Praia da Ribeira

Salvar nos favoritos

Mar calmo de águas claras para banhistas, excelente para o remo e canoagem

Orla da Ribeira. Foto: Fábio Marconi

A Praia da Ribeira é tão calma que moradores e turistas, muitas vezes, colocam suas cadeiras e mesas dentro do mar e ficam por lá até a maré cheia. Localizada na Cidade Baixa, essa enseada de mar raso e águas claras é carinhosamente chamada por alguns de “Mônaco Baiana”, e faz parte das lembranças afetivas de pessoas que já moraram na Ribeira na infância e se mudaram ou que permanecem no Bairro mesmo depois que a cidade começou a crescer “para o outro lado”. Fato curioso é que era ali, especificamente na Enseada dos Tainheiros, que existia um hidroporto onde, antes da existência do aeroporto, desciam os aviões com políticos e artistas famosos em Salvador.

A faixa de areia mais “badalada” é a próxima ao conjunto arquitetônico formado pelo Palácio de Verão do Arcebispo e a Igreja de Nossa Senhora da Penha, com boas opções de barracas com comida, bebida e serviço de cadeira e guarda-sol. Para se divertir, os banhistas jogam futebol de areia e vôlei de praia. Muitas vezes essa praia também é utilizada para competições e esportes náuticos como remo e canoagem. Toda a orla costuma lotar nos fins de semana, então se quiser tranquilidade prefira ir durante a semana.

A Ribeira é muito conhecida por sua vida boêmia, com diversos bares na orla, shows e festivais culturais como o Mercado Iaô promovido pela cantora Margareth Menezes, além da mais famosa sorveteria da cidade, a Sorveteria da Ribeira. O bairro também tem um histórico esportivo, sendo o local preferido dos velejadores, onde ocorrem há muitos anos as disputas de remo, entre as antigas equipes do Itapagipe, Vitória, São Salvador e Santa Cruz. Muitos barcos pesqueiros e de passeio pontilham o horizonte, pois o local tem um ancoradouro que serve de ponto de encontro para diversas embarcações da capital.

O bairro vem vivendo um momento de nostalgia, recebendo a visita de mais e mais pessoas. Atualmente, o passeio foi revitalizado, a pista, agora em mão única, propicia a caminhada e a ciclovia agora está repleta de bicicletas, patins e skates. Entre a calçada e a praia há algumas árvores e diversas mesas.

A Segunda-feira Gorda da Ribeira agora é mais um dos eventos que integram o calendário de verão de Salvador. Este evento tradicional é uma extensão da Festa do Bonfim (sempre na segunda quinta-feira de janeiro) e vai até a quarta-feira de cinzas, atraindo gente de todo lugar em busca de diversão, praia e, claro, do saboroso cozido, vendido a preços populares nas barracas situadas na Avenida Beira Mar.

Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Ouça agora!

Ribeira. Foto: Fábio Marconi.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
11
Seu bolso
Localização
3GQ3+J2 Salvador, State of Bahia

Outras experiências

Agenda

25
jan
26
jan
27
jan
28
jan
29
jan
30
jan
01
fev
Ver mais em Agenda