Curta 3 dias em Salvador em uma rota alternativa

Salvar nos favoritos
Bar da Mônica Gamboa de Baixo, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Um roteiro com 20 dicas para fazer suas férias de julho serem inesquecíveis

Esse turista vai sentindo a energia do lugar e deixando as coisas fluírem. Costuma fazer apenas um plano inicial, mas depois vai se encaixando nos rolês mais aleatórios: experiências inesperadas sempre vão ser a melhor pedida. Em outras palavras, o turismo alternativo ou rota alternativa é para quem quer se misturar ao máximo aos moradores da cidade que visita, fazendo uma programação como se fosse local.

E, se você se encaixa neste perfil, venha curtir suas férias de julho aqui na capital baiana. O Visit Salvador da Bahia preparou alguns roteiros cheios de dicas para turistas que vêm passar 3 dias na cidade. Tem sugestões de passeios culturais, pontos turísticos, restaurantes, entretenimento, passeios ao ar livre e praias para quem quer viver experiências durante o dia todo. Bora?

Primeiro dia

Manhã

Comece a viagem conhecendo a cidade do mar, em um passeio de canoa havaiana. Uma ótima rota é a que parte ali da praia da Preguiça, percorre toda a costa em direção ao Porto da Barra, retornando e terminando na “prainha” que se forma na maré seca ali no Forte São Marcelo.

Tarde

Assim como o passeio, este restaurante vai ficar na sua memória. O almoço em Mônica, na Gamboa, pode começar com um peixinho frito e terminar com uma bela moqueca. O lugar fica praticamente dentro do mar, com mesas espalhadas em uma laje na frente das casas. Entre uma cerveja gelada, comida boa e mergulhos, você ainda pode assistir ao pôr do sol por lá mesmo. Porém, ali pertinho, está o Solar do Unhão, com uma vista privilegiada, perfeita para este fim de tarde. Logo depois, ainda vale visitar a exposição que estiver no MAM, Museu de Arte da Bahia.

Noite

Continuando nesta mesma vibe, sua noite pode começar no Bar Velho Espanha, nos Barris. Outra opção é ir para a Mouraria, em Nazaré, e quando a fome bater novamente, experimente a clássica lambreta do local.

Segundo dia

Manhã

Terminal Marítimo de Plataforma x Ribeira. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Hoje, vamos para a Cidade Baixa. Em primeiro lugar, tome um banho de mar na praia da Penha, na Ribeira. Depois, caminhe até o Terminal Municipal Náutico da Ribeira, ali pertinho, e cruze de barquinho até Plataforma, para comer no restaurante Boca de Galinha. O caminho marítimo é a rota diária de moradores do local, e mesmo assim, dá para curtir a vista e a calmaria do mar da Baía de Itapagipe. Do outro lado, você vai passar pela antiga estação de trem do Subúrbio Ferroviário, caminhar cinco minutos e pronto, chegou.

Tarde

Farol do Humaita. Salvador, Bahia. Foto: Fábio Marconi

Volte de barquinho até às 16h, tome um sorvetinho na Sorveteria da Ribeira e corra pro Farol do Humaitá, para pegar o pôr do sol.

Noite

ABOCA Centro de Artes. Santo Antônio Além do Carmo. Foto: Amanda Oliveira.

Dica valiosa desse rolê: leve uma muda de roupa, taque um batom, jogue um glitter e tá pronta para a próxima parada. A sugestão é ir para A.B.O.C.A Centro de Artes, no Santo Antônio Além do Carmo. Além do show e do drink de gengibrinho, ainda tem uma pizza deliciosa, com massa fininha. Lá, a festa começa e termina cedo (das 19h às 22h), então, se ainda sobrar energia nesse corpo, sua festa pode continuar, assistindo a um show de drags no Âncora do Marujo, na Rua Carlos Gomes.

Terceiro dia

Manhã

O passeio cultural de hoje começa pelo circuito RUA – Roteiro Urbano de Arte de Salvador, uma galeria a céu aberto pelas ruas do Comércio. São instalações, esculturas, intervenções artísticas e grafites de expoentes artistas baianos da atualidade, concebidas para ocupar espaços específicos no bairro do Comércio. As obras dialogam com o entorno arquitetônico e com os conceitos relacionados aos respectivos homenageados. Além disso, você pode ir caminhando e fazer comprinhas no Mercado Modelo, também no Comércio.

Tarde

Restaurante Caxixi Centro Salvador Bahia Foto: Amanda Oliveira .

Na parte da tarde, suba o Elevador Lacerda e faça aquela foto clássica da Baía de Todos-os-Santos vista de cima. Depois, siga pela Rua Chile e Praça Castro Alves e vá almoçar no bairro Dois de Julho: Porto Moreira, Caxixi e Líder são excelentes opções.

No Porto do Moreira, mocotó, moqueca de carne com ovo, dobradinha e iscas de fígado são apenas algumas das iguarias desse restaurante luso-baiano que continua fazendo parte da história e do Centro da cidade.

O Bar e Restaurante Caxixi é um dos maiores representantes do famoso prato Malassado em Salvador. Já no Líder, as estrelas são o sanduíche de pernil e os pastéis de feijoada e o de maniçoba.

Noite

Didá Banda Feminina. Pelourinho Salvador Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Definitivamente, esta rota alternativa não poderia ficar sem uma noitada no Centro Histórico de Salvador. A noite começa no Pelourinho, onde sempre tem shows legais nas praças, largos e restaurantes. Não deixe de conhecer a noitada nos bares e festas da parte baixa do bairro do Carmo: Bar do Neuzão, Bar da Pri, Malembe e Bar A Marujada formam o circuito mais quente da região.

Noite de Salvador: O baixo Carmo

Serviço:

Passeio de canoa havaiana
Restaurante e bar da Mônica
MAM – Museu de Arte Moderna da Bahia
Bar Velho Espanha
Bares e restaurantes da Mouraria, em Nazaré
Praia da Penha, na Ribeira
Restaurante Boca de Galinha
Sorveteria da Ribeira
Farol do Humaitá
A.B.O.C.A Centro de Artes
Âncora do Marujo
RUA – Roteiro Urbano de Arte
Mercado Modelo
Restaurante Porto Moreira
Restaurante Caxixi
Restaurante Líder
Noite no Pelourinho (sempre tem shows legais nas praças e largos)
Bares e festas da parte baixa do bairro do Carmo: bar do Neuzão, bar da Pri, Malembe e bar A Marujada.


ABOCA Centro de Artes. Santo Antônio Além do Carmo Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
11
Duração aproximada
2 horas - 4 horas
Seu bolso

Outros Roteiros

Agenda

07
ago
08
ago
09
ago
10
ago
11
ago
12
ago
13
ago
14
ago
Ver mais em Agenda

Artigos