Férias em família em Salvador

Salvar nos favoritos
Praia de Itapuã. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

O Dia com a família

Praia de Itapuã significa “pedra redonda” na língua tupi. O bairro tem um calçadão com coqueiros ao longo de toda orla, que foi toda requalificada. É no calçadão também que fica a famosa estátua da Sereia de Itapuã. Os visitantes podem conhecer o farol, um verdadeiro cartão-postal da cidade. Este bairro, eternizado nos versos de Vinícius de Moraes, tem “a presença” do artista até hoje.

8h – Café da manhã reforçado

Comece o dia cedo, tomando um café da manhã reforçado. Seu dia promete esportes na água e caminhada em dunas. Prepare roupa de banho, protetor solar e muita energia.

9h30 – Movimente-se com esportes náuticos

Situada ao norte da cidade, Itapuã está fora da Baía de Todos os Santos. Lá acontece a formação de corais chamada angra – pequena baía ou enseada – fazendo do lugar uma área protegida. O mar calmo de ondas médias é banhado pelo Oceano Atlântico com água esmeralda. Em determinados lugares, existem grandes pedras que formam piscinas naturais. Dependendo do ponto da praia onde você ficar, é possível praticar surfe, S.U.P, Kitesurf e outros esportes aquáticos.

11h30 – Visite o Parque das Dunas.

Salvador guarda verdadeiros tesouros ambientais em seu território. O Parque das Dunas, por exemplo, é o maior parque urbano de dunas, lagoas e restingas do Brasil. Um complexo de seis milhões de metros quadrados baseados em sustentabilidade: preserva o ecossistema de dunas e restingas dentro da cidade de Salvador, sendo o último manancial urbano do país nessa categoria. As montanhas de areia branquinha podem ser observadas de cima, lá do mirante. O passeio envolve educação, meio ambiente e ecoturismo, além de flora e fauna exuberantes.
Você vai cruzar com diversas espécies de insetos, aves, anfíbios e répteis.

12h30 – Aprecie a natureza

No século XVII, Itapuã era uma armação baleeira. No anos 1960, virou moda e se tornou a queridinha das praias da cidade. Itapuã foi cenário do filme “Dona Flor” e também a casa do dramaturgo/poeta/letrista Vinícius de Moraes e do compositor Dorival Caymmi. Vinícius compôs, com seu parceiro Toquinho, algumas músicas memoráveis sobre a Bahia, e o famoso hino “Tarde em Itapuã”. Está localizada perto do Farol de Itapuã, outro lugar que não se pode deixar de ir: a escultura de Vinícius, em bronze, tem tamanho natural.

13h30 – Almoço na Casa di Vina

Em Itapuã está localizada a casa onde Vinicius de Moraes e Gessy Gesse moraram na Bahia. Preservada em sua arquitetura original, a casa hoje abriga o Memorial Casa di Vina, aberto gratuitamente ao público, onde estão expostos objetos, fotos e documentos da história do casal e da pouco conhecida passagem do poeta pela Bahia. Também tem um restaurante de culinária baiana, com destaque aos pratos com frutos do mar.

15h – Tarde tranquila na Barraca do Lôro

Depois relaxe no Beach Clube do Lôro, na Praia do Flamengo, onde vocês são recebidos por um corredor cheio de mosaicos e obras de artistas plásticos locais. Um luxo! O espaço é charmoso e receptivo, atende grupos grandes e tem estrutura para receber famílias com crianças. Oferece acesso a uma praia linda! Tem uma cozinha brasileira de frutos do mar e de carnes diversas em restaurante sofisticado, à beira-mar.

Noite com a família

Sorveteria da Ribeira. Foto: Fábio Marconi

17h – Clássico sorvete da Ribeira

Guarde o apetite para a sobremesa na Cidade Baixa, lá tem um dos sorvetes mais deliciosos da cidade. A orla da Ribeira, que já era linda, está ainda mais legal depois da revitalização. Na Sorveteria da Ribeira, os sorvetes de frutas tropicais são a especialidade, mas possui sabores “tradicionais” e outras criações do mestre sorveteiro. São mais de 60 opções. Vale o passeio.

18h30 – Pôr do Sol na Ponta de Humaitá

Do Farol da Ponta de Humaitá, olhando para a cidade, dá direitinho para entender o “relevo” da Cidade Baixa para a Cidade Alta. Este Farol é o único dos 3 faróis da cidade situado dentro da água do mar, às margens da praia de Monte Serrat. Quando a maré sobe, parte da estrutura do farol fica submersa e o cenário torna-se ainda mais fascinante.

20h – Veja as belezas do Santo Antônio

Para uma noite perfeita, nada melhor que passear pelas ruas de um dos bairros mais charmosos da cidade: o Santo Antônio Além do Carmo. As ruas de casarões históricos ficaram ainda mais badaladas depois de servirem de inspiração para a novela Segundo Sol, exibida na Rede Globo.

20h30 – Pausa para comprinhas

Imagine uma casa linda com uma vista incrível e decoração elegante. Adicione bom gosto, objetos garimpados por vários lugares e principalmente pela Bahia, quadros pela parede, roupas e bolsas incríveis penduradas. Essa é a Casa Boqueirão, excelente para comprar aquele presente ou lembrança especial da cidade.

21h30 – Culinária africana para o jantar

Bateu uma fominha? Que tal apresentar para as crianças o famoso acarajé?! Esse é o lugar perfeito. O Zanzibar traz pratos exóticos como o africano ”ébubu fulô”, peixe temperado com gengibre e molho de camarão e purê de banana da terra. Além disso, tem mini acarajés, excelentes para crianças. A casa tem menu inspirado no Benin, na África. A decoração é linda, as mesas bem postas e coloridas, sincretismo religioso por toda parte. Afro-brasilidade com vista para a Baía de Todos os Santos!

Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Ouça agora!


Praia de Itapuã. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
49
Duração aproximada
24h
Seu bolso

Outros Roteiros

Agenda

03
ago
04
ago
05
ago
06
ago
07
ago
09
ago
10
ago
Ver mais em Agenda