Praia da Ribeira

3GQ3+J2 Salvador, State of Bahia
Esportes
Ribeira. Foto: Fábio Marconi.
Orla da Ribeira. Foto: Fábio Marconi
Orla da Ribeira. Foto: Fábio Marconi
Orla da Ribeira. Cidade Baixa. Salvador Bahia. Foto: Fábio Marconi.
Ribeira. Foto: Fábio Marconi.
Ribeira. Foto: Fábio Marconi.
Orla da Ribeira. Foto: Fábio Marconi
Pôr do sol na Ribeira!
Terminal Marítimo de Plataforma x Ribeira. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.
Pôr do sol na Ribeira!
Ribeira. Foto: Fábio Marconi.
Ribeira. Foto: Fábio Marconi.
01/011

Mar calmo de águas claras para banhistas, excelente para o remo e canoagem

Orla da Ribeira. Foto: Fábio Marconi

A Praia da Ribeira é tão calma que moradores e turistas, muitas vezes, colocam suas cadeiras e mesas dentro do mar e ficam por lá até a maré cheia. Localizada na Cidade Baixa, essa enseada de mar raso e águas claras é carinhosamente chamada por alguns de “Mônaco Baiana”, e faz parte das lembranças afetivas de pessoas que já moraram na Ribeira na infância e se mudaram ou que permanecem no Bairro mesmo depois que a cidade começou a crescer “para o outro lado”. Fato curioso é que era ali, especificamente na Enseada dos Tainheiros, que existia um hidroporto onde, antes da existência do aeroporto, desciam os aviões com políticos e artistas famosos em Salvador.

A faixa de areia mais “badalada” é a próxima ao conjunto arquitetônico formado pelo Palácio de Verão do Arcebispo e a Igreja de Nossa Senhora da Penha, com boas opções de barracas com comida, bebida e serviço de cadeira e guarda-sol. Para se divertir, os banhistas jogam futebol de areia e vôlei de praia. Muitas vezes essa praia também é utilizada para competições e esportes náuticos como remo e canoagem. Toda a orla costuma lotar nos fins de semana, então se quiser tranquilidade prefira ir durante a semana.

A Ribeira é muito conhecida por sua vida boêmia, com diversos bares na orla, shows e festivais culturais como o Mercado Iaô promovido pela cantora Margareth Menezes, além da mais famosa sorveteria da cidade, a Sorveteria da Ribeira. O bairro também tem um histórico esportivo, sendo o local preferido dos velejadores, onde ocorrem há muitos anos as disputas de remo, entre as antigas equipes do Itapagipe, Vitória, São Salvador e Santa Cruz. Muitos barcos pesqueiros e de passeio pontilham o horizonte, pois o local tem um ancoradouro que serve de ponto de encontro para diversas embarcações da capital.

O bairro vem vivendo um momento de nostalgia, recebendo a visita de mais e mais pessoas. Atualmente, o passeio foi revitalizado, a pista, agora em mão única, propicia a caminhada e a ciclovia agora está repleta de bicicletas, patins e skates. Entre a calçada e a praia há algumas árvores e diversas mesas.

A Segunda-feira Gorda da Ribeira agora é mais um dos eventos que integram o calendário de verão de Salvador. Este evento tradicional é uma extensão da Festa do Bonfim (sempre na segunda quinta-feira de janeiro) e vai até a quarta-feira de cinzas, atraindo gente de todo lugar em busca de diversão, praia e, claro, do saboroso cozido, vendido a preços populares nas barracas situadas na Avenida Beira Mar.

Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Ouça agora!

Agenda

18
19
20
21
22
23
24
25
26
DomSegTerQuaQuiSexSáb
293012345678910111213141516171819202122232425262728293031123456789