Histórias dos bairros de Salvador: Paripe

Salvar nos favoritos

Praia, história e diversão: conheça os encantos de São Tomé de Paripe e Paripe

Bairro tem importante papel na ocupação do Subúrbio Ferroviário de Salvador

O bairro de Paripe tem uma das mais belas vistas para o mar. Situado na região do Subúrbio Ferroviário de Salvador, o bairro é tão grande que até o século XVIII não era considerado Salvador. Somente a partir da expansão da linha férrea, Paripe foi integrada à capital deixando de ser uma área chamada de ”julgado”, ou seja, um povoado de administração independente. Historicamente, a região era povoada pelos povos tupinambás que ocupavam todo o litoral do estado da Bahia, mas foi ocupada pelos portugueses no período colonial.

O bairro já foi também uma grande fazenda pertencente a Francisco de Aguiar, onde foi erguida a Capela de Nossa Senhora do Ó. Atualmente, Paripe faz divisa com os bairros de Tubarão, Estrada da Cocisa, Gameleira, Escola de Menor (ladeira Almirante Tamandaré), Bate Coração, Tororó, Muribeca, Nova Canaã, Vila Naval da Barragem (controlado pela Marinha) e São Tomé de Paripe. Diverso, o bairro reúne praia, história e diversão. Conheça os encantos de São Tomé de Paripe e Paripe.

Praia e diversão

A beleza da praia de Paripe é uma das mais encantadoras de toda a Orla de Salvador. O espaço é democrático e reúne pessoas todos os dias da semana para o banho de mar e também para ver o pôr-do-sol, que é um deleite. No entorno da praia, ficam localizados os principais bares e restaurantes do bairro, que servem comida regional com foco prioritário em frutos do mar. A moqueca de sururu é uma das favoritas dos visitantes.

Ao lado de Paripe, no bairro de São Tomé de Paripe, estão as bases militares e residências oficiais da Marinha, além de praias famosas como a de Inema, conhecida por servir de hospedagem para presidentes da república quando visitam a Bahia.

Em São Tomé do Paripe, o mar tranquilo e raso é ideal para quem não sabe nadar e para crianças e também para os praticantes de esportes náuticos, como windsurf, esqui aquático e caiaque. Tem um pequeno cais de onde partem diariamente embarcações com destino à Ilha de Maré, dentro da Baía de Todos os Santos.

Praia de São Tomé de Paripe

Na história

O bairro de Paripe tem uma fundamental participação histórica no processo de ocupação de Salvador. No século XIX sediou, antes da construção do Centro Industrial de Aratu, as principais fábricas da Bahia, a exemplo do parque fabril de cimentos e mamona, que foram grandes estimuladoras da moradia na região.

A Igreja de Nossa Senhora do Ó é outro ponto importante do bairro na história da cidade. Situada em Paripe, é uma das primeiras paróquias fundadas no Brasil, datada do século XVI. A primitiva capela de Nossa Senhora do Ó, em Paripe, já existia em 1587. Ela foi citada pelo senhor de engenho Gabriel Soares de Souza, em carta ao rei da Espanha. A Paróquia em si foi fundada em 1608 e teve como primeiro vigário o padre português Estevão Fernandes. A atual matriz é de construção recente.

Olha o trem

Saindo do centro da cidade para chegar em Paripe, é preciso acessar a Estrada da Base Naval de Aratu, pela Estrada do CIA ou pela Avenida Afrânio Peixoto, mais conhecida como Suburbana. Mas, certamente, a maneira mais interessante de visitar o bairro é pegar o trem que sai do bairro da Calçada e vai até Paripe. A viagem sob os trilhos já é um passeio com vista para as praias do Subúrbio Ferroviário.

O trecho ferroviário que liga o bairro da Calçada ao subúrbio de Paripe foi inaugurado em 28 de junho de 1860 com uma extensão de 15,2 km. Os trens eram tracionados por locomotivas a vapor, que percorriam o trecho após uma hora de viagem. Composto por 10 estações, hoje, o sistema possui um trajeto de aproximadamente 13,5 km entre os terminais finais, localizados nos bairros da Calçada e Paripe. Os vagões grafitados e as estações que ainda preservam traços originais são ótimos lugares para registros fotográficos do passeio.

Praia São Tomé De Paripe Salvador Bahia. Foto: Amanda Oliveira .

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
10
Seu bolso
Localização
R. Benjamin de Souza - São Tomé de Paripe, Salvador - BA, 40800-201

Outras experiências

Agenda

23
out
24
out
26
out
27
out
28
out
29
out
30
out
Ver mais em Agenda