Conheça 7 experiências no Centro de Salvador

Salvar nos favoritos
Forte de São Marcelo. Comércio Salvador Bahia. Foto Fábio Marconi.

Um passeio pelo bairro do Comércio, que está moderno, revitalizado e mais bonito

HUB Salvador. Comercio, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira .

Vivenciar o centro de Salvador, desbravar lugares e trocar experiências. O Comércio foi o primeiro bairro planejado e primeiro centro econômico do Brasil, guarda muita história e memórias dos primeiros anos do nosso país. Você já pensou em conhecer coisas por lá? Segurança, boa programação, conservação podem ter sido alguns dos questionamentos, mas saiba que muita coisa vem mudando nesta parte da cidade.

O Comércio está passando – assim como vários outros pontos da cidade – por um processo de modernização e revitalização, e está mais vivo, colorido e cheio de atividades culturais. Foram feitas melhorias em infraestrutura, mobilidade, valorização do patrimônio público, equipamentos estruturantes, além de ações culturais. As ruas do Comércio foram ocupadas por feirinhas, shows, ativações de artistas (consagrados e novos), grafite e muito mais.

Neste roteiro, vamos levar você por alguns lugares que representam um pouco dessa nova cara do bairro do Comércio em Salvador. A ideia é estimular moradores e turistas a redescobrirem essa região: suas histórias, arquiteturas, arte, gastronomia e peculiaridades. Topa? Então bora!

Praça da Inglaterra e Rua Miguel Calmon

Esta área, além de estar linda, vem recebendo uma ótima programação cultural, com feiras de artesanato, gastronomia e shows. Sempre que estiverem acontecendo atividades por lá, não perca, pois vale demais. A Praça da Inglaterra já recebeu eventos gratuitos como a Feira Criativa e o Brechó Park, com excelente programação musical e atividades para toda a família.

Também vale deixar no radar a agenda da SECIS – Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador. O prédio novo fica nesta área, na Rua da Grécia. A casa, coberta de vegetação, já virou cartão-postal no Comércio, com pelo menos 10 espécies de vegetais plantados em caqueiros que enfeitam toda a frente do edifício. O local dispõe ainda de mais de 20 itens de sustentabilidade, entre eles, placas solares que geram energia limpa.

O prédio também tem um auditório a céu aberto no terraço onde acontece o projeto LaJe Talks: um bate-papo com diversos atores da sociedade, pessoas inspiradoras, que falam sobre assuntos relacionados à sustentabilidade. Depois da conversa, sempre tem um happy hour para as pessoas interagirem e trocar ideias. Sim, é aberto ao público! É de graça, mas rola uma inscrição antecipada. Fique de olho nas redes deles para saber toda a programação. (instagram: @secissalvador). Você também pode fazer uma visita guiada à SECIS, é só preencher o formulário neste link.

Filé do Juarez

Restaurante Juarez. Foto: Thiago Sampaio.

Bateu uma fominha? Saiba que, desde 1955, o Filé do Juarez é um patrimônio gastronômico para os carnívoros na terra do dendê. O modo peculiar do preparo se tornou um segredo que faz parte da mítica do lugar. Preto por fora e vermelho por dentro, o filé guarda lendas sobre o preparo. É tudo bem simples e o sabor é a assinatura do lugar. Se você ama carne, vá!

Filé do Juarez

Serviço

Juarez Restaurante
Funcionamento: de segunda a sábado, das 11h30 às 15h.
Endereço: Tv. Frederico Pontes, 1 – Comércio, Salvador – BA, 40015-110
Telefone: 99922-3378
Importante: não aceita cartão

HUB Salvador

HUB Salvador. Comercio, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira .

Hoje, o Comércio começa a se transformar, e está se preparado para receber startups e empresas de base tecnológica, como a exemplo do HUB Salvador. Lá é um incrível espaço de trabalho colaborativo onde Startups com alcance internacional e negócios tradicionais com cases de sucesso estão inseridos em um ecossistema de inovação. Ainda possui espaço para eventos e um café.

O prédio “futurista”, todo de vidro, fica de frente para a Baía de Todos os Santos, no Porto de Salvador. O Hub tem vários tipos de planos para quem mora em Salvador e procura uma estação de trabalho. E ainda tem Day Use para aqueles que estão de passagem pela cidade e precisam de um local para trabalhar. Vale ficar de olho nas redes, pois o HUB Salvador também promove eventos de conexões, networking e conteúdo de qualidade. É aberto a receber workshops, eventos e palestras de pessoas de fora da rede.

HUB Salvador

Serviço

HUB Salvador
Av. da França, 393 – 2º andar – Comércio, Salvador – BA, 40010-010
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 20h. Sábados, das 8h às 12h. Não abre aos domingos.
Telefone: (71) 3838-9990
Day Use – os preços variam de R$30,00 a R$50,00.
Para saber mais sobre os planos clique neste link.
Para mais informações, visite www.hubsalvador.com.br

Arte Urbana

No caminho para sua próxima parada, você vai reparar que o trajeto é repleto de arte urbana. As obras fazem parte do projeto M.U.R.A.L., que aconteceu lá em 2016, e continuam colorindo as ruas do Comércio. Painéis transformaram as ruas da Avenida da França em galeria a céu aberto.

Grafite, pintura e desenho foram algumas das técnicas utilizadas por artistas como Fábio Rocha, o Limpo; Rebeca Silva, Davi Caramelo, Éder Muniz, Devarnier Hembadoom, Nila Carneiro, Pedro Marighella e Marcos Costa. Pesquise sobre o trabalho deles e, a partir de agora, durante o trajeto, você vai reparar cada detalhe desses painéis gigantescos.

A prainha do MAM

Praia do MAM. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Mar cristalino, vista deslumbrante da Baía de Todos os Santos e obras de arte. Este é o resumo desta que se tornou a queridinha das praias urbanas da cidade. A praia funciona como ponto turístico e área de lazer, já que está dentro do Parque de Esculturas, com obras de Carybé, Emanuel Araújo, Ivens Machado, José Resende, Mário Cravo, Mestre Didi, Tunga, Juarez Paraíso e Siron Franco, entre outros.

O acesso pode ser por terra, e estará aberto ou fechado para visitantes, dependendo da manutenção do local. Essa passagem é um portão em um gradil lindíssimo – que, a propósito, é uma das mais famosas obras de Carybé – logo na Avenida Contorno, na entrada do Museu de Arte Moderna MAM. Outra opção é ir para a praia do Solar do Unhão e pegar um barquinho lá e chegar pela água.

Prainha do MAM

Serviço
Endereço: Avenida do Contorno, s/n – Comércio, Salvador – BA, 40060-075
Atenção, banhistas! Lembrem-se que nesta praia existem peças de grande valor artístico e cultural! Vamos cuidar do nosso patrimônio!
Não existe estacionamento.

Mercado Modelo

Mercado Modelo. Fotos: Fábio Marconi

Se cair no mar não é “a sua praia”, aproveita para passar pelo Mercado Modelo. São mais de 250 lojas de artesanato local, lembrancinhas, roupas, doces, cachaças, as famosas fitinhas do Bonfim e outras miudezas da Bahia!

Também tem opções para comer, como os restaurantes tradicionais “Maria de São Pedro” e o “Camafeu de Oxóssi”. Da varanda, a pedida é tomar uma água de coco enquanto dá uma descansadinha. Dali você vê o Terminal Turístico Náutico, o Forte de São Marcelo e o 2º Distrito Naval.

Rodeado por outros cartões-postais da cidade, você pode aproveitar o Elevador Lacerda e subir para visitar o Centro Histórico, na Cidade Alta, no mesmo dia. Ali pertinho, está a Basílica de Nossa senhora da Conceição da Praia. Também tem uma ciclovia de 1,1 quilômetro que vai das proximidades do Mercado Modelo até o Plano Inclinado do Pilar. No caminho, há também o Plano Inclinado Gonçalves, que te deixa na porta da Casa do Carnaval, no Pelourinho. Ou seja: você faz comprinhas e ainda tem diversas opções do que fazer a seguir.

Mercado Modelo

Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia

Casa do Carnaval

Serviço

Mercado Modelo
Horários de funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 19h. Domingo, das 9h às 14h
Endereço: Praça Visconde de Cayru, s/n – Comércio, Salvador – BA, 40015-170

Um pôr do sol e um bom drink

M’ar Gastronomia. Bahia Marina. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Os sabores da culinária contemporânea de frente para a Baía de Todos os Santos. Se você estava procurando um lugar para relaxar, aproveitar a brisa e bater um papo sossegado, acabou de encontrar. Situado na Bahia Marina, um local seguro e agradável, o restaurante Mar Gastronomia proporciona o ambiente ideal para vivenciar uma experiência sensorial com cores, cheiros, sons e sabores.

Experimente o sanduíche de camarão ou o de lagosta, servido com uma maionese de maçã verde, não é nada menos que perfeito. Para acompanhar, harmonize com um vinho branco ou um dos excelentes drinks da casa.

M’AR Gastronomia

Bahia Marina

Serviço

M’AR Gastronomia
@margastronomia
Endereço: Bahia Marina – Av. Lafayete Coutinho, 1010 – Comércio, Salvador – BA, 40301-110
Funcionamento: de terça a quinta, das 18h às 23h. Sexta e sábado, das 12h às 15h30, e das 17h30 à 00h. Domingo das 12h às 18h.
Capacidade: 80 pessoas sentadas


Forte de São Marcelo. Comércio Salvador Bahia. Foto Uiler Costa.

1
2
3
4
5
6
7
8
8
Duração aproximada
2 horas - 4 horas
Seu bolso
Localização
Salvador - State of Bahia 40301-155

Outros Roteiros

Agenda

05
jun
06
jun
08
jun
09
jun
10
jun
11
jun
12
jun
Ver mais em Agenda