Histórias dos bairros de Salvador: Boa Viagem

Salvar nos favoritos

Da procissão de boas-vindas ao Ano-Novo até a moqueca na praia

Bairro surgiu no período colonial e teve a primeira vila operária de Salvador

Festa de Boa Viagem e Bom Jesus dos Navegantes. Foto: Fábio Marconi

É no bairro da Boa Viagem que o ano velho termina e o novo começa, de fato, em Salvador. Pelo menos é assim desde 1750, quando o bairro celebra as homenagens e bênçãos para Bom Jesus dos Navegantes. Fiéis acompanham em terra e no mar a Galeota Gratidão do Povo em um dos momentos mais bonitos do ano na capital baiana. O bairro surgiu no período colonial e foi crescendo no entorno da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, que foi construída entre os anos de 1712 e 1714.

Um marco importante na história do bairro foi a construção da Vila Operária de Boa Viagem, por Luiz Tarquínio, para abrigar os funcionários de sua fábrica, a Empório Industrial do Norte, localizada na península. Esta foi a primeira vila operária de Salvador, inaugurada em 1892. O projeto foi inspirado nas “tenement houses”, condomínios operários britânicos.

Os bairros vizinhos são: Roma (onde se encontram as Obras de Irmã Dulce), Monte Serrat (faz “divisa” com o Farol da Ponta do Humaitá e Forte Monte Serrat) e Bonfim (onde fica a igreja mais querida da Bahia). A área total do bairro de Boa Vigem começa na Península de Itapagipe e vai até o Comércio, com grande parte voltada para a Baía de Todos os Santos. Para te dar uma maior geolocalização, a Península de Itapagipe compreende a Praia de Boa Viagem e os bairros dos Alagados, Bonfim, Monte Serrat, Ribeira, Uruguai, Mares, Roma, Caminho de Areia, Vila Ruy Barbosa, Massaranduba, entre outros.

A Praia de Boa Viagem é um recanto de beleza dentro da orla de Salvador. Perto dela, há restaurantes que servem deliciosas moquecas e ainda têm uma vista panorâmica da Baía de Todos os Santos e da Ponta do Humaitá. Da procissão de boas-vindas e festa de Ano-Novo, até a moqueca na praia, conheça mais histórias do bairro da Boa Viagem.

Igreja histórica

Praia da Boa Viagem. Cidade Baixa, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

A Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem é pequenina, uma preciosidade histórica do bairro. Construída no estilo barroco português, está localizada no Largo da Boa Viagem e foi construída por volta de 1712, segundo registros do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Sua fachada, voltada para o mar, apresenta uma única torre e é revestida de azulejos de origem portuguesa, de cores azul e marfim, com quatro sinos – o mais antigo é do ano de 1810. Atualmente, a igreja preserva quatro imagens barrocas: Nossa Senhora da Boa Viagem, Bom Jesus dos Navegantes, Nossa Senhora da Natividade e São Sebastião.

Praia da Boa Viagem. Cidade Baixa, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Vizinho a ela, fica a sede da Galeota Gratidão do Povo, que carrega a imagem do Bom Jesus durante a procissão. Existe um trilho que liga este prédio à praia, um cenário peculiar e indispensável para transportar essa histórica embarcação da terra para o mar. No passado, esta região foi um famoso entreposto de desembarque de mercadorias e este trilho era também utilizado para carregar mercadorias.

A procissão

Festa de Boa Viagem e Bom Jesus dos Navegantes. Foto: Fábio Marconi

O conjunto formado pela Igreja e Hospício de Nossa Senhora da Boa Viagem é o ponto de chegada da famosa procissão marítima do Bom Jesus dos Navegantes, no dia 1º de janeiro, desde 1750. O ato religioso acontece nas primeiras horas do primeiro dia de cada ano com a vinda da Galeota Nosso Senhor dos Navegantes, da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, até a Boa Viagem. No dia anterior, a imagem de Nosso Senhor dos Navegantes sai em procissão à Basílica da Conceição da Praia.

No domingo seguinte, acontece a procissão terrestre, que faz o percurso saindo do bairro de Luiz Tarquínio até a Boa Viagem, passando pelos Dendezeiros. Não se tem notícia de quando surgiu a procissão do Senhor dos Navegantes, mas atualmente é uma das datas religiosas mais importantes da Bahia, que reúne baianos e turistas.

A Galeota Gratidão do Povo faz a procissão marítima em Salvador, levando a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes há quase 130 anos. Para saber mais sobre essa história, clica neste link.

Saiba mais sobre esta celebração neste link. Lá tem curiosidades e o que acontece no bairro no dia a dia.

Festa do senhor Bom Jesus dos Navegantes

Que beleza!

Praia da Boa Viagem. Cidade Baixa, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

A Praia de Boa Viagem e a Praia do Meio são recantos de beleza dentro da Orla de Salvador. Ao lado do Forte de Monte Serrat, trata-se de um refúgio para os olhos. Tem formação de arrecifes e vista panorâmica para o Farol da Barra. As águas quentes são um convite ao revigorante mar.

Praia de Boa Viagem e Praia do meio

Perto da praia, há diversos restaurantes, a maioria especializada em pratos com frutos do mar. Mas, entre os pratos mais pedidos, estão as moquecas.

Praia da Boa Viagem. Salvador, Bahia. Foto Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
14
Seu bolso
Localização
Largo da Boa Viagem, S/N - Boa Viagem, Salvador - BA, 40414-216

Outras experiências

Ver Agenda completa
27mar
28mar
29mar
30mar
31mar
01abr
02abr

Nosso blog

Blog
Farol da Barra visto de cima. Foto: Uiler Costa

Farol da Barra visto de cima. Foto: Uiler Costa

Moqueca de Camarão com Maturi. Donas do Sabor. Foto Bruna Leitinho.

Moqueca de Camarão com Maturi. Donas do Sabor. Foto Bruna Leitinho.

Loja Apoena, Pelourinho. Foto: Fábio Marconi

Loja Apoena, Pelourinho. Foto: Fábio Marconi

Ivete Sangalo. Foto divulgação.1

Ivete Sangalo. Foto divulgação.1

Coleção Gefferson Vila Nova. Salvador Bahia. Foto Lucas Assis (imagem editada)

Coleção Gefferson Vila Nova. Salvador Bahia. Foto Lucas Assis (imagem editada)