5 marcas baianas que você tem que conhecer

Salvar nos favoritos

Salvador tem uma profusão de criadores de moda gigantesco. Eventos como o Barra Fashion Bahia já revelaram muitos nomes no passado e agora o bombado Afro Fashion Day mostra que a cena fervilha e continua dando bons frutos. Grandes nomes como Goya Lopes, Ismael Soudam e Aládio Marques são exemplos da diversidade de estilos e inspirações que essa Bahia pode proporcionar.

Missão árdua escolher apenas cinco marcas baianas para este artigo. Para ficar “menos difícil”, fizemos aqui um recorte de cinco nomes que só de olhar você já sabe de quem é aquela criação. Eles carregam o DNA baiano em diferentes perspectivas, mostrando a amplitude da criação local, além de estarem sendo reconhecidas também fora de Salvador. Cinco diferentes olhares para a cidade, mas que com o mesmo amor estão conseguindo traduzir em produtos o que é ser soteropolitano.

Carol Barreto

Coleção Asè em Nova York Foto: Luana Amaral / via assessoria.

Designer de moda, pesquisadora baiana e modativista, Carol Barreto foi a primeira brasileira a desfilar na Black Fashion Week de Paris. Em suas criações, busca elaborar processos criativos e produtivos respeitáveis e horizontais para construção de produtos e imagens de moda a partir de reflexões sobre as relações étnico-raciais e de gênero, corroborando com as propostas do slow fashion e moda ética.

Em outubro de 2018, Carol Barreto, a compositora Laila Rosa e a jornalista Mira Silva foram convidadas para uma residência acadêmica e artística que incluiu uma série de palestras, workshops e apresentações artísticas, na William and Mary University, uma universidade localizada na cidade de Williamsburg, no estado da Virgínia (EUA).

Lá também apresentaram um projeto amplo, ‘Coleção ‘Asè’, com inspiração nas marcas da afrobrasilidade, sob o impacto do retorno de uma mulher negra baiana à Angola, terra de onde saíram nossos ancestrais, reverenciando a história de negritude no Brasil. A obra Coleção Asè já circulou internacionalmente nas cidades de Luanda – AG, Nova York – EUA, Cidade do México – MEX, Salvador – BA e agora segue para Williamsburg, no estado da Virgínia (EUA) para depois voltar ao Brasil em circulação em outras importantes galerias de arte, sob curadoria de Juci Reis – Flotar Programa / Harmonipan Studio.

Instagram: @modativismo e no site: www.carolbarreto.net

Soul Dila

Soul Dila. Alma Baiana. Shopping Barra. Foto: cedida pelo mkt da empresa.    

Essa é aquela marca que virou queridinha não só dos baianos, mas de qualquer fã desta cidade, por ter produtos totalmente representativos de Salvador. Uma marca regional com vocação nacional, já com loja fora da Bahia e avançando para franquia. Abusa de gírias como Oxe e Oxente em suas camisetas, estampas que remetem a pontos turísticos, além de fazer isso tudo com suavidade e ótima qualidade. Suas lojas são bem decoradas e quem a viu crescer tem muito orgulho da história da marca.

A Soul Dila nasceu em 2008, levando consigo o sonho de três jovens que queriam não só empreender, mas fazer uma marca que, além de roupas bacanas e descoladas, pudesse agregar valor, levar positividade às pessoas e mostrar a Bahia mundo afora. Inauguraram a primeira loja em 2011, com uma produção inicial de setenta t-shirts. Hoje têm lojas nos principais shoppings da cidade, além de uma fora da cidade, em Aracajú. Se não conhece, vá a unidade do Apipema. A rua é arborizada e a loja fica num simpático sobrado, um charme só.

Candida Specht

Candida Specht Ateliê. Foto> divulgação.

A Candida Specht Ateliê é uma marca que mistura as referências da moda e a riqueza de estampas e texturas de tecidos, com originalidade e bom gosto. Feitos artesanalmente e com cuidados que fazem dos objetos artigos de desejo. São bolsas, mochilas, térmicas, tiaras, turbantes, carteiras, nécessaires, estojos, sacolas, malas, porta mat. Tudo muito lindo e delicado.

A marca nasceu em 2002 e leva o nome da criadora. Suas peças têm estilo cool, antenado com as novidades, e ao mesmo tempo livre para misturar o handmade com o clássico. A marca tem seu próprio ateliê. O espaço é uma graça. Lá também tem algumas marcas parceiras com a IARA, a Coisas de Ninha @coisasdeninha e Mercedes West @mercedeswest.

Já abriu as portas para receber parceiros como Dresscoração, Jezebel, Isaac Silva, Casa Júpiter, Araruna, Carola Hoisel e Carpina. Isso sem falar nas “visitas ilustres” como Luiza Brasil do Mequetrefismos, Magá Moura, Camila Pitanga, Leandra Leal, Carla Lemos do Modices, Nara Gil. O ateliê funciona de segunda a sexta das 13 às 18h – outros horários podem ser marcados pelo 71.99943.3686.

O endereço do site: www.candidaspecht.com Instagram: @candidaspecht

Crioula

Criador & Criatura. O designer Alex Bispo com camisa estampada de poás de pentes da marca Crioula. Foto: divulgação.

Fundada desde 2003 pelo designer Alex Bispo, a Crioula é uma marca que estabelece um vínculo com os seus clientes através da regionalização, trabalhando em suas criações elementos da diversidade do povo nordestino e brasileiro através da sua cultura, linguagem, vocabulário e história. A marca tem peças de vestuário que trazem uma identificação imediata do público alvo, constituído por jovens de ambos os sexos.

Outro fato relevante é que a Crioula surgiu no bairro da Liberdade, bairro no qual Alex Bispo residiu ao longo de muitos anos, que possibilitou agregar à imagem da marca uma perspectiva social diferenciada, que valoriza os aspectos e particularidades da cultura negra, tão arraigada na história do povo baiano.

Dentre o mix de produtos criados, as camisas têm destaque. As estampas são criadas por ilustradores diversos que reproduzem, de acordo com o seu traço artístico, os conceitos da marca. Também são produzidos sacolas, vestidos, pôsteres e almofadas.

Na estamparia, estão criações que viraram clássicos como os poás feitos de pequenas viuvinhas (um inseto preto de manchas brancas, típicos da região) e também as camisetas com silks dos Santos São Cosme e Damião em referência aos tão queridos carurus que acontecem no mês de setembro.

Instagram: @crioulastore

Realce

Realce. Foto: Dodô Villar.

A marca de roupas de festa REALCE nasceu em Salvador em dezembro de 2017 com a intenção de fazer a vida de seus clientes brilhar. Tem uma pegada arrojada e divertida e todas as criações são em paetê. Isso porque a marca foi pensada inicialmente para ser apenas de carnaval, mas atendendo a pedidos, as criações ficaram mais abrangentes. As peças são versáteis, compondo desde looks para festas mais formais até para baladas, festivais de música e bailes, blocos ou camarotes no carnaval. Outro ponto interessante da marca é que vários itens podem ser usados por homens e mulheres.

Com apenas um ano de estrada, a marca já estampou um editorial de carnaval incrível do Caderno ELA do O Globo vestindo a apresentadora Sabrina Sato praticamente dos pés à cabeça. Também virou queridinha de Preta Gil, que usou roupas da marca para dois shows em camarotes durante o carnaval do Rio de Janeiro de 2018.

Além disso, caiu nas graças da jornalista Paula Magalhães e do produtor de moda Leo Amaral, aparecendo no quadro Expresso da Moda no programa Mosaico na TV Bahia (afiliada da Globo), e duas vezes no jornal Correio (Bazar e Vixi). Neste verão, já está vestindo as cantoras Márcia Castro e Márcia Shorts na série de shows intitulado Xarás.

Instagram: @oficialrealce e na loja online www.realceoficial.com

05 e fica a dica de mais uma…

DressCoração

Nascida do projeto de referências de comportamento e estilo, essa marca brotou com suas primeiras camisetas estampando frases de empoderamento em 2012. Trabalham hoje com um minucioso garimpo de texturas e estampas nacionais que refletem a inegável herança africana em suas cores e formas. As tiragens são limitadas, o que as tornam edições exclusivas.

Têm mais de 28 mil seguidores no seu perfil do Instagram, fazem vendas online no seu site, além de estarem em um espaço físico supercharmoso em Salvador, a Casa Boqueirão. Também vendem em lojas fora da cidade como Itacaré, Recife e Caraíva. A atriz Camila Pitanga, a cantora Tássia Reis, a cantora Xênia França e a cantora Liniker são algumas das que adoram a marca.

Instagram: dresscoracao. Acesse aqui: www.dresscoracao.com (Não conseguimos resposta da criadora em tempo desta edição, mas não poderíamos deixar de falar da DressCoração, não é mesmo?!)



Experiências em Salvador

Experiências em Salvador

Agenda

16
Jan
17
Jan
18
Jan
19
Jan
20
Jan
21
Jan
22
Jan
23
Jan
24
Jan
25
Jan
26
Jan
27
Jan
28
Jan
29
Jan
30
Jan
31
Jan
01
Fev
02
Fev
03
Fev
06
Fev
07
Fev
08
Fev
09
Fev
10
Fev
11
Fev
12
Fev
13
Fev
14
Fev
15
Fev
16
Fev
17
Fev
21
Fev
22
Fev
23
Fev
24
Fev
26
Fev
27
Fev
01
Mar
02
Mar
03
Mar
04
Mar
05
Mar
11
Mar
12
Mar
13
Mar
01
Abr
02
Abr
03
Abr
10
Nov
18
Nov
Ver mais em Agenda