ABOCA Centro de Artes

Salvar nos favoritos

Ponto de efervescência cultural na noite do Centro Histórico

ABOCA Centro de Artes. Santo Antônio Além do Carmo Foto: Amanda Oliveira.

Imprevisíveis: assim são as quartas-feiras na Associação Baiana e Observatório de Cultura e Arte (ABOCA), no Santo Antônio Além do Carmo. Ao entrar no antigo casarão de fachada de tijolos aparentes e grafite na porta, você vai encontrar um dos lugares mais pitorescos e interessantes da cidade. Lá, frequenta uma galera animada, que faz fila na porta para entrar logo, afinal a noite é um caldeirão de emoções.

Primeiro que o ambiente é aconchegante e a casa – que foi erguida dos escombros há 6 anos pelo fotógrafo e artista plástico Vinícius Lima e Liza Araújo, diretora executiva da casa – respira arte. Segundo é que a música é excelente e ainda tem performance, poesia e toda a irreverência de Portella Açúcar e Veko Araújo (ambos integrantes do bloco Cortejo Afro), acompanhados pela Outra Banda da ABOCA, além do suingue do pandeiro de Mestre Paulinho. No repertório tem de tudo: salsa, reggae, jazz, samba, MPB e o que pintar de improviso.

Portella Açúcar é o cicerone atual da noite, mas também já passaram neste palco nomes como Mariene de Castro, Caetano Veloso, Mateus Aleluia e Armandinho Macêdo. Além disso, o compositor e cantor Jota Velloso foi o primeiro a reunir despretensiosamente na ABOCA uma série de compositores no “Quarta a gente arranja”. O projeto tinha o intuito de desenvolver composições, desenhar novos arranjos e celebrar a música e os artistas. Mas por que às quartas?

“O projeto inicial era para reunir compositores e a gente precisava de músicos dispostos a fazer tudo de forma voluntária, pois estávamos no início. Conseguimos, mas, para isso, precisávamos que fosse um dia neutro, em que os artistas não tivessem compromisso. Sextas, sábados e domingos eles sempre estavam viajando. E aí [a quarta] pegou”, explica Liza.

ABOCA Centro de Artes. Santo Antônio Além do Carmo Foto: Amanda Oliveira.

A grande verdade é que se as segundas de verão são do Cortejo Afro e as terças são de Gerônimo, atualmente ABOCA “baixou um decreto” que as quartas são deles! Mas fique ligado! A noite é curta, com músicas apenas das 19h às 22h. Então não se atrase e já “chegue chegando” para não perder um segundo deste agito. É que, por respeito à vizinhança, visto que o Santo Antônio Além do Carmo é um bairro majoritariamente residencial, a casa só tem música às quartas e termina dentro das normas de som alto do bairro. Mas, nos outros dias da semana, continua como ponto de efervescência de cultura, onde são realizadas palestras, exposições, teatro e rodas de conversa.

Uma outra faceta deliciosa da ABOCA é a de pizzaria. O espaço vende pizzas saborosas (e possui serviço de delivery), de massa fina e borda crocante, em três tamanhos: a mini, que tem o tamanho de um pires; a individual, do tamanho de um prato; e a grande, com 8 fatias. Nossa dica é a de tomates secos com rúcula e, para beber, a boa são as cervejas artesanais ou a batida de gengibre. O bar fica num pequeno pátio nos fundos, com diversas plantas e um clima de quintal de casa.

Seja para comer pizza, participar de rodas de conversa ou curtir as imprevisíveis noites de quarta-feira, a ABOCA é, sem dúvidas, um desses lugares do Centro Histórico que você não vai se arrepender de conhecer – e vai querer espalhar aos quatro cantos para quem ainda não conhece. Este local é realmente muito mais que um bar, é um Centro de Artes e excelente ponto de encontro de grandes criadores de Salvador.

Serviço

ABOCA Centro de Artes
Endereço: R. dos Marchantes, 12 – Santo Antônio Além do Carmo, Salvador – BA, 40301-430
Funcionamento: quartas, das 19h às 22h
Instagram: @abocacentrodeartes
Telefone: (71) 2137-6808
Importante: não é necessário reserva
Acessibilidade: porta de entrada estreita para cadeira de rodas. O acesso é por escadas.

ABOCA Centro de Artes. Santo Antônio Além do Carmo Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
25
Seu bolso
Localização
R. dos Marchantes, 12 - Santo Antônio Além do Carmo, Salvador - BA, 40301-430

Outras experiências

Agenda

28
out
29
out
30
out
31
out
02
nov
03
nov
04
nov
Ver mais em Agenda