Cultura em todo canto

Salvar nos favoritos
Galeria RV, no Rio Vermelho. Foto: Assessoria

Sobre o passeio

Começamos o passeio pelo bairro mais boêmio da cidade: o Rio Vermelho! A galeria RV é conhecida por seus quadrinhos e Arte Contemporânea. A galeria promove, principalmente, artistas baianos, realiza uma série de workshops, sessões de autógrafos e eventos associados às narrativas gráficas.

Possui também uma respeitável livraria, especializada em quadrinhos, dos americanos aos japoneses, dos mais recentes aos mais antigos e raros e um selo editorial próprio. O espaço é amplo e iluminado, sempre recebe uma programação legal.

Galeria RV, no Rio Vermelho. Foto: Assessoria

Depois, siga para o nobre bairro da Vitória, que foi um dos polos brasileiros de concentração artística na década de 40 e segue como reduto artístico e cultural da Bahia. Na mesma área, você vai em dois espaços conceituados e de excelente programação e projetos permanentes.

A Galeria Paulo Darzé, um dos espaços mais importantes da arte na Bahia é um deles. A galeria é dedicada exclusivamente à arte contemporânea baiana e brasileira nas suas mais variadas expressões, linguagens e técnicas, apresentando mostras permanentes do acervo, exposições temporárias, individuais e coletivas.

Já no Goethe-Institut, você vai encontrar um clima mais como se estivesse em uma grande escola de artes. E é mais ou menos isso mesmo. O Goethe é o instituto cultural de âmbito internacional da República Federal da Alemanha. Promove o conhecimento da língua alemã no exterior e o intercâmbio cultural internacional. Sua programação artística é vigorosa por uma seleção jovem e dinâmica.

Bateu fome? Vamos para Portugal!

No meio da caótica Rua do Cabeça, na Rua Carlos Gomes, está uma das pérolas da cozinha portuguesa. Desconhecido por muitos residentes, e na mesma proporção, amado por frequentadores corriqueiros, o restaurante é daqueles que tem que conhecer. Prove a famosa moqueca de carne ou o cozido. Sensacionais.

Bem frequentado por amantes de samba e de futebol, tem suas paredes cobertas por quadros com fotos que contam um pouco da história do lugar. Vale até levantar e ir olhar. As mesas no melhor estilo boteco são boas para ir com grupos. O clima de confraternização segue até durante a semana.

A tradicional moqueca de carne, Restaurante Porto do Moreira. Foto: Fábio Marconi

Dependendo de quanto você comeu, siga direto para o último ponto. Um café no Fera Palace Hotel! Mas se não comeu muito, outros dois lugares que valem muito são o Espaço Caixa Cultural, que dá para ir andando do restaurante. Lá, tem sempre exposições que rodam o Brasil e o mundo. Depois, vale a esticada para o Teatro Gregório de Matos, lá na Barroquinha. Calma, é tudo no mesmo bairro. Lá, tem uma escadaria icônica de Lina Bo Bardi, arquiteta modernista ítalo-brasileira. É papo de tirar foto até da escada, de tão linda. O local recebe peças de teatro renomadas, exposições e mostras. Fique ligado na programação.

Um café estelar

Nossa última parada do dia é em um dos hotéis mais legais da cidade: o Fera Palace Hotel. Se você está hospedado por lá, sugiro que suba e vá ver o sunset da piscina… um espetáculo. Se você não é hóspede, não perca a oportunidade de conhecer. Escolha entre um café no Lobby bar ou o almoço no restaurante Adamastor (caso não tenha comido ainda). Muito boa a experiência.

Serviço:

RV Cultura e Arte
Av. Cardeal da Silva, 158, Rio Vermelho, Salvador
Telefone: (71) 3347-4929. Email: rvculturaearte@gmail.com

Galeria Paulo Darzé
Rua Dr. Chrysippo de Aguiar, 8, Corredor da Vitória, Salvador
Telefone: (71) 3267-0930. email: paulodarze@terra.com.br

Goethe-Institut
Av. Sete de Setembro, 1809 – Vitória, Salvador
Telefone: (71) 3338-4700

Porto do Moreira
Rua Carlos Gomes, 488 – Dois de Julho, Salvador
Telefone: (71) 3322-2814

Fera Palace Hotel
Rua Chile, 20 – Centro Histórico, Salvador
Telefone: (71) 3036-9200

Espaço Caixa Cultural
Rua Carlos Gomes, 57 – Centro, Salvador
Telefone: (71) 3421-4200

Teatro Gregório de Matos
Praça Castro Alves, s/n – Centro, Salvador
Telefone: (71) 3202-7888

Por Fernanda Slama
Coordenadora de Conteúdo


Galeria RV, no Rio Vermelho. Foto: Assessoria

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
12
Duração aproximada
4hs - 6hs
Seu bolso
Localização
Rua Dr. Chrysippo de Aguiar, 8. Corredor da Vitória, Salvador - Bahia - 40081-310

Outros Roteiros

Agenda

10
ago
11
ago
12
ago
13
ago
14
ago
15
ago
16
ago
Ver mais em Agenda