Live Tour Salvador por Zé Raimundo

Salvar nos favoritos

Um relato pessoal deste passeio virtual pela cidade

Live Tour Salvador. Santuário Santa Dulce. Foto Igor Santos SECOM.

Eu não imaginava que fosse me render aos encantos de tão interessante experiência. Confesso que, embora não tenha pensado duas vezes no momento em que fui convidado para apresentá-la, no começo cheguei a ficar meio inseguro, achava que não era essa a minha praia. O que sei fazer mesmo, como fiz ao longo de 40 anos de trabalho, é contar histórias. Comandar live não fazia parte das tarefas que domino e me dão prazer, pensei.

Não demorou muito e comecei a perceber que o desafio era muito maior que a simples apresentação de lives para divulgar Salvador. O que eu estava fazendo era exatamente o que sei e gosto: reportagem, contar histórias na TV. A diferença era a forma, o jeitão “matuto”, coisa impossível mudar. A responsabilidade pelo sucesso ou o insucesso era minha, em parte. O acerto pelo projeto exitoso, ou a culpa pelo fracasso, recairia, lógico, em quem me convidou.

E foi grande a vontade de acertar e não desapontar os amigos de empreitada, que são muitos, inclusive os responsáveis pela invenção, os que me convidaram: Fábio Mota e Barreto Júnior, da Secretaria de Cultura e Turismo, e Renata Vidal, da Secretaria de Comunicação. Todos com o aval do prefeito Bruno Reis.

Live Tour Salvador. José Raimundo. Foto Jefferson Peixoto Secom.

A estrutura montada lembrava um set de filmagens do cinema, guardadas as devidas proporções. Eram 3 câmeras, drone, operadores de áudio, produção, roteirista, ilha de edição e diretor. 50 profissionais no total. O apresentador não tinha do que reclamar, pelo contrário, só a elogiar. Uma equipe de trabalho afinada, exemplar, comandada pelo experiente Diretor JP Costa, com a coordenação de Bruno Lage. E foi na companhia de tanta gente competente que de repente me vi fazendo reportagem com título de live. Na verdade, grandes reportagens. E com a diferença, antes inimaginável, de ser ao vivo para a Bahia, o Brasil e o Mundo. Para quem estava acostumado a contar histórias gravadas e editadas, a experiência de entrar na intimidade da bela Salvador ao vivo, com imagens, interagindo com guias de turismo, pesquisadores, historiadores, acrescentando informações, foi um gratificante exercício, além de ótimo aprendizado. Eu estava ali, ao vivo, contando boas histórias.

Todos os pontos mostrados foram criteriosamente bem escolhidos. E, apesar de conhecê-los razoavelmente bem, alguns me surpreenderam positivamente, como os Beach Clubs – o do Lôro é um deles, com excelente estrutura e pé na areia – o Restaurante da Preta, na Ilha dos Frades, que já virou atração turística, onde, além do charme da arquitetura, se come muito bem – o restaurante escola do Senac e o Museu da Gastronomia Baiana, com tantas histórias ancestrais. Como não aplaudir o zelo de Renata Presépio para preservar o acervo do “Poetinha” na Casa Di Vina? E o Memorial da Casa de Jorge e Zélia, tão bem administrado pelos netos, Jorginho e Jonga Amado.

Falando dos lugares mais emocionantes, destaco o Santuário de Santa Dulce dos Pobres, lugar que sempre me emociona, não importa quantas vezes eu visite. O mesmo vale para as Igrejas do Bonfim, de São Francisco, e a Catedral Basílica.

Sou baiano do interior, orgulhoso da terrinha e não me canso de passear pelas ruas da minha amada capital. Especialmente por Itapuã, Rio Vermelho, Barra e Pelourinho. Ainda mais na companhia sempre bem-vinda de amigos queridos, como o ator Felipe Veloso, dos jornalistas Pablo Vasconcelos, Luana Souza e Larissa Meira. Foi uma honra dividir com eles a apresentação. Foi um privilégio ter participado desse projeto, que já entrou para a história da capital baiana, chamado Live Tour Salvador.

O projeto da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), contou com a importante parceria da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav). A proposta foi fortalecer o turismo interno e tenho pistas de que alcançamos o objetivo, tamanha a quantidade de pessoas assistindo em tempo real e interagindo pelas redes sociais.

Para quem acompanhou as transmissões ao vivo das 11 edições, fica aqui meu muito obrigado. Foi muito importante ter você lá conosco. Se ainda não assistiu, te convido a conhecer Salvador através deste Tour repleto de belas imagens e boas conversas com guias de turismo, historiadores e convidados. Até a próxima!

José Raimundo Oliveira



Experiências em Salvador

Agenda

25
set
27
set
28
set
29
set
30
set
01
out
02
out
Ver mais em Agenda