Turismo Étnico Afro: 04 lugares para conhecer

Salvar nos favoritos
ZUMVI. Carmo. Salvador Bahia. Foto João Lima @joaolima.

Fotografia, arte, dança, culinária. Conheça locais que exaltam o legado histórico e cultural negro na cidade de Salvador

Terra da criatividade, Salvador respira cultura e africanidades. São diversas as experiências afrocentradas espalhadas pela cidade. O Visit Salvador da Bahia preparou uma lista com 04 lugares para conhecer a cultura negra por meio da arte, da música e da gastronomia.

Zumví Arquivo Afro fotográfico

Este é um coletivo de fotógrafos negros com o objetivo de fazer imagens da cultura afro-brasileira, um arquivo de fotografia comprometido com a imagem afirmativa do povo Negro. Na galeria, que funciona no Carmo, você pode ver o acervo exposto e ainda comprar os produtos.

O ZUMVI Arquivo Fotográfico é uma instituição idealizada, em 1990, por Lázaro Roberto, Ademar Marques e Raimundo Monteiro, três jovens negros das periferias de Salvador, que viveram em um contexto histórico adverso em meio à Ditadura Militar e aos percalços de serem Negros na cidade mais Negra fora do continente Africano.

O objetivo era fazer fotografia documental, ou fotojornalismo. Sem esta pretensão, esses fotógrafos criaram um “Quilombo visual”, desenvolvendo uma afro maneira de registrar e criando um arquivo de memórias imagéticas dos negros, algo jamais feito no Brasil contemporâneo.

Hoje, Lázaro vem fazendo o seu trabalho junto ao acervo sem os outros parceiros, pois estes passaram a se dedicar a outras atividades. Antes disso, porém, ambos deixaram as fotografias e seus registros aos cuidados dele. Nos últimos sete anos, Lázaro vem tendo o auxílio do sou sobrinho, o historiador José Carlos Ferreira, que vem desenvolvendo e facilitando pesquisas acadêmicas sob o acervo no campo da memória, cultura e raça, bem como na produção executiva da instituição. Saiba mais neste link.

Serviço:

Zumví Arquivo Afro Fotográfico
Instagram: @zumviarquivofotografico
Local: Ladeira do Carmo, 28. Centro Histórico, Salvador.
Funcionamento: de quarta a sábado, das 10h às 19h. Domingo, das 14h às 19h.
Como comprar: acesse a loja, compre o que deseja, e receba o pedido na sua casa. Dúvidas, envie um e-mail para: contato@zumvi.com.br. https://loja.zumvi.com.br/

Exposição ”Encruzilhada”

Repleta de simbologias, a mostra ”Encruzilhada” reúne a essência da cultura africana e suas religiões, além do legado da arte afro-brasileira. Ocupando os espaços expositivos da Capela e do Casarão do Solar do Unhão, no Museu de Arte Moderna da Bahia, propõe um diálogo entre o acervo moderno e contemporâneo do Museu e a Coleção de Arte Africana Claudio Masella do Solar do Ferrão ( @museusdabahia /@ipacba ). Na curadoria estão: o prestigiado artista visual baiano, Ayrson Heráclito, e o curador do MAM, Daniel Rangel.

”Encruzilhada” é uma reunião de artistas de diversos contextos históricos, sociais e raciais, que articulam tensões na produção de visualidades, cuja centralidade dos seus interesses criativos é ativada a partir do universo das culturas afrodiaspóricas. Alguns dos temas transitam entre o sagrado e as emergências cotidianas, e ainda, referências estéticas e abordagens de cerca de 18 etnias provindas de diferentes regiões da África.

Serviço:

Exposição ”Encruzilhada”
Local: Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM, Av. Lafayete Coutinho, s/n – Comércio, Salvador – BA.
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 13h às 18h, até o dia 14 de agosto.
Período: de 18 de abril a 14 de agosto de 2022.
Mais informações: www.mam.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 31176132 e 31176139 (segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 15h).
Acesso gratuito.

Ajeum da Diáspora

O Ajeum da Diáspora é um projeto gastronômico e cultural que tem como objetivo valorizar a culinária afro-brasileira. O Ajeum é uma oportunidade de reunir pessoas interessadas em saborear iguarias de nossa vasta culinária, sempre contando com um toque de criatividade e originalidade.

O projeto, idealizado por Angélica Moreira em 2013, funciona regularmente na própria casa da cozinheira e anfitriã. O diversificado cardápio é repleto de receitas carregadas dos sabores trazidos da África. Outro ponto forte do projeto, destacado por todos que o conhecem, é a proposta de compartilhar, herdada da ancestralidade africana e aplicada na mesa do Ajeum.

O Ajeum da Diáspora fica no bairro do Tororó, no Centro de Salvador. O restaurante é frequentado por soteropolitanos e turistas. Os pratos são bem variados, como: Arroz de Hauçá; Efó com Peixe; Jambalaya; Yassa de frango; Arroz Jollof; Maniçoba e outros.

Serviço:

Ajeum da Diáspora
Evento gastronômico-cultural
Instagram: @ajeumdadiaspora
Endereço: Rua Amparo do Tororó, 157, Tororó. Próximo ao Buffet Caravelle
Funcionamento: domingos, a partir das 13h
Preço: R$ 50,00 (por pessoa)
Contatos: Daza Moreira (71) 99160-8933/ 99127 1595/ ajeumdiaspora@gmail.com

Bar A Marujada

Se tem um lugar que acredita nas coisas da Bahia e na potência que o povo baiano tem, esse lugar é o bar A Marujada. O local tem como premissa “guardar memórias dos antepassados que lutaram e resistiram para que hoje seja possível fazer esse movimento cultural em praça pública”.

Recebe, entre outros eventos, samba de terreiro toda quinta-feira. A escadaria do Passo voltou à cena noturna muito por conta desse bar. Os sambas promovidos pelo bar são uma forma de marcar território e fomentar a cultura popular da Bahia. O grupo de ogans “Alacorin” é o responsável em transmitir o samba de terreiro e do Recôncavo Baiano.

E não podemos falar de um bar sem falar do seu cardápio, não é mesmo? Com criações capitaneadas por Sarah (@sahbarbi https://www.instagram.com/sahbarbi/ ), você pode escolher desde um Bobó de Camarão e Maniçoba, até um delicioso sanduíche de pernil. Mas nossa dica especial é o bolinho chamado Siribará, criado pela própria Sarah. É feito com uma massa de abará e aipim, empanado com farinha de milho, com recheio de siri catado e vatapá como acompanhamento. Escolha uma mesa na parte interna do casarão ou uma das que ficam espalhadas pela rua, peça uma cerveja gelada ou um drink e divirta-se.

Serviço:

Bar A Marujada
Instagram: @amarujada
Rua do Passo, 37, Santo Antônio
Horário de funcionamento: quinta e sexta, das 18h à 00h. Sábado e domingo, das 12h às 16h e depois das 18h à 00h.
Grupo Alacorin – Musicista/banda – @alacorinn


Restaurante Ajeum da Diaspora. Tororó Salvador Bahia. Foto Safira Moreira

1
2
3
4
5
6
6
Duração aproximada
2 horas - 4 horas
Seu bolso

Outros Roteiros

Ver Agenda completa
03dez
04dez
05dez
06dez
07dez
08dez
09dez
10dez

Nosso blog

Blog
Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Velho Espanha, um bar metalinguístico: Localizado no Centro, falando do Centro. Fotos: Amanda Nascto /Assessoria.

Velho Espanha, um bar metalinguístico: Localizado no Centro, falando do Centro. Fotos: Amanda Nascto /Assessoria.

Centro de Convenções de Salvador. Bahia. Foto divulgação.

Centro de Convenções de Salvador. Bahia. Foto divulgação.