
Resistência e diversidade no Centro de Salvador
Tradicional palco da arte transformista na Rua Carlos Gomes
Há 22 anos sendo palco da arte transformista de Salvador, o Bar Âncora do Marujo, localizado na Rua Carlos Gomes, é um espaço perfeito para quem procura artistas com performances e músicas boas, petiscos tradicionais e cerveja gelada. É um ambiente de acolhimento às pessoas LGBTQIAPN+, de representatividade, mas também atrai outros públicos.
As noites por lá são animadas. Com uma entrada de apenas R$ 10, os fãs de música pop podem curtir performances feitas por drag queens todos os dias. Além de música, o espaço também oferece petiscos, drinks e cervejas geladas. O Bar é tão especial que até já fez parte de um documentário. A produção, chamada de “Rua Carlos Gomes: Apogeu e Resistência da Comunidade LGBTQIAPN+”, idealizado pelo maquiador e drag Galdino Neto, reúne notáveis histórias da região, onde se concentrava grande parte da comunidade, dividida entre bares e casas noturnas.
O Bar, que já teve a honra de receber a visita de Caetano Veloso, se destaca por ser o único estabelecimento da rua que sobrevive. Bar da Ray, Bar Charles Chaplin, Beco da Baiúca, Adê Alô, Boate Is’Kiss, Artes & Manhas, Boate BRW e Boate Caverna são nomes de alguns dos empreendimentos que fecharam as portas na região. Além de lançar novos artistas transformistas, o ncora segue como um símbolo de resistência em Salvador.
Aberto de terça a domingo, o Marujo, como é chamado por seus clientes fiéis, é um lugar que deve ser conhecido por toda drag e comunidade LGBTQIAPN+. O espaço não tem uma luz piscante de boate e é bem colorido, numa vibe azul – como o mar, que é homenageado na decoração. Na frente, o local tem uma bilheteria. Depois, ao subir uma escadaria, você chegará na casa, onde tem bar, palco, sofás, mesas, cadeiras e camarim para as drags.
Serviço
Bar Âncora do Marujo
Endereço: R. Carlos Gomes, 809, Dois de Julho
Funcionamento: de terça a domingo, a partir das 21h
Instagram: @ancoradomarujo