Noite de Salvador: O baixo Carmo

Blog
Banner - Noite de Salvador: O baixo Carmo
Igreja do Passo. Centro Histórico de Salvador. Foto Uiler Costa.

Rio Vermelho, Santo Antônio Além do Carmo, grandes shows na Paralela, festas de largo no Pelourinho ou show de drags na Carlos Gomes…

Hoje o Visit Salvador da Bahia vai te mostrar a noite de Salvador que acontece no “baixo Carmo”

Ali no encontro do Pelourinho com o Carmo, está acontecendo um movimento que há tempos não vemos. Bares e ruas que antes ficavam com pouco movimento, apenas frequentadas por moradores ou para uma cerveja rápida, hoje se transformou em um ponto de encontro babadeiro. Outro fato interessante é que, para quem sai das praças do Pelourinho, esse é um dos destinos para o “after” no Centro Histórico. E aí? Você já curtiu uma noite no “baixo Carmo”?

O Bar do Neuzão, na esquina do Pelourinho com o Taboão, é conhecido principalmente por ter sido locação do filme ”Ó Paí, Ó” (2007) e por carnavalescos voltando do rolê na madrugada – se você sai nos blocos “Filhos de Gandhy” ou “Muquiranas”, sabe do que estamos falando.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Samba pra Rua (@sambaprarua)

O local também é conhecido como “Bar Ceará” e “Bar e Restaurante do Calçadão”, e vem sendo novamente tomado por uma gente bacana, muito por conta das rodas de samba. A exemplo disso, o grupo Samba pra Rua, composto por excelentes músicos e musicistas, como o Mestre Mário Pam, compositor e regente do Ilê Aiyê, já fez por lá algumas edições do evento “Feijoada com Samba”. O Bar do Neuzão fica na rua Padre Agostinho Gomes, na Baixa dos Sapateiros (em frente à Casa do Benin). Saiba a programação no instagram @sambaprarua.

Ali pertinho, há uma mercearia, e acredite: ela também faz parte da lista de points do “baixo Carmo”. Muitas pessoas, antes de escolherem seu paradeiro, entram para comprar laricas como biscoitos, lanchinhos e bebidas, pois, por ser um mercadinho, tem preços mais baratos do que os estabelecimentos ao redor. Fica um bafafá só na porta.

Nesta esquina, você tem de um lado o Bar da Pri e, na outra ladeira, diversos bares até chegar ao Malembe. O Bar da Pri funcionava na Casa Charriot, no Comércio, e agora está na Rua do Passo, número 06. Continua com a mesma alma, digamos, “montação & diversão”, com os melhores drinks, boa música, cerveja gelada, uma iluminação babado, shows de drags e programação diversa.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Bar da Pri 🌈 (@bardaprii)

Do lado oposto, na Ladeira do Carmo, número 07, na subida de quem vai em direção ao Santo Antônio, está o Malembe Food & Drinks, um bar de drinks diversos, comida internacional, brasileira e vegana. Tem mesas em ambiente interno e também na calçada, onde são disputadíssimas. Por lá, acontecem apresentações musicais de artistas locais e performances de Drag Queens. Quando bater aquela fome, entre as ótimas opções, nossa sugestão é o prato de Angola, Moamba de Ginguba, preparado com frango, quiabo e amendoim.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Malembe Food & Drinks (@malembesalvador)

Subindo a escadaria do Passo – que também foi palco cinematográfico de Salvador, sendo um importante cenário no filme “O Pagador de Promessas” (1962) – encontraremos outro point. Lá em cima, na Rua do Passo, 37, está o Bar A Marujada.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por A MARUJADA (@amarujada)

Por lá, acontecem, entre outros eventos, samba de terreiro toda quinta-feira. A escadaria do Passo voltou à cena noturna muito por conta desse bar. Os sambas promovidos pelo bar são uma forma de marcar território e fomentar a cultura popular da Bahia. O grupo de ogans “Alacorin“ é o responsável em transmitir o samba de terreiro e do Recôncavo Baiano. Se bater uma fominha, tem ótimas opções de comidas e drinks.

Na mesma rua, estão ainda: a Casa Ubunto Masai, espaço de eventos culturais, samba e cerveja gelada; a Casa Cultural Reggae, local de eventos e apresentações, na Praça Jubiabá, sem número; e a Casa BATEKOO, na rua do Passo, 40. Esta última, além de ser um lugar de excelente programação, repleta de shows, oficinas, produção de conteúdo e intervenções artísticas, ainda tem um terraço com uma vista de tirar o fôlego.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Afrobapho (@afrobaphooficial)

Uma noite que você não pode deixar de conhecer é a dos eventos idealizados pelo coletivo Afrobapho, formado por jovens negros LGBTQIA+, que utiliza as diversas expressões artísticas como ferramenta social. Casas como a BATEKOO, Casa Cultural Reggae e o Bar da Pri já tiveram edições de eventos produzidos pelo coletivo. Um exemplo é o “Ball”, uma competição entre “houses”, ou casas de Vogue, estilo de dança que tem seu berço na comunidade LGBTQIA+. Isso é só um resumo do que isso significa, já que o Vogue é uma cultura que envolve muitos fatores além da dança, como as relações entre integrantes da casa, moda, maquiagem, linguagem e muito mais. Fique de olho na agenda deles. Sensacional!
Salvador se reinventa a cada temporada, e sua programação noturna não poderia ser diferente. Conte pra gente qual o seu rolê preferido e mande as dicas para o visitsalvadordabahia@gmail.com. Aproveite e conte se curtiu as sugestões que demos aqui.