10 escritores e escritoras que falam da Bahia para você ter na estante

Blog
Banner - 10 escritores e escritoras que falam da Bahia para você ter na estante
Casa do Rio Vermelho. Foto: Fábio Marconi

Veja os principais livros escritos por esses amantes das letras

Desde a carta de Pero Vaz de Caminha, a Bahia inspira os versos de alguns dos maiores poetas e escritores do mundo alguns, inclusive, filhos desta terra. E com as viagens restritas por conta da pandemia, que tal conhecer o Pelourinho através da Morte e a Morte de Quincas Berro D’Água ou dar um rolê pelo bairro do Comércio folheando Capitães de Areia? Separamos uma lista com 10 autores que mencionam a Bahia em suas obras para você ter em sua estante ou ferramentas de leituras virtuais. Afinal, a literatura com dendê mistura o clássico e o contemporâneo e se mantém sempre atual!

Confira a lista e boa leitura!

Jorge Amado

Apesar de sua predileção por Ilhéus, Jorge Leal Amado de Faria nasceu em Itabuna, no dia 10 de agosto de 1912. Ele é o autor de clássicos como “Dona Flor e Seus Dois Maridos”; “Gabriela, Cravo e Canela” e “Tenda dos Milagres”, que fala sobre os conflitos de classes e questões religiosas na terra de São Salvador. Através das suas obras, é possível revisitar a Salvador das décadas de 1930 e 1940 e conhecer algumas paisagens, como o Pelourinho. Amado é o vencedor de prêmios como o Prêmio Camões (1994) e Prêmio Stalin da Paz (1951).

Zélia Gattai

Grande companheira de Jorge Amado, Zélia Gattai nasceu em São Paulo, no dia 2 de julho de 1916. A própria data do nascimento – dia da Independência da Bahia – entrega que seu destino era mesmo o estado para onde se mudou em 1963. Uma de suas principais obras é “A Casa do Rio Vermelho”, que fala sobre sua vida ao lado de Jorge, no bairro soteropolitano que é um dos queridinhos da boemia da cidade. Em 1984, Zélia recebeu o título de Cidadã da Cidade de Salvador e, em 1998, o grau de Comendadora da Ordem das Artes e das Letras, do Governo Francês.

João Ubaldo Ribeiro

João Ubaldo Ribeiro é um dos filhos mais pródigos da Ilha de Itaparica, onde nasceu em 23 de janeiro de 1941. Em Viva o Povo Brasileiro, uma das principais obras da literatura brasileira, ele faz incursões sobre Salvador, Lisboa, São Paulo e Rio de Janeiro, na narrativa que se passa na Ilha de Itaparica entre os anos de 1647 e 1977.Ele recebeu o Prêmio Camões em 2008.

Castro Alves

Antônio Frederico de Castro Alves, ou simplesmente Castro Alves, é um dos maiores poetas da história do Brasil. Nascido em Cachoeira, em 14 de março de 1947, ele morreu jovem, com apenas 24 anos. Em sua curta vida, ele escreveu clássicos como “Espumas Flutuantes”, “Hinos do Equador” e “Navio Negreiro”. Este último conta a história dos escravizados, que eram, em muitos casos, raptados da África para virem a Salvador.

Myriam Fraga

Uma das grandes amigas de Jorge e Zélia, Myriam Fraga nasceu em Salvador em 9 de novembro de 1937. Algumas das principais obras da poeta são “Femina” e “Sesmaria”, que abordam temas ligados ao passado e presente em Salvador. Ela recebeu a Medalha do Mérito Castro Alves, o Prêmio Copene de Cultura e Arte e a Medalha Maria Quitéria.

José Carlos Capinam

Nascido na cidade baiana de Esplanada, no dia 19 de fevereiro de 1941, o poeta José Carlos Capinam é um dos imortais da Academia de Letras da Bahia. Uma de suas principais obras é “Inquisitorial”, que reúne poemas abordando diversos temas, inclusive Salvador, através de uma visão que remete ao período da Tropicália.

Rita Santana

Cria de Ilhéus, Rita Santana nasceu em 22 de agosto de 1969. Além de atriz e professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), ela também é poeta e escritora, sendo autora de livros como “Tramela”, “Tratado das Veias” e “Alforrias”, que aborda temas ligados ao povo negro e suas religiões, aspectos marcantes da cultura soteropolitana.

Lívia Natália

Lívia Natália nasceu em Salvador no dia 25 de dezembro de 1979. Ela é professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde também concluiu seu mestrado e doutorado. Ela estreou como autora em 2010, com a obra “Água Negra”. Lívia também escreveu “Sobejos do Mar”, com inspiração na Baía de Todos-os-Santos, através do olhar mágico das águas que envolvem Salvador. Em 2010, recebeu o prêmio “Banco Capital”.

Hugo Canuto

Nascido no dia 11 de julho de 1986, Hugo Canuto é quadrinista e desenhista. Em 2015, ele lançou a história em quadrinhos “A Canção de Mayrube – O Início”, inspirada nas mitologias dos Povos da América. Em 2020, seu romance gráfico “Contos dos Orixás” se tornou finalista do Prêmio Jabuti – Histórias em Quadrinhos. Através da obra, é possível conhecer aspecto das religiões de matriz africana de Salvador.

Martha Galrão

Martha Galrão, nascida em Salvador, formou-se em psicologia, mas seguiu carreira como professora e poeta. É autora de “A Chuva de Maria” e “Muadiê Maria – Coleção Cartas Bahianas”, falando sobre a história de Salvador e da Bahia.

Por Jorge Gauthier