
O que fazer em 24h em Salvador. Confira as dicas
DIA de calmaria na praia
Neste roteiro, você vai acordar cedo e passar o dia passeando pela Baía de Todos os Santos. Uma Ilha no subúrbio de Salvador guarda surpresas que vão fazer a sua viagem inesquecível. Lá vai ter uma refeição maravilhosa num restaurante que alimenta também a alma. O dia termina com um pôr do sol ainda no mar!
8h30 – Vá de carro pela Av. Contorno.
O ponto de partida é a Bahia Marina onde você e seu grupo de amigos vão embarcar em uma lancha particular. Existem embarcações onde cabem 9 pessoas (checar lotação com marinheiro), assim você decide o roteiro que quer fazer, quando e onde parar tendo mais mobilidade e privacidade. O caminho até esta marina é pela Avenida Contorno, uma via com uma vista deslumbrante da Baía de Todos os Santos.
9h – Faça um passeio de Lancha até a Ilha dos Frades
Saindo da Bahia Marina, já no começo do passeio, vocês vão ver o Mercado Modelo, Elevador Lacerda e o Pelourinho por uma perspectiva diferente: a silhueta da cidade alta vista do mar. Depois, mais à frente, o Pontal do Humaitá.
Nossa dica é ir direto para a Ilha dos Frades, na Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe. Toda requalificada, esta praia acaba de ganhar a Bandeira Azul. Está linda, organizada e superlimpa.
9h30 – Curta a Praia de Viração
Antes de aportar, façam uma parada na Praia da Viração, pouco antes de chegar ao Terminal Marítimo da Praia de Nossa Senhora de Guadalupe. Essa praia é deserta, não tem barracas ou muitas pessoas frequentando. Ela tem uma montanha arborizada, que forma um paredão verde visto do mar.
9h45 – Chegada na Ilha do Frades
Agora sim! Lancha atracada no porto e lá vão vocês conhecer uma das cinco praias de Bandeira Azul do Brasil. Importante saber que os visitantes pagam uma taxa de R$ 10,00 para entrar nesta parte da ilha, e o cais (terminal marítimo desta praia) fica aberto das 9h às 16h, mas vocês podem desembarcar direto na praia fora desses horários também, em pontos que não tenham boias de proteção para banhistas.
Se bateu curiosidade para conhecer a praia de Viração, é possível ir andando. É um belo passeio pela orla. No caminho, é possível comprar água ou se entregar logo à uma roska de seriguela. Prepare-se para o carão, pois serão fotos e mais fotos.
12h30 – Almoço em Preta
Voltando do passeio, seu destino é o Restaurante da Preta. O ambiente é lindo, todo decorado com antiguidades, artesanato, muitos pratos. Cada mesa é mais linda que a outra, tudo preparado com muito carinho para receber os clientes. Não deixe de provar a moqueca de camarão com polvo, o sorvete de coco verde com tapioca e mel de caldo de cana com gengibre. Para finalizar, um chá de abacaxi, mel, cravo, canela e gengibre. Tudo é maravilhoso por lá! O cardápio já tem muitas novidades. Lembre-se: tem que reservar antes!!!
14h – Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe
Saindo desta refeição dos deuses e deusas, aproveite para ver essa praia linda de cima. A igrejinha de Nossa Senhora de Guadalupe, construída pelos portugueses em Ponta de Nossa Senhora no séc. XVII, e que estava abandonada e desmoronando, foi totalmente recuperada em 2007 pela Fundação Baía Viva. No alto do cume em que se encontra, foi instalado um mirante, de onde se descortina uma das mais belas vistas da Baía de Todos os Santos. Ao fundo da igreja, encontra-se um cemitério, construção muito comum até o século XIX. Foi necessário reconstruir, antes, toda a imensa escadaria que dá acesso à igreja.
15h – Praia de Loreto
Voltando à sua lancha, a próxima parada é a Praia de Loreto. Do mar, a primeira coisa que se vê é a charmosa Igreja de Loreto, do século XVII. A completa recuperação da Igreja, por exemplo, tem um enorme valor simbólico na construção da desejada ponte que liga a cultura ao turismo. O material de construção no entorno da igreja foi cuidadosamente escolhido para integrar-se suavemente com a pracinha existente.
16h – Hora de voltar: da lancha, aproveite o pôr do sol da Cidade baixa.
Agora é só relaxar. A luz do sol vai mudando e o céu é tomado por uma explosão de cores. Com o corpo e mente descansados vocês estão prontos para uma noite intensa. Veja o que a gente preparou para a sua balada.
Como chegar
Adval Viagens e Turismo
www.advalturismo.com.br
Telefone: (71) 3328-0332 / 3329 4834 / (71) 98802 1375
A Adval Viagens e Turismo é uma agência de receptivo local de competência profissional comprovada no mercado turístico nacional como também no receptivo internacional. Oferece passeios para as Ilhas dos Frades e de Itaparica e por toda Salvador, mostrando sua história e suas belezas naturais.
NOITE de curtição alternativa
As festas soteropolitanas têm um clima “railander”. Isso porque, em muitos casos, elas começam muito cedo, logo depois do pôr-do-sol, o que é o caso deste roteiro que começa com 3 paradas incríveis no Centro Histórico. Depois vamos de bar em bar até chegar ao famoso “bairro boêmio” de Salvador, o Rio Vermelho. Neste caso, é melhor colocar os óculos escuros na bolsa por que tem grandes chances de você só voltar quando o sol raiar.
17h – Conheça a Casa do Carnaval
Este é um programa Cultural para quem não admite vir a Salvador e “só” ir para o agito. Quem visitar o Centro Histórico de Salvador tem que conhecer a “Casa do Carnaval”, museu criado para contar a história da folia baiana. O primeiro museu do Carnaval conta a história da folia em uma viagem visual e sensorial, com diversos recortes temáticos da festa que está no âmago da cultura popular, das transformações sociais e da formação da identidade baiana.
19h – Experimente o Cravinho
Quando saírem de lá, o sol já terá ido embora, hora perfeita para começarem os trabalhos. O Cravinho é um daqueles pontos de encontro tanto de visitantes quanto de moradores. Criado nos anos 80, é conhecido por suas infusões e por sua decoração. A bebida mais pedida é a que dá nome ao local, feita com cachaça, cravo, mel e limão.
20h – Noite Cultural com Balé Folclórico
Não tomem todo o cravinho dos tonéis de carvalho, a noite está só começando. Caminhe pelas ruas do Pelourinho até o Teatro Miguel Santana. As apresentações do Balé Folclórico da Bahia são espetáculos passionais e energéticos e só acontecem à noite. Uma linguagem cênica que capta, em seu mais puro estado, as manifestações folclóricas da Bahia, suas histórias, hábitos, cores e influências.
21h30 – Bons Drinks no Burlesque Bar e Restaurante
Do Pelourinho vocês tem algumas opções. O Burlesque é um bar instalado num casarão secular no bairro de Nazaré, próximo à movimentada Avenida Joana Angélica. Há espaço com palco onde acontecem performances de Drag Queens e apresentações musicais. Se bater a fome, a dica é o prato “nordestino”, com carne seca e aipim.
23h – Imperdível Show de Drag Queens
Ou podem ir para o ncora do Marujo. As suas noites de terça nunca mais serão as mesmas depois de irem a este bar que fica no icônico “baixo Gomes”. Ele é super simples, naquele estilo com pessoas se espalhando pela calçada, o ponto alto são as performances e concursos de Drag Queens. O som é alto, a cerveja é gelada, a diversão é certa. Mas calma, o bar abre outros dias também… porém, bora combinar, terça é especial.
00h30 – Paquera e Agito na San e Amsterdam
Partiu RV! O mais legal do Rio Vermelho é que os bares, restaurantes e casas noturnas estão todos perto uns dos outros, sendo possível fazer tudo andando. Se estiverem com fome ou com sede existem ótimas opções para todos os gostos e bolsos. Neste bairro tem várias opções para quem quer dançar e ouvir música boa.
San Sebastian
Democrático por natureza, a boate San Sebastian já recebeu grandes nomes da cena eletrônica nacional e internacional. A iluminação é um caso à parte. O light system é assinado por Lonardi Doná, responsável, também, pela elaboração dos projetos dos clubes The Week, Lions e The Edge. A programação por lá é intensa, tem sempre festa boa.
Amsterdam
Esta é uma balada jovem de festas temáticas pop, em ambiente descolado com pista e lounge, e camarotes com open bar. Nesta noite com certeza vocês vão chegar em casa ou hotel quando o sol raiar.
Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Ouça agora!