Histórias dos bairros de Salvador: Boa Viagem

Salvar nos favoritos

Da procissão de boas-vindas ao Ano-Novo até a moqueca na praia

Bairro surgiu no período colonial e teve a primeira vila operária de Salvador

Festa de Boa Viagem e Bom Jesus dos Navegantes. Foto: Fábio Marconi

É no bairro da Boa Viagem que o ano velho termina e o novo começa, de fato, em Salvador. Pelo menos é assim desde 1750, quando o bairro celebra as homenagens e bênçãos para Bom Jesus dos Navegantes. Fiéis acompanham em terra e no mar a Galeota Gratidão do Povo em um dos momentos mais bonitos do ano na capital baiana. O bairro surgiu no período colonial e foi crescendo no entorno da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, que foi construída entre os anos de 1712 e 1714.

Um marco importante na história do bairro foi a construção da Vila Operária de Boa Viagem, por Luiz Tarquínio, para abrigar os funcionários de sua fábrica, a Empório Industrial do Norte, localizada na península. Esta foi a primeira vila operária de Salvador, inaugurada em 1892. O projeto foi inspirado nas “tenement houses”, condomínios operários britânicos.

Os bairros vizinhos são: Roma (onde se encontram as Obras de Irmã Dulce), Monte Serrat (faz “divisa” com o Farol da Ponta do Humaitá e Forte Monte Serrat) e Bonfim (onde fica a igreja mais querida da Bahia). A área total do bairro de Boa Vigem começa na Península de Itapagipe e vai até o Comércio, com grande parte voltada para a Baía de Todos os Santos. Para te dar uma maior geolocalização, a Península de Itapagipe compreende a Praia de Boa Viagem e os bairros dos Alagados, Bonfim, Monte Serrat, Ribeira, Uruguai, Mares, Roma, Caminho de Areia, Vila Ruy Barbosa, Massaranduba, entre outros.

A Praia de Boa Viagem é um recanto de beleza dentro da orla de Salvador. Perto dela, há restaurantes que servem deliciosas moquecas e ainda têm uma vista panorâmica da Baía de Todos os Santos e da Ponta do Humaitá. Da procissão de boas-vindas e festa de Ano-Novo, até a moqueca na praia, conheça mais histórias do bairro da Boa Viagem.

Igreja histórica

Praia da Boa Viagem. Cidade Baixa, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

A Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem é pequenina, uma preciosidade histórica do bairro. Construída no estilo barroco português, está localizada no Largo da Boa Viagem e foi construída por volta de 1712, segundo registros do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Sua fachada, voltada para o mar, apresenta uma única torre e é revestida de azulejos de origem portuguesa, de cores azul e marfim, com quatro sinos – o mais antigo é do ano de 1810. Atualmente, a igreja preserva quatro imagens barrocas: Nossa Senhora da Boa Viagem, Bom Jesus dos Navegantes, Nossa Senhora da Natividade e São Sebastião.

Praia da Boa Viagem. Cidade Baixa, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Vizinho a ela, fica a sede da Galeota Gratidão do Povo, que carrega a imagem do Bom Jesus durante a procissão. Existe um trilho que liga este prédio à praia, um cenário peculiar e indispensável para transportar essa histórica embarcação da terra para o mar. No passado, esta região foi um famoso entreposto de desembarque de mercadorias e este trilho era também utilizado para carregar mercadorias.

A procissão

Festa de Boa Viagem e Bom Jesus dos Navegantes. Foto: Fábio Marconi

O conjunto formado pela Igreja e Hospício de Nossa Senhora da Boa Viagem é o ponto de chegada da famosa procissão marítima do Bom Jesus dos Navegantes, no dia 1º de janeiro, desde 1750. O ato religioso acontece nas primeiras horas do primeiro dia de cada ano com a vinda da Galeota Nosso Senhor dos Navegantes, da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, até a Boa Viagem. No dia anterior, a imagem de Nosso Senhor dos Navegantes sai em procissão à Basílica da Conceição da Praia.

No domingo seguinte, acontece a procissão terrestre, que faz o percurso saindo do bairro de Luiz Tarquínio até a Boa Viagem, passando pelos Dendezeiros. Não se tem notícia de quando surgiu a procissão do Senhor dos Navegantes, mas atualmente é uma das datas religiosas mais importantes da Bahia, que reúne baianos e turistas.

A Galeota Gratidão do Povo faz a procissão marítima em Salvador, levando a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes há quase 130 anos. Para saber mais sobre essa história, clica neste link.

Saiba mais sobre esta celebração neste link. Lá tem curiosidades e o que acontece no bairro no dia a dia.

Festa do senhor Bom Jesus dos Navegantes

Que beleza!

Praia da Boa Viagem. Cidade Baixa, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

A Praia de Boa Viagem e a Praia do Meio são recantos de beleza dentro da Orla de Salvador. Ao lado do Forte de Monte Serrat, trata-se de um refúgio para os olhos. Tem formação de arrecifes e vista panorâmica para o Farol da Barra. As águas quentes são um convite ao revigorante mar.

Praia de Boa Viagem e Praia do meio

Perto da praia, há diversos restaurantes, a maioria especializada em pratos com frutos do mar. Mas, entre os pratos mais pedidos, estão as moquecas.

Praia da Boa Viagem. Salvador, Bahia. Foto Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
14
Seu bolso
Localização
Largo da Boa Viagem, S/N - Boa Viagem, Salvador - BA, 40414-216

Outras experiências

Agenda

23
out
24
out
26
out
27
out
28
out
29
out
30
out
Ver mais em Agenda