Roteiros rápidos: Ribeira

Salvar nos favoritos
Terminal Marítimo de Plataforma x Ribeira. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Mais uma lista de lugares legais, desta vez na Cidade Baixa

Passeios curtos e imersivos para conhecer a cidade do seu jeito

Imagine passar um dia inteiro na Cidade Baixa, na Ribeira, conhecendo uma praia, uma igreja, duas sorveterias e ainda fazer um passeio de “barquinho” até o Subúrbio, comer uma moqueca maravilhosa e voltar em tempo de assistir ao pôr do sol.

O Visit Salvador da Bahia reuniu aqui uma lista de dicas em um roteiro rápido com apenas cinco paradas – para você ir aos poucos dando um “check” na sua lista de desejos turísticos em Salvador. Esta matéria faz parte de uma série de roteiros com listas de pequenos passeios com início, meio e fim, com indicação de museus, igrejas, bares, restaurantes, cafeterias, etc.

A ideia é que você conheça a cidade do seu jeito, no seu tempo, com deslocamento entre uma parada e outra, em sua maioria, a pé. Você vai conhecer Salvador intensamente com a gente! Bora para a segunda parte deste passeio.

Veja também o primeiro Roteiros rápidos: Cidade Alta x Cidade Baixa. Tá massa!

1. Praia da Penha

Orla da Ribeira. Cidade Baixa. Salvador Bahia. Foto: Fábio Marconi.

Mar tranquilo, areia branquinha. Localizada na Cidade Baixa, essa enseada tem mar raso e águas claras. Em frente à praia, separado pela Rua da Penha, encontra-se o conjunto arquitetônico formado pelo Palácio de Verão do Arcebispo e a Igreja de Nossa Senhora da Penha de França.

A Praia da Penha, na Ribeira é tão calma que moradores e turistas, muitas vezes, colocam suas cadeiras e mesas dentro do mar e ficam por lá até a maré cheia. Tem boas opções de barracas com comida, bebida e serviço de cadeira e guarda-sol. Mas, olha: se quer tranquilidade, prefira ir de terça a quinta, pois nos outros dias da semana, a praia fica bem cheia e carros colocam o som alto.

Depois de curtir a praia, faça uma bela foto da Igreja Nossa Senhora da Penha de França. A Igreja foi construída em 1742, no final da Península de Itapagipe e fica de frente para a Baía de Todos-os-Santos. Ela foi tombada como uma estrutura histórica pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico em 1941.

Depois daqui, vá até a Sorveteria da Ribeira pela orla, curtindo o visual. Dá aproximadamente 1,6km, de 6 a 10 minutos andando.

Olha que massa!

Fato curioso é que ali, no início do século XX, especificamente na Enseada dos Tainheiros, existia um hidroporto para receber as primeiras aeronaves com destino a Salvador, onde, antes da existência do aeroporto, desciam os aviões com políticos e artistas famosos. Hoje, a antiga estação de passageiros deste hidroporto transformou-se em um restaurante à beira-mar.

Praia da Ribeira

Serviço

A orla da Ribeira começa na altura da Igreja do Bonfim. A faixa de areia vai até o Terminal Pesqueiro Público de Salvador.
Endereço da Igreja: Praça Pe. Francisco Dórea Reis, 2 – Ribeira – CEP: 40420-610 Salvador – BA
Telefone: (71) 3316-2801
E-mail: paroquiadapenha@gmail.com
Funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 12h

2. Sorveteria da Ribeira

Sorveteria da Ribeira. Foto: Fábio Marconi

Que tal um sorvetinho de frutas tropicais para refrescar? Nossa dica é pedir um sorvete de mangaba enquanto espera o barquinho para sua próxima parada. Hoje, no seu passeio, a Sorveteria da Ribeira vai ser mais do que outro ponto turístico da cidade: será seu pit stop para recarregar as energias.

Olha que massa!

Desde 1931, tomar sorvete na Ribeira se tornou uma tradição que faz parte da história de quem se apaixona por Salvador. Os sorvetes de frutas tropicais são a especialidade, mas há sabores “tradicionais” e outras criações do mestre sorveteiro. São mais de 60 opções. Ou seja: você vai ter que voltar para provar outros sabores!

Sorveteria da Ribeira

Serviço

Sorveteria da Ribeira
Endereço: Rua da Penha, 87 – Ribeira, Salvador – BA, 40421-110
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 22h. Sábado e domingo, das 9h às 23h.
Contato: (71) 3316-5451

3. Travessia de barquinho para ir almoçar

Terminal Marítimo de Plataforma x Ribeira. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Você vai agora sair da Ribeira e ir para o bairro de Plataforma de barco. Isso mesmo. Não vale pegar o carro. Vá pelo mar admirando a vista e sentindo a brisa, tornando a travessia parte do passeio.

Ali, naquela área, a orla é tomada por barcos e veleiros, o que é lindo para fotografar. A dica é pegar o catamarã no Terminal (em frente a Sorveteria da Ribeira) e ir comer em Plataforma, no restaurante Boca de Galinha.

O “barquinho” liga a Ribeira ao Subúrbio Ferroviário de Salvador, e o local onde você vai comer não é só bem quisto por turistas, mas pelos moradores também.

Olha que massa!

A travessia Ribeira-Plataforma foi reinaugurada em 2018. Os barcos foram reformados. Vale o passeio. O barco para bem próximo ao restaurante, cinco minutos andando. Esse passeio mostra bem a realidade de uma outra parte da cidade, fora da rota turística trivial.

Serviço

Travessia Ribeira-Plataforma de barco
Leva de 5 a 8 minutos – travessia de aproximadamente um quilômetro.
Funciona todos os dias, das 6h às 19h. Domingo, das 7h às 19h.
Tem barco de meia em meia hora.
A tarifa: R$ 2,10 (inteira).
Para ir para o restaurante, o barco sai do píer em frente à Sorveteria da Ribeira (Rua da Penha, 87 – Ribeira, Salvador – BA, 40421-110).

4. Vou ali almoçar em Plataforma e já volto

Restaurante Boca de Galinha. Plataforma, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

No restaurante Boca de Galinha é tudo bem simples e a comida é deliciosa. Já são 30 anos servindo o que há de melhor na gastronomia da Bahia, de frente para a Baía de Itapagipe. O carro chefe são as moquecas, podendo ter oito opções por dia, como mariscada, camarão com lagosta, camarão, beijupirá, dourado, vermelho, caçonete e arraia.

Olha que massa!

O cardápio é chamado “cadernato”, não é fixo, todos os dias eles fazem um novo, à mão: “Todo dia que a gente recebe mercadoria, vamos riscando”, diz Nilton Pereira de Souza, proprietário do restaurante Boca de Galinha. Assim eles garantem comida fresca sempre.

Boca de Galinha

Serviço

Boca de Galinha
Endereço: Rua Almeida Brandão, 58A – Plataforma, Salvador – BA, 40710-500
Horário de Funcionamento: sexta e sábado de 11h30 às 18h. Domingo, das 11h30 às 17h. Importante: pagamento apenas em dinheiro, não aceitam cartão de crédito e débito.
Telefone: (71) 3398-1232

5. Solar Amado Bahia

Solar Amado Bahia. Ribeira, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Depois de uma boa refeição e do passeio de barco de volta para a Ribeira, que tal uma sobremesa dentro de um casarão lindo de frente para o mar? Com mais de 114 anos, o Solar Amado Bahia foi construído e esculpido artesanalmente, com um projeto colonial de arquitetura eclética. Tem 52 cômodos, mais de 107 portas e uma profusão de cores, estilos e formas, tendo, em quase todos os cômodos, paredes em escaiolas (pintura que imita mármore). O imóvel possui três pavimentos, dos quais dois estão abertos ao público.

Nos fundos do solar está a Sorveteria Real – já deu para notar que a gente ama sorvete né!? (risos). Além de escolher um dos muitos sabores existentes, também é aquele momento para tirar várias fotos nas muitas paredes coloridas do prédio secular.

Olha que massa!

Com vista para a exuberante Península de Itapagipe, o Solar tem referências de diversos países europeus, tendo toda a sua extensão tomada por um gradil em peças feitas de ferro fundido com chumbo, importadas da França, além de uma escadaria com piso em mármore carrara.

Solar Amado Bahia

Serviço

Solar Amado Bahia
Endereço: Rua Porto dos Tainheiros, 80, Solar Amado Bahia / Museu do Sorvete, Bairro da Ribeira
Funcionamento: de quinta a segunda, das 10h às 19h. (terças e quartas não abre)
Ingresso: o acesso à sorveteria é gratuito. Para acessar o Museu do Sorvete/Solar Amado Bahia, é cobrada uma taxa de manutenção de R$ 10,00.
Telefone: (71) 2132-0017

Atenção:

Já pode ir para a rua, mas os protocolos de segurança contra COVID-19 devem ser mantidos

A prefeitura da capital baiana iniciou a fase verde do “Plano Salvador” de retomada das atividades econômicas no dia 23 de julho de 2021. Lembre-se que o uso da máscara de proteção facial e do álcool 70º ainda é necessário para evitar a contaminação por Covid-19. Só pode tirar a máscara na hora de comer ou beber. Se for circular no local, use a máscara.


Orla da Ribeira. Cidade Baixa. Salvador Bahia. Foto: Fábio Marconi.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
9
Duração aproximada
1 horas - 2 horas
Seu bolso
Localização
Rua da Penha, 87 – Ribeira, Salvador – BA, 40421-110

Outros Roteiros

Agenda

28
set
29
set
30
set
01
out
02
out
04
out
05
out
Ver mais em Agenda