10 exposições virtuais para conhecer a arte da Bahia sem sair de casa

Salvar nos favoritos

Dicas de museus, acervos fotográficos, teatro, igreja, além de ruas para fazer um tour cultural por Salvador

Saudade daqueles programas culturais andando pela cidade, não é, meus queridos? Selecionamos portais na internet que disponibilizam seus acervos para uma tarde inteira entrando e saindo de museus. São 10 exposições virtuais para conhecer a arte da Bahia de casa, com coleções de artes plásticas, fotografia artística e documental, uma igreja icônica e até ruas para encher seu dia de cultura e inspiração. Ainda fizemos uma seleção de 10 museus pelo mundo com exposições virtuais para serem vistas do conforto do seu lar. Bom passeio!

Tour em 360° pela Igreja de São Francisco

Igreja de São Francisco, Pelourinho. Foto: Fábio Marconi

Conhecida em todo o mundo por sua arquitetura, pela riqueza de seu interior e pelos detalhes da decoração, a Igreja e Convento de São Francisco em Salvador, localizada no Pelourinho, é uma das relíquias do barroco brasileiro. A igreja foi tombada pelo Iphan e classificada como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo em 2009.
Através da internet, quem não conhece, ou quem já conhece o local e quer matar a saudade, pode ver as centenas de quilos de ouro usadas para folhear o interior da igreja e explorar seus quadros, fachada, altar e laterais. O tour em 360º online é uma ótima opção para os que querem conhecer melhor esse cantinho de Salvador sem sair de casa nesta quarentena.

Para acessar o tour, clique aqui.

Mais informações neste link

Tour em 360° pela Igreja de São Francisco

Tour em 360° pelas ruas de Salvador

Está com saudades de dar um passeio pela capital baiana? Com a pandemia do covid-19, o melhor mesmo é ficar em casa. Mas você pode conhecer, visitar ou recordar as melhores praias e pontos turísticos de Salvador em 360 graus online. O portal Salvador Destination.com disponibiliza gratuitamente diversas fotos panorâmicas da terra do dendê.

Com apenas um clique, o soteropolitano ou turista pode dar um passeio e fazer um verdadeiro tour virtual, explorando lugares como o Pelourinho, Elevador Lacerda, praia da Barra e Mirante de Itapuã.

Para acessar o tour, clique aqui.

Acervo do MAFRO – Museu Afro-Brasileiro

MAFRO – Museu Afro-Brasileiro da UFBA. Foto: Fábio Marconi

Com mais de mil peças de cultura material africana e afro-brasileira, o Mafro – Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia contribui ativamente para a divulgação e preservação dessas matrizes culturais. Além da sede em Salvador, o museu conta com um acervo digital, que possui fotos e informações dos itens expostos na sede, localizada no Largo Terreiro de Jesus, no Pelourinho, em Salvador.

Entre os materiais disponíveis no site do Mafro, estão a Coleção Afro-Brasileira, com elementos da religiosidade, artes plásticas, blocos afro, capoeira e mais; e a Coleção Africana, com instrumentos musicais, itens de tecelagem, máscaras, esculturas e cerâmica.

Também é possível passear pelas exposições de longa duração: “Painéis de Carybé”, com 27 talhas monumentais do artista plástico, representando os orixás do candomblé da Bahia; “Artes do Crer”, com parte do acervo de Cultura Material Religiosa Afro-Brasileira do Museu, que valoriza a memória do acervo e sua importância como documento da arte sacra de origem e inspiração africana produzida na Bahia; e a mostra “Máfricas: As Áfricas do Mafro”, que propõe um olhar descolonizador sobre a África, com peças oriundas do Museu Real de Tervuren.

Saiba mais sobre o Mafro

O Mafro é um dos poucos no país a tratar exclusivamente das culturas africanas e a sua importância na cultura brasileira. Através de elementos materiais, representativos dessas culturas, o museu apresenta conteúdos que facilitam a compreensão dos aspectos históricos, artísticos e etnográficos que identificam as sociedades africanas e permitem uma reflexão sobre a importância dessa matriz para o desenvolvimento da sociedade brasileira.

A sede do museu, que foi primeiro organizado por Pierre Verger, está instalada no edifício da primeira escola de Medicina do Brasil, que hoje é propriedade da Universidade Federal da Bahia.

Durante a pandemia, as visitas presenciais estão suspensas.

Para acessar o tour, clique aqui. mafro.ceao.ufba.br

Mais informações neste link

MAFRO – Museu Afro-Brasileiro

Tour Virtual do Museu Geológico da Bahia

Museu Geológico da Bahia – Ascom_SDE_divulgacao_salvador da bahia

Pensando em levar um pouco da história geológica de Salvador e da Bahia para soteropolitanos e cidadãos de qualquer parte do mundo, a instituição disponibiliza um tour virtual. Através dele, os internautas podem conhecer milhares de itens, entre eles pedras preciosas, fósseis arqueológicos, corpos celestiais, réplicas gigantes de animais pré-históricos e muito mais.

Entre as principais atrações do tour virtual do museu estão a Sala do Universo, que propicia uma experiência sensorial com a origem das galáxias; e o Salão dos Fósseis, que tem uma réplica gigante de um Mastodonte e fósseis arqueológicos de animais antigos encontrados em municípios baianos. Tem também meteoritos, pedras preciosas e a diversidade mineral da capital baiana e do estado.

Com mais de 20 mil peças, o Museu Geológico da Bahia (MGB) abriga um dos maiores acervos do estado. O espaço tem sede na Avenida Sete de Setembro, no Corredor da Vitória, em Salvador.

Durante a pandemia, as visitas presenciais estão suspensas.

Para acessar o tour, clique aqui Online, pelo site

Mais informações neste link

Museu geológico da Bahia

Tour virtual no Museu da Misericórdia

Museu da Misericórdia. No Salão Nobre, a cadeira feita exclusivamente para a visita de D. Pedro II, em 1859. Foto: Fábio Marconi.

O imponente palacete do século XVII, situado entre a Praça Municipal e a Praça da Cruz Caída, guarda parte expressiva da História da Bahia e do Brasil. O Museu da Misericórdia é um dos mais importantes espaços culturais da Bahia, com mais de 3 mil peças catalogadas que contextualizam uma narrativa histórica de quase 500 anos.

Enquanto o museu está fechado, você pode “ir até lá” sem sair de casa. Gratuita, a ferramenta está disponível no site do museu para todos os dispositivos (celulares, tablets e computadores). O roteiro tem início na Rua da Misericórdia, no Centro Histórico de Salvador, e abrange todos os salões e alas do espaço cultural com a geração de imagens em 360º. Ao clicar em ícones, o visitante tem informações sobre as obras e elementos artísticos que compõem o acervo formado por mais de 3.800 peças.

Para acessar o tour, clique aqui.

Saiba mais neste link.

Museu da Misericórdia

Tour Virtual interativo do MAM

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) também está fechado, mas disponibilizou a opção de tour virtual das obras gratuitamente. E sabe aquele pôr do sol que você ama assistir de lá? Pois, até isso esse tour virtual e interativo tem!

No tour virtual, é possível conhecer duas exposições que estão na Capela e no Casarão do MAM. As exposições reúnem 28 fotógrafos e dois artistas plásticos num total de quase 80 obras.

Para acessar o tour, clique aqui.

Tour virtual no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Centro, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira .

O prédio imponente, pintado de vermelho – na esquina da Avenida Sete de Setembro, com a Av. Joana Angélica (Piedade) – abriga esculturas de bronze, mármore e gesso, peças de ourivesaria (medalhas, moedas, insígnias e condecorações), bandeiras, cristais e vidros, porcelanas, espingardas, sabres, lanças indígenas, objetos ritualísticos do candomblé, máscaras e esculturas africanas, além de raridades e mais de 45 mil obras catalogadas em sua biblioteca.

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia lançou um tour virtual 360º para o período de quarentena. Por conta do coronavírus, o museu está fechado e o tour traz a oportunidade de conhecer o local sem sair de casa.

O passeio virtual mostra as principais instalações do Instituto. O público tem a oportunidade de visitar a Hemeroteca (coleção de jornais), Biblioteca Ruy Barbosa, Arquivo Histórico Theodoro Sampaio, Salão Nobre, Museu, além da famosa vista da Cúpula, com imagem geral do Centro da Cidade de Salvador.

Para acessar o tour, clique aqui.

Saiba mais neste link.

Instituto Geográfico e Histórico da Bahia IGHB

Tour Virtual do Teatro São João da Bahia

É possível até conversar com Dom Pedro II e Castro Alves

Primeiro teatro brasileiro de grande porte, com capacidade para cerca de 2 mil pessoas, o Teatro São João, espaço cultural que deu o que falar em Salvador até 1922, agora pode ser visitado de casa. Pensando em revisitar esse local, que foi palco não apenas de apresentações teatrais, como de momentos históricos importantes da cidade, a professora e pesquisadora de História, Maria Antônia Lima Gomes, transformou o Teatro São João da Bahia em um Museu Virtual.

O Museu Virtual Teatro São João da Bahia possibilita um contato próximo com a ambiência de Salvador e seu principal centro viário, a Freguesia da Sé. O museu em 3D simula ambientes e espaços históricos que representam a cultura e a história de Salvador. Além disso, as pessoas podem conversar com o Imperador Pedro II, com o poeta Castro Alves, com o maestro Carlos Gomes e o cantor Xisto Bahia. É possível também ver um baile de máscaras que acontecia no interior do Teatro São João da Bahia.

Para acessar o tour, clique aqui. Você vai fazer o download online pelo site.

Mais informações neste link

Acervo fotográfico da Fundação Pierre Verger

Pierre Verger – Mostra permanente no Mercado Modelo.

O fotógrafo, etnólogo e antropólogo francês Pierre Verger percorreu os cinco continentes e era apaixonado pela cultura africana e afro-americana. Verger foi provavelmente o primeiro a fotografar a cultura baiana com tanta sensibilidade e qualidade.

Estas e outras histórias e toda a trajetória de Pierre Fatumbi Verger está muito bem contada (e cuidada) em sua casa, que hoje é a Fundação Pierre Verger. Criada legalmente em 1988, a Fundação funciona até hoje na mesma casa em que Pierre Verger viveu durante anos, na Ladeira da Vila América, em Salvador.

No site da Fundação, é possível ter acesso a um vasto acervo de imagens brilhantes, como os Portfolios de Orixás, Dieux d’Afrique, Retratos da Bahia, Fluxo e refluxo, Capoeira, Viagens, Veleiros, Arquitetura e Dorminhocos. Além disso, você pode fazer um mergulho profundo na fototeca com trabalhos feitos por todo o globo catalogados em Américas, África, Ásia, Europa e Oceania. Será uma jornada e tanto!

Para acessar os portfolios, clique aqui.

Para acessar a fototeca, clique aqui.

Saiba mais neste link.

Fundação Pierre Verger

Fundação Mestre Bimba (exposição virtual)

Fundação Mestre Bimba. Pelourinho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

O Ofício de Mestre de Capoeira e a Roda de Capoeira são bens culturais registrados como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Manoel dos Reis Machado, também conhecido como Mestre Bimba, foi o criador da Luta Regional Baiana, mais tarde chamada de Capoeira Regional.

A Fundação Mestre Bimba (FUMEB) tem como finalidade preservar e difundir a obra de Mestre Bimba e o seu legado cultural afro-brasileiro através de eventos e atividades correlatas no campo da capoeira.

No site da Fundação, tem uma excelente exposição virtual. Lá, está um acervo digital de fotos históricas e de objetos, reportagens, distinções ligadas ao mestre, como o famoso berimbau de Mestre Bimba da década de 1960.

Para acessar a exposição virtual, clique aqui.

Saiba mais neste link.

Fundação Mestre Bimba

Exposições pelo mundo

Vale lembrar que todos os museus da Bahia estão fechados como forma de prevenção ao Covid-19, assim como todos os museus mundo afora. Muitos deles também passaram a disponibilizar tours online gratuitos. Selecionamos 10 museus pelo mundo com exposições virtuais para serem vistas de casa. Boa viagem!

Instituto Inhotim, Brumadinho – Minas Gerais, Brasil

Ohara Museum of Art, Kurashiki – Japão

Louvre, Paris – França

National Museum of African Art – Smithsonian Institution, Washington, D.C.

Museu do Vaticano, Roma – Itália

Museu Pablo Picasso, Barcelona – Espanha

Metropolitan Museum of Art, Nova York – Estados Unidos

The British Museum, Londres – Inglaterra

Pinacoteca, São Paulo – Brasil

Museu do Amanhã, Rio de Janeiro – Brasil

Por Fernanda Slama
Coordenadora de conteúdo do portal



Experiências em Salvador

Agenda

02
jul
03
jul
04
jul
06
jul
07
jul
08
jul
09
jul
Ver mais em Agenda