Turismo Étnico Afro: 04 lugares para conhecer

2 horas - 4 horas
Roteiros
Banner - Turismo Étnico Afro: 04 lugares para conhecer
Parque Pedra de Xangô. Cajazeiras X. Salvador Bahia. Foto Valter Pontes SECOM.

Fotografia, arte, dança, culinária. Conheça locais que exaltam o legado histórico e cultural negro na cidade de Salvador

Terra da criatividade, Salvador respira cultura e africanidades. São diversas as experiências afrocentradas espalhadas pela cidade. O Visit Salvador da Bahia preparou uma lista com 04 lugares para conhecer a cultura negra por meio da arte, da música e da gastronomia.

Zumví Arquivo Afro fotográfico

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Zumví Arquivo Afro Fotográfico (@zumviarquivofotografico)

Este é um coletivo de fotógrafos negros com o objetivo de fazer imagens da cultura afro-brasileira, um arquivo de fotografia comprometido com a imagem afirmativa do povo Negro. Na galeria, que funciona no Carmo, você pode ver o acervo exposto e ainda comprar os produtos.

O ZUMVI Arquivo Fotográfico é uma instituição idealizada, em 1990, por Lázaro Roberto, Ademar Marques e Raimundo Monteiro, três jovens negros das periferias de Salvador, que viveram em um contexto histórico adverso em meio à Ditadura Militar e aos percalços de serem Negros na cidade mais Negra fora do continente Africano.

O objetivo era fazer fotografia documental, ou fotojornalismo. Sem esta pretensão, esses fotógrafos criaram um “Quilombo visual”, desenvolvendo uma afro maneira de registrar e criando um arquivo de memórias imagéticas dos negros, algo jamais feito no Brasil contemporâneo.

Hoje, Lázaro vem fazendo o seu trabalho junto ao acervo sem os outros parceiros, pois estes passaram a se dedicar a outras atividades. Antes disso, porém, ambos deixaram as fotografias e seus registros aos cuidados dele. Nos últimos sete anos, Lázaro vem tendo o auxílio do sou sobrinho, o historiador José Carlos Ferreira, que vem desenvolvendo e facilitando pesquisas acadêmicas sob o acervo no campo da memória, cultura e raça, bem como na produção executiva da instituição. Saiba mais neste link.

Serviço:

Zumví Arquivo Afro Fotográfico
Instagram: @zumviarquivofotografico
Local: Ladeira do Carmo, 28. Centro Histórico, Salvador.
Funcionamento: de quarta a sábado, das 10h às 19h. Domingo, das 14h às 19h.
Como comprar: acesse a loja, compre o que deseja, e receba o pedido na sua casa. Dúvidas, envie um e-mail para: contato@zumvi.com.br. https://loja.zumvi.com.br/

Parque Pedra de Xangô

Parque Pedra de Xangô. Cajazeiras X. Salvador Bahia. Foto Valter Pontes SECOM.

O Parque Pedra de Xangô é símbolo de ancestralidade, e é o primeiro parque do Brasil com nome de orixá, divindade do candomblé e da umbanda.

O destaque maior é para a Pedra de Xangô, símbolo sagrado e elemento cultural afro-brasileiro, tombada em maio de 2017 como patrimônio cultural do município. Além disso, o local tem um lago artificial, um memorial com um auditório e uma cantina.

O monumento é importante pela questão religiosa e também pela questão histórica, já que o local foi um quilombo e local de culto. Sendo assim, a construção deste parque também faz parte da salvaguarda. Além do primeiro espaço de lazer, também é um novo marco identitário da região de Cajazeiras.

A formação rochosa de 8 metros de altura e, aproximadamente, 30 metros de diâmetro, é considerada um monumento natural, um marco na história de resistência daqueles que sofreram com a escravidão em Salvador, pois, segundo a tradição oral, servia como passagem e esconderijo de quilombolas perseguidos. Saiba mais neste link.

Serviço:
Área de Proteção Ambiental (APA) Vale da Avenida Assis Valente, em Cajazeiras X

Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab)

O Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab) está localizado em dois prédios no Centro Histórico, onde funcionou o antigo Tesouro do Estado da Bahia. O museu é um dos maiores da América Latina sobre a cultura afrodiaspórica. O MUNCAB é um museu com ênfase na valorização de aspectos da cultura de matriz africana, destacando a sua influência sobre a cultura brasileira.

Em novembro de 2023, como parte da programação do Novembro Salvador Capital Afro, o primeiro pavilhão será inaugurado com a exposição Um Defeito de Cor. Sucesso absoluto no Museu de Arte do Rio de Janeiro, vista por mais de 90 mil pessoas, a mostra é inspirada no romance histórico de mesmo nome, da escritora mineira Ana Maria Gonçalves, e apresenta mais de 400 obras. Um Defeito de Cor faz uma revisão historiográfica da escravidão, abordando lutas, contextos sociais e culturais do século XIX. O livro conta a saga de uma mulher africana, chamada Kehinde, que, no Brasil, precisa lutar por liberdade e para reconstruir sua vida.

Serviço:
Centro cultural de produção, difusão e preservação da cultura afro-brasileira.
Instagram: @muncab.oficial
Endereço: Rua do Tesouro, 61 -127, Centro, Salvador
Funcionamento: informações nas redes oficiais do museu
Entrada Gratuita

Bar A Marujada

Se tem um lugar que acredita nas coisas da Bahia e na potência que o povo baiano tem, esse lugar é o bar A Marujada. O local tem como premissa “guardar memórias dos antepassados que lutaram e resistiram para que hoje seja possível fazer esse movimento cultural em praça pública”.

Recebe, entre outros eventos, samba de terreiro toda quinta-feira. A escadaria do Passo voltou à cena noturna muito por conta desse bar. Os sambas promovidos pelo bar são uma forma de marcar território e fomentar a cultura popular da Bahia. O grupo de ogans “Alacorin” é o responsável em transmitir o samba de terreiro e do Recôncavo Baiano.

Escolha uma mesa na parte interna do casarão ou uma das que ficam espalhadas pela rua, peça uma cerveja gelada ou um drink e divirta-se. O local fica colado à escadaria da Igreja do Passo, local que também é a “casa” de um outro lindo projeto, o Rumpilezz Funfun no Passo! Na primeira sexta-feira de cada mês, seguindo até abril de 2024, a Orkestra Rumpilezz se apresentará gratuitamente no Centro Histórico de Salvador, sempre às 19 horas, um encontro marcado na Escadaria do Passo. Imperdível.

Serviço:

Bar A Marujada
Instagram: @amarujada
Rua do Passo, 37, Santo Antônio
Horário de funcionamento: quinta e sexta, das 18h à 00h. Sábado e domingo, das 12h às 16h e depois das 18h à 00h.
Grupo Alacorin – Musicista/banda – @alacorinn