-1430 | Instagram: @mocambinhobar

San Bar

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por SAN BAR (@sanbarrv) em

O bar funciona na área externa da boate SAN, no Rio Vermelho. É uma opção para comer alguns tira-gostos e outras comidinhas, como poke, e curtir drinks em um espaço descolado.

Local: Rua Conselheiro Pedro Luiz, 113, Rio Vermelho.
Funcionamento: quarta a sábado, das 19h às 2h
Contato: Instagram: @sanbarrv

· Pra dançar

San Boate

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por S Λ N (@sanboate) em

A San Boate, hoje localizada na Pirâmide do Rio Vermelho, é a boate LGBTQIA+ mais conhecida de Salvador e costuma agradar todo tipo de público. Com cinco espaços – um bar externo, uma espécie de lounge, duas pistas e um camarote, a boate fica instalada no bairro do Rio Vermelho, cenário da boemia soteropolitana. Um dos destaques da casa é o projeto de iluminação, assinado por Lonardi Dona, da LOD System.

Local: R. Conselheiro Pedro Luiz, 488 – Rio Vermelho
Funcionamento: quinta, sexta, sábado e véspera de feriados, às 23h59
Contato: (71) 3334-1625 | Instagram: @sanboate

Amsterdam Rio Vermelho

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Amsterdam Rio Vermelho (@amsterdamrv) em

A Amsterdam funciona na mesma pirâmide que a SAN, no Rio Vermelho, e tem uma programação preparada para receber o público jovem soteropolitano. A casa tem duas pistas e uma programação musical focada nas divas nacionais e internacionais da pop music e o melhor da música eletrônica.

Local: R. João Gomes, 249 – Rio Vermelho
Funcionamento: quinta, sexta, sábado e véspera de feriados, às 22h30
Contato: Instagram: @amsterdamrv

Mirante dos Aflitos

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Mirante dos Aflitos (@mirantedosaflitos) em

Espaço onde funcionou a Amsterdam no passado, a boate tem uma das vistas mais privilegiadas da capital baiana. Hoje, é frequentada pelo público mais jovem, que encontra muito pop e funk. É comandada pelo Grupo San Sebastian.

Local: Largo dos Aflitos, s/n – Dois de Julho
Funcionamento: quinta, sexta, sábado e véspera de feriados, às 22h
Contato: (71) 98114-9433 | Instagram: @mirantedosaflitos

Bar de Ray (Bar Champanhe)

Se você gosta de escutar boa música, dançar muito ao som de músicas populares em shows ao vivo e comer um tira-gosto, o Bar da Ray, fundado em 2001, é seu ponto. Bastante frequentado por mulheres lésbicas, o bar tem cardápio diversificado, bebida gelada e festas temáticas ao longo do ano. Os ritmos mais executados são pagode e arrocha.

Local: R. Carlos Gomes, 1001 – Centro
Funcionamento: sexta, às 19h e sábado, às 21h
Contato: Instagram: @raylucy_bar

Casa da Mãe

O espaço oferece música de qualidade e programação repleta de cantoras. Pequeno e aconchegante, localizado quase em frente à Casa de Yemanjá e ao mar do Rio Vermelho, não é um território exclusivamente LGBTQIA+, mas recebe um público alternativo. Na programação musical, o samba de roda se encontra com a MPB e outros ritmos. Também serve culinária do Recôncavo Baiano. [a2]

Local: R. Guedes Cabral, 81 – Rio Vermelho
Funcionamento: de terça a domingo, das 19h às 2h.
Contato: (71) 99926-2101 | Instagram: @casadamaeoficial

· Para encontrinhos

Mister Miss Pub Café

O espaço é uma espécie de pub café e é um ambiente aconchegante e acolhedor que mescla cultura e entretenimento. Point muito usado como esquente de quem vai para os shows do Pelourinho e/ou para dates.

Local: Rua Gregório de Matos, 15 – Pelourinho
Funcionamento: de terça a domingo, das 18h ao último cliente
Contato: (71) 3321-2484 ou (71) 9 9327-2724 | Instagram: @mistermisspub

Pasárgada Kebab Grill & Bar

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Pasárgada Kebab Grill & Bar (@vouprapasargada) em

O restô tem petiscos e pratos típicos da culinária persa, além de drinks, em espaço aconchegante com decoração iraniana. O Dürum Kebab de carne de cordeiro é uma das especialidades da casa. No primeiro andar, é possível sentar no chão em um clima romântico. O espaço não é exclusivamente LGBTQIA+, mas é superaberto à diversidade.

Local: Praça Brg. Faria Rocha, 44a – Rio Vermelho
Funcionamento: domingo, terça e quarta, das 18h à 0h; quinta, das 18h às 2h; sexta e sábado, das 18h às 3h
Contato: (71) 99933-3353 | Instagram: @vouprapasargada

Rua Carlos Gomes

É um dos pontos mais tradicionais de encontro LGBTQIA+ na cidade. O movimento abrange toda a área que vai do Largo Dois de Julho ao Campo Grande, incluindo a Rua do Faísca e o Jardim da Piedade. Só não saia desacompanhado.

Local: R. Carlos Gomes – Centro.

Jardim de Alah

Ao longo do dia, o local é ocupado por corredores, ciclistas e mesas de massagem ao ar livre. De noite, tudo muda e o Jardim vira um dos points LGBTs mais famosos da cidade para quem está procurando pegação. Redobre os cuidados em toda a área.

Local: Av. Otávio Mangabeira – Pituba

Beco da Off

Nomeado carinhosamente por causa da antiga boate Off Club, o Beco da Off ainda oferece agito, principalmente nos finais de semana. Os bares espalham suas mesas pelas calçadas e as ruas se enchem de gente. É uma boa opção para encontrar o crush. A clientela pode assistir a shows e consumir as várias opções de petiscos e drinks nos bares. O beco é também um ponto de encontro durante o Carnaval.

Local: R. Dias D’Ávila, Barra.

Praias

Praia do Buracão. Fotos: Fábio Marconi

As praias da capital baiana também são opções de locais para ir a um encontrinho. A Praia do Flamengo, apesar de um pouco distante do centro da cidade, tem mar sereno e movimento de pessoas mais tranquilo. Ideal para quem deseja se bronzear, dar um mergulho ou até mesmo paquerar nas remanescentes barracas de praia, como a Pipa e a do Gaúcho.

Já a Praia dos Artistas, na Boca do Rio, mantém, mesmo que mais leve, a fama que vem desde os anos 70, quando também atraía artistas e alternativos. O visual é dos mais bonitos, com um mar tranquilo e convidativo. A praia fica entre os trechos de Armação e Corsário.

Outra praia bastante frequentada pelo público LGBTQIA+ é a do Buracão, no Rio Vermelho. Fica escondida numa rua sem saída e não costuma lotar, mesmo nos finais de semana. É famosa também pelas festas que acontecem esporadicamente à noite.

O tradicional Porto da Barra também é um reduto da diversidade. Recebe turistas, artistas, patricinhas, alternativos, crianças e, claro, muitos representantes do mundo LGBTQIA+. A paquera rola solta, geralmente no final da tarde. A comunidade geralmente se concentra entre o meio e o lado direito da praia, próximo ao Forte de São Diogo.

· Para ver drags

Âncora do Marujo

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Bar Âncora do Marujo (@ancoradomarujo) em

É o local mais tradicional dos bares que tem shows de transformistas da Bahia. Reúne dos mais requintados aos mais caricatos. O espaço pequeno costuma lotar a partir de meia noite. No palco, transformistas dão vida a cantoras brasileiras e divas internacionais. A cerveja é sempre gelada e tem petiscos deliciosos – especialmente as coxinhas de frango com batata frita.

Local: Av. Carlos Gomes, 808 – Centro
Funcionamento: de terça a domingo, das 21h até 3h
Contato: (71) 3329-1833 | Instagram: @ancoradomarujo

Carmén Lounge Bar

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por carmenlbsalvador (@carmenlbsalvador) em

O espaço, com dois ambientes e vista para a rua, tem performances de drag queens todos os dias. À frente do bar está um dos maiores nomes da arte transformista de Salvador: Valerie O’rarah. Depois de anos se apresentando em outras casas, ela passou a ter a dela.

Local: Avenida Carlos Gomes, 860 – Centro
Funcionamento: de terça a domingo, às 20h
Contato: (71) 98275-5368 | Instagram: @carmenlbsalvador

Tropos Gastrobar

O restaurante e bar tem drinks e comidinhas. O destaque fica por conta do filé ao molho funghi e da batata rústica, além dos wraps. O clima descontraído se completa com shows alternativos. Aos sábados, o bar ganha uma cara LGBTQIA+. Quem comanda a programação é a drag queen DesiRée Beck, que geralmente recebe outros artistas transformistas como convidados.

Local: R. Ilhéus, 214 – Rio Vermelho
Funcionamento: quinta e sexta, às 18h; sáb, às 19h; e véspera de feriados, às 18h
Contato: (71) 99232-3307 | Instagram: @tropos.gastrobar

Casa Preta

Com estúdio, quintal, terraço e vários equipamentos, a Casa Preta é um espaço cultural que fica no bairro Dois de Julho. Por lá, frequentemente acontecem concursos e performances de artistas transformistas. Após a pandemia, o local já anunciou que vai receber a segunda edição do projeto Nos Quatro Cantos da Casa, com exposições, shows, teatro, dança, performance, cortejo percussivo e videoinstalações.

Local: R. Areal de Cima, 40 – Dois de Julho
Funcionamento: de acordo com as atividades
Contato: (71) 3321-9054 ou (71) 98779-6093 | Instagram: @casapretaespacodecultura


Praia do Buracão. Rio Vermelho. Foto: Fábio Marconi

1
2
3
4
4
Duração aproximada
1 horas - 2 horas
Seu bolso

Outros Roteiros

Ver Agenda completa
02dez
03dez
04dez
05dez
06dez
07dez
08dez
09dez

Nosso blog

Blog
Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Velho Espanha, um bar metalinguístico: Localizado no Centro, falando do Centro. Fotos: Amanda Nascto /Assessoria.

Velho Espanha, um bar metalinguístico: Localizado no Centro, falando do Centro. Fotos: Amanda Nascto /Assessoria.

Centro de Convenções de Salvador. Bahia. Foto divulgação.

Centro de Convenções de Salvador. Bahia. Foto divulgação.