Cultura em todo canto

Salvar nos favoritos
Galeria RV, no Rio Vermelho. Foto: Assessoria

Sobre o passeio

Começamos o passeio pelo bairro mais boêmio da cidade: o Rio Vermelho! A galeria RV é conhecida por seus quadrinhos e Arte Contemporânea. A galeria promove, principalmente, artistas baianos, realiza uma série de workshops, sessões de autógrafos e eventos associados às narrativas gráficas.

Possui também uma respeitável livraria, especializada em quadrinhos, dos americanos aos japoneses, dos mais recentes aos mais antigos e raros e um selo editorial próprio. O espaço é amplo e iluminado, sempre recebe uma programação legal.

Galeria RV, no Rio Vermelho. Foto: Assessoria

Depois, siga para o nobre bairro da Vitória, que foi um dos polos brasileiros de concentração artística na década de 40 e segue como reduto artístico e cultural da Bahia. Na mesma área, você vai em dois espaços conceituados e de excelente programação e projetos permanentes.

A Galeria Paulo Darzé, um dos espaços mais importantes da arte na Bahia é um deles. A galeria é dedicada exclusivamente à arte contemporânea baiana e brasileira nas suas mais variadas expressões, linguagens e técnicas, apresentando mostras permanentes do acervo, exposições temporárias, individuais e coletivas.

Já no Goethe-Institut, você vai encontrar um clima mais como se estivesse em uma grande escola de artes. E é mais ou menos isso mesmo. O Goethe é o instituto cultural de âmbito internacional da República Federal da Alemanha. Promove o conhecimento da língua alemã no exterior e o intercâmbio cultural internacional. Sua programação artística é vigorosa por uma seleção jovem e dinâmica.

Bateu fome? Vamos para Portugal!

No meio da caótica Rua do Cabeça, na Rua Carlos Gomes, está uma das pérolas da cozinha portuguesa. Desconhecido por muitos residentes, e na mesma proporção, amado por frequentadores corriqueiros, o restaurante é daqueles que tem que conhecer. Prove a famosa moqueca de carne ou o cozido. Sensacionais.

Bem frequentado por amantes de samba e de futebol, tem suas paredes cobertas por quadros com fotos que contam um pouco da história do lugar. Vale até levantar e ir olhar. As mesas no melhor estilo boteco são boas para ir com grupos. O clima de confraternização segue até durante a semana.

A tradicional moqueca de carne, Restaurante Porto do Moreira. Foto: Fábio Marconi

Dependendo de quanto você comeu, siga direto para o último ponto. Um café no Fera Palace Hotel! Mas se não comeu muito, outros dois lugares que valem muito são o Espaço Caixa Cultural, que dá para ir andando do restaurante. Lá, tem sempre exposições que rodam o Brasil e o mundo. Depois, vale a esticada para o Teatro Gregório de Matos, lá na Barroquinha. Calma, é tudo no mesmo bairro. Lá, tem uma escadaria icônica de Lina Bo Bardi, arquiteta modernista ítalo-brasileira. É papo de tirar foto até da escada, de tão linda. O local recebe peças de teatro renomadas, exposições e mostras. Fique ligado na programação.

Um café estelar

Nossa última parada do dia é em um dos hotéis mais legais da cidade: o Fera Palace Hotel. Se você está hospedado por lá, sugiro que suba e vá ver o sunset da piscina… um espetáculo. Se você não é hóspede, não perca a oportunidade de conhecer. Escolha entre um café no Lobby bar ou o almoço no restaurante Adamastor (caso não tenha comido ainda). Muito boa a experiência.

Serviço:

RV Cultura e Arte
Av. Cardeal da Silva, 158, Rio Vermelho, Salvador
Telefone: (71) 3347-4929. Email: rvculturaearte@gmail.com

Galeria Paulo Darzé
Rua Dr. Chrysippo de Aguiar, 8, Corredor da Vitória, Salvador
Telefone: (71) 3267-0930. email: paulodarze@terra.com.br

Goethe-Institut
Av. Sete de Setembro, 1809 – Vitória, Salvador
Telefone: (71) 3338-4700

Porto do Moreira
Rua Carlos Gomes, 488 – Dois de Julho, Salvador
Telefone: (71) 3322-2814

Fera Palace Hotel
Rua Chile, 20 – Centro Histórico, Salvador
Telefone: (71) 3036-9200

Espaço Caixa Cultural
Rua Carlos Gomes, 57 – Centro, Salvador
Telefone: (71) 3421-4200

Teatro Gregório de Matos
Praça Castro Alves, s/n – Centro, Salvador
Telefone: (71) 3202-7888

Por Fernanda Slama
Coordenadora de Conteúdo


Galeria RV, no Rio Vermelho. Foto: Assessoria

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
12
Duração aproximada
4hs - 6hs
Seu bolso
Localização
Rua Dr. Chrysippo de Aguiar, 8. Corredor da Vitória, Salvador - Bahia - 40081-310

Outros Roteiros

Ver Agenda completa
02dez
03dez
04dez
05dez
06dez
07dez
08dez
09dez

Nosso blog

Blog
Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Velho Espanha, um bar metalinguístico: Localizado no Centro, falando do Centro. Fotos: Amanda Nascto /Assessoria.

Velho Espanha, um bar metalinguístico: Localizado no Centro, falando do Centro. Fotos: Amanda Nascto /Assessoria.

Centro de Convenções de Salvador. Bahia. Foto divulgação.

Centro de Convenções de Salvador. Bahia. Foto divulgação.