Live Tour Salvador

Salvar nos favoritos

Maratona de lives para fortalecer turismo em Salvador

Roteiros ao vivo, um novo formato para atrair visitantes da Bahia e do Brasil

Imagine estar em casa e ainda assim poder passear por Salvador. Neste tour virtual, além de belas imagens, ainda estão incluídas boas conversas com guias de turismo, historiadores e um apresentador que vão contar curiosidades e dar dicas das mais diversas localidades da primeira capital do Brasil. Essa é a ideia do Live Tour, uma série de lives para te deixar com vontade de ir conhecer a cidade assim que possível. Alguns dos lugares que estão na programação são Bonfim, Itapuã, Barra e Rio Vermelho. Você também vai conhecer o Memorial Irmã Dulce, o Pelourinho, praias e ir até uma das Ilhas do subúrbio da cidade.

O Live Tour é um projeto da prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), para fortalecer o turismo interno. A iniciativa é em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e contará com a transmissão ao vivo de 11 edições. O programa de abertura acontece no próximo domingo (13), às 10h, na Praça Municipal, e será apresentado por um dos maiores nomes do jornalismo baiano e profundo conhecedor da cidade: José Raimundo.

As lives serão transmitidas através do perfil do Facebook, Instagram e YouTube do Visit Salvador da Bahia, diretamente dos locais estabelecidos pelos roteiros das agências. O internauta poderá acompanhar essa visita virtual, interagir pelo perfil das redes sociais e terá suas perguntas e comentários respondidos em tempo real na transmissão. Já deixa este programa imperdível salvo neste link.

Entenda tudo, não perca nada!!!!

Os programas vão contar sempre com um guia de turismo, cadastrado no Ministério do Turismo (MTur), um historiador e um apresentador, mostrando opções de roteiros e as atrações turísticas da cidade. Os roteiros a serem apresentados foram sugeridos por agências de receptivo filiadas à Abav e contam com a curadoria da Secult.

O público que acompanhar a programação vai poder vivenciar as experiências da capital soteropolitana durante uma hora, com transmissões duas vezes por semana – às terças e sextas-feiras, às 16h – sempre de um lugar diferente, com passeios e atrações turísticas da cidade, contemplando os segmentos de sol e praia, história e cultura, gastronomia e esportes náuticos. Todas as lives ficarão disponíveis no Instagram e YouTube do Visit Salvador da Bahia para quem não puder acompanhar no momento e quiser assistir posteriormente.

Além disso, o portal salvadordabahia.com está dando apoio ao projeto, através de uma plataforma que terá hotsites das agências de receptivo participantes das lives. Dessa forma, o internauta que estiver assistindo poderá obter mais informações sobre as experiências e roteiros turísticos apresentados e entrar em contato com a agência de receptivo para adquirir sua viagem para Salvador.

Programação semana a semana

Centro Histórico – Praça Municipal

A Live de abertura do projeto Live Tour Salvador aconteceu no dia 13 de junho, o Dia do Turista, direto da Praça Municipal. O programa foi conduzido pelo jornalista José Raimundo e exibido ao vivo. O apresentador bateu um papo com Louti Bahia, urbanista e publicitário responsável pelo perfil das redes sociais “Amo a História de Salvador”.

Com o Palácio Rio Branco e o Elevador Lacerda de pano de fundo, vimos durante a conversa imagens do Mercado Modelo, da Baía de Todos-os-Santos e vários outros pontos da cidade. Louti Bahia contou diversas curiosidades sobre a capital, incluindo um pouco da história da sede do governo-geral do país, situada na Praça Municipal, a construção das muralhas da cidade e suas ruínas ainda presentes, o surgimento do Forte São Marcelo e um pouco da história da alfândega e do porto da cidade, que, até o século XIX, foi o maior porto da América do Sul. O público também teve a oportunidade de interagir ao vivo com perguntas direcionadas aos participantes.

Assista neste link.

Já imaginou fazer um Tour de bike por Itapuã?

No segundo Live Tour você vai fazer um passeio de bicicleta e conhecer outras histórias do bairro de Itapuã. Assista aos episódios toda terça e sexta, sempre às 16h, nas redes oficiais do Visit Salvador da Bahia: YouTube, InstagramFacebook. Você vem?

Sob o comando do apresentador José Raimundo, a primeira visita é no bairro de Itapuã e os participantes são o historiador Murilo Mello, o repórter Pablo Vasconcelos e os guias de turismo Pedro Neto, da agência Voyage, e Moisés Pinheiro, da agência Turisbike.

O passeio começa na Ciclovia de Itapuã, em direção ao Farol, por alguns pontos importantes do bairro, como a Sereia, o Farol de Itapuã, a Rua da Música (antiga Rua K) e o entorno, onde moraram vários artistas ícones da nossa cultura, a exemplo de Vinícius de Moraes e Juca Chaves.

Lá, conhecemos a história do Farol e as curiosidades sobre o nome Itapuã. As belezas da orla e os esportes náuticos também são destaques. Vamos dar uma volta pela Praça de Vinicius de Moraes e terminamos na Casa de Vina, última morada de Vinícius, que abriga um memorial cheio de objetos pessoais do artista e um restaurante.

O historiador Murilo Mello, autor do perfil no Instagram @Murilomellohistória, apresenta uma linha do tempo do bairro, iniciando pela etimologia do nome Itapuã e passando por diversos outros fatores marcantes. Nem todos sabem, mas o bairro já foi uma sesmaria e cenário de uma revolta indígena.

Mello fala ainda sobre alguns fatores que atraíram moradores para a região, cada um à sua época. Alguns deles foram a pesca de baleia, que fomentou a economia local por um período, e as construções do aeródromo em Santo Amaro de Ipitanga e da Avenida Octávio Mangabeira, facilitando o acesso ao bairro.

Mas o boom de moradias se dá mesmo na década de 1970, com a construção da Avenida Luís Viana Filho (Paralela). Quem assistir à live também terá mais informações sobre a riqueza cultural e religiosa do bairro, com as Ganhadeiras de Itapuã, a igreja, a música e os grupos afro, entre outras manifestações culturais e religiosas.

Assista ao episódio neste link.

Beach Clubes de Salvador

O terceiro episódio do projeto Live Tour Salvador passeia agora pelos beach clubs de Salvador, com foco especial sobre as barracas do Lôro e da Pipa, na Praia do Flamengo. O tour virtual aqui fica por conta das agências Grou Turismo e Luck Receptivo.

Vamos para o HCT – Experience the Surf Life, que funciona numa sede ultramoderna, na Praia do Flamengo, onde estão as melhores ondas da cidade, um lugar perfeito para os amantes do surf. Em sua estrutura, são oferecidos variados treinamentos que fazem parte da rotina de atletas profissionais que buscam a mais alta performance de suas habilidades. Além das atividades esportivas, o espaço tem ainda lojas inspiradas no esporte.

Dali, nós vamos para o Beach Clube Lôro Flamengo, um verdadeiro oasis à beira mar, com massoterapia, espaço infantil, wi-fi, duchas e um lounge. Ótima estrutura para receber famílias com crianças e ainda oferece acesso a uma praia linda! Vamos conversar com Aluísio Melo, o Lôro, fundador da rede de beach club mais famosa da Bahia.

Finalizando o passeio, vamos para Pipa, lugar perfeito para curtir a praia com estilo. Situada em um terreno amplo com um coqueiral à beira-mar, a Pipa tem ambiente praiano e aconchegante, além de ótimo restaurante onde são servidas bebidas, comidas típicas e demais itens da culinária local internacional. A proposta é garantir ao visitante a experiência do mar em Salvador, aliada a todo conforto e infraestrutura de ambientes encontrados geralmente fora da faixa de areia.

Assista ao episódio neste link.

Vem Passear no Rio Vermelho

Local onde ocorreu o naufrágio de Caramuru, lar de artistas como Jorge Amado e Zélia Gattai, o bairro do Rio Vermelho é o próximo ponto a ser desvendado pela Live Tour Salvador. O apresentador José Raimundo e o âncora Felipe Velozo recebem o professor Jorge Amado Neto, a guia de turismo da Tatur, Lívia Pereira e o da Cassi, Mateus Vidal, que, além de guia, é músico do Olodum.

O passeio, cheio de arte, poesia e boemia, tem início na Casa do Rio Vermelho, na Rua Alagoinhas, nº 33, onde o público visita a história do casal Jorge e Zélia, cheia de memórias e curiosidades dos escritores. De lá o tour continua no Largo de Santana, onde você aprende sobre a história da igreja, da Casa de Iemanjá, sobre a Festa de Iemanjá e a Vila Caramuru (antigo Mercado do Peixe). Depois, seguimos por um passeio de bicicleta pela orla, passamos pela escultura Odoyá, de Ray Vianna, até chegar ao restaurante La Taperia, finalizando com boa gastronomia, um papo sobre o Bloco Afro Olodum e muito mais.

Lembranças

Na casa dos avós, Jorge Amado Neto é o responsável por receber Zé Raimundo para dar o pontapé inicial no passeio pelo bairro. Para ele, a expectativa é poder apresentar para os baianos um pouco mais da intimidade dos avós.

“As pessoas têm a ideia de um museu como algo que vai apresentar Jorge e Zélia como figuras públicas, como as pessoas que todo mundo conhece. Na live, contamos um pouco da intimidade, que é a proposta da casa, o lugar onde eles escreviam, as roupas que eles usavam, os ambientes que frequentavam, o que faziam. Então, mostramos um casal mais próximo das pessoas, que é uma visão diferente.”

Assista ao episódio neste link.

Vem conhecer o Santuário de Santa Dulce

A Live Tour Salvador chega à Cidade Baixa e apresenta o Memorial Irmã Dulce. O apresentador José Raimundo e o repórter Felipe Velozo recebem os guias de turismo Eli Antônia (Vitofap Tur) e Val Novaes (Aval Turismo), além de Ronaldo Castro, que trabalha no Memorial da santa em Salvador.

Na live, os convidados falam de temas como turismo, curiosidades e demais assuntos relacionados à cidade. Neste caso, o tema gira em torno da fé católica e daquilo que de mais importante os visitantes e devotos de Santa Dulce dos Pobres podem encontrar no local que é o início do Caminho da Fé que vai até a Basílica de Nosso Senhor do Bonfim.

Depois de um passeio completo pelo Memorial, a live segue para a Igreja de Santa Dulce dos Pobres e a Sala das Relíquias, onde está o corpo da santa. Entre os assuntos conversados, está o Caminho da Fé, que liga o Memorial à Colina Sagrada, onde se encontra Basílica de Nosso Senhor do Bonfim, próxima parada do Live Tour Salvador. Para contar tudo sobre turismo religioso católico, foi convidado o padre Manoel Filho, coordenador nacional da Pastoral do Turismo.

“O turismo religioso está crescendo em Salvador e, o fato de termos uma santa baiana muda tudo. Cada vez mais há pessoas curiosas e devotas querendo conhecer o memorial e a história de Santa Dulce dos Pobres”, afirma Eli Antônia, que há 12 anos atua como guia de turismo nessa região da cidade.

Com 33 anos de atuação no turismo baiano, a maioria no setor religioso, Val Novaes destaca a importância das pessoas conhecerem mais desse lado da capital baiana, que foge em muito daquela visão de cidade praieira e voltada apenas para a diversão.

“O turismo religioso já integra o roteiro de boa parte das agências de Salvador, porque um pedido recorrente das pessoas que vêm à cidade é: ‘vamos passar no memorial de Irmã Dulce?’. Esse roteiro passa a ser turístico a partir do momento em que temos a visitar o santuário, a igreja de Santo Antônio, as Obras Sociais de Irmã Dulce, o café e a lojinha de souvenir, contando toda a história dessa mulher maravilhosa”, explica.

Acostumado a falar de irmã Dulce no dia a dia, Ronaldo Castro trabalha há mais de uma década no memorial e considera importante essa contínua retomada ao tema, como uma forma de manter viva a memória e da representatividade de Santa Dulce para a Bahia e para o mundo.

“Ela deixou de ser a santa apenas dos baianos para atingir fiéis de todo o país e até do mundo. Aí você para e pensa que é alguém do nosso meio, que conviveu conosco durante muitos anos. Mesmo não estando aqui nos tempos dela, me sinto hoje parte disso.”, comenta.

Assista ao episódio neste link.

As belezas do Bonfim

Nesta live, soteropolitanos e turistas vão passear virtualmente pela Cidade Baixa e conhecer as belezas da Colina Sagrada, saber mais sobre a Igreja do Bonfim, e depois ir para a Ponta de Humaitá. Lá conversamos sobre este sítio histórico, composto ainda por um dos três faróis da capital baiana – o único construído dentro do mar – e por um casarão antigo, que serviu de morada para o padre Antônio Vieira.

Esta é a quinta edição do Live Tour Salvador, e conta com o jornalista José Raimundo como apresentador e do âncora Felipe Velozo. Eles conversaram com o guia de turismo Cleber Batista, da TCH Viagens e Turismo; Simone Costa, idealizadora do Projeto Vila Criativa; com o reitor do templo religioso, padre Edson Menezes; o historiador, Murilo Mello e com o guia de turismo Nivaldo Cerqueira, da RNB Turismo. Venha desvendar a religiosidade do Bonfim!

Assista ao episódio neste link.

A história de Salvador começa aqui

Nesse tour histórico, vamos passar pela Rua Chile, a primeira Rua do Brasil, pela Praça Castro Alves, pela praça Tomé de Souza e por construções incríveis. Vem conhecer o berço da história de Salvador, vem pro Live Tour Salvador!

Tendo como cenário um trecho do centro histórico de Salvador, desde a praça Castro Alves até a Sé, o Live Tour Salvador começa com uma conversa entre o jornalista José Raimundo e o pesquisador de cidades Louti Bahia, pós-graduado em Desenvolvimento Urbano e responsável pela página “Amo a História de Salvador” no Instagram.

Você vai saber curiosidades sobre o Monumento do Poeta Castro Alves, passear pela Rua Chile – primeira rua do Brasil, conhecer mais sobre o Cine Glauber Rocha e o Centro Cultural da Barroquinha, além de relembrar os velhos carnavais, dos encontros de trios com Moraes Moreira e Caetano Veloso.

Depois, a jornalista Luana Souza conversa com as guias de turismo Moema Brochini (Mavir Turismo) e Luciene de Castro (LR Tour). Primeiro, Luana vai para o topo do Hotel Fasano, de onde a conversa fica mais interessante tendo a Baía de Todos-os-Santos como cenário. Em um outro momento, ela te leva para o Elevador Lacerda para tomar um maltado de coco e olhar a vista lá de cima. O passeio também passa pelo Museu da Misericórdia e pela Praça da Cruz Caída.

“O turista tem acesso ao que a Bahia, em especial Salvador, tem de melhor, como sua história, cultura, praias e gastronomia. Os guias são embaixadores da cidade, nós abrimos as portas de Salvador para o mundo, através de uma versão oral e dinâmica da história da primeira capital do Brasil”, comenta a guia Moema.

Já o jornalista José Raimundo te leva para conhecer o Fera Palace Hotel, desde o bar do térreo até o terraço onde se encontra uma cúpula de cobre. A conversa gira em torno da arquitetura do lugar e da vista, com um pôr do sol deslumbrante. Depois, ele faz um tour pelo Palácio Arquiepiscopal de Salvador, na Praça da Sé, e termina a live contando mais sobre esse espaço pouco conhecido por moradores e visitantes.

A guia Luciene de Castro fala sobre o perfil atual dos turistas: “Atuo com turistas, em sua maioria, que aceitam o conteúdo histórico, mas querem algo mais dinâmico e moderno, o sabor atual da cidade na gastronomia, nos novos projetos arquitetônicos, nas artes plásticas, na música e as praias mais movimentadas. Eles também estão atentos para o que acontece de novo em relação às manifestações, em especial as das religiões de matriz africana”, explica.

Os encantos do Centro Histórico

O coração de Salvador bate aqui, no Centro Histórico. Nesse passeio, você vai conhecer um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, vai ter acesso a dicas e belezas incríveis. Vem ver!

Soteropolitano que é raiz já tomou cravinho no Terreiro de Jesus. Se antes da pandemia o local era palco de grandes festas, no início da década de 1550 a praça deu início à expansão urbana da capital baiana. Com imensa riqueza histórica, cultural e gastronômica, a área, localizada no Centro Histórico, é o tema da sétima edição da Live Tour Salvador.
Nesta edição, o roteiro virtual apresentado pelo jornalista José Raimundo tem a participação dos guias de turismo Fábio Gondim e Lázaro Marrom, além de trazer explanações do historiador Roberto Pessoa.

“O Terreiro de Jesus é o embrião de uma grande capital. A primeira expansão urbana se deu na região, com a chegada da ordem católica. Por isso, é um berço das culturas afro, portuguesa e indígena”, resumiu o historiador.

O passeio começa com um sobrevoou pelo comércio, passando pelo Plano Inclinado Gonçalves, até chegar na Casa do Carnaval. Por lá, o jornalista José Raimundo faz o tour guiado, aprendendo tudo sobre a maior festa popular de rua do mundo. Depois, caminha para a Catedral Basílica de Salvador, onde encontra com o Diácono Raimundo Moreno. O tour aborda a chegada dos padres jesuítas ao Brasil, a construção do primeiro colégio e da capela, que hoje é a Catedral.

No Terreiro de Jesus, a jornalista Luana Souza fala de quantas memórias afetivas ela guarda daquele lugar e também sobre a primeira faculdade de medicina do Brasil, onde hoje está o Museu Afro-Brasileiro da UFBA (Mafro). Em seguida, passa pelo bar O Cravinho. Depois, ela retorna de dentro do salão mais emblemático do Pelourinho com Negra Jho, uma das maiores referências de tranças e turbantes da Bahia.

“Os turistas que chegam ao Terreiro de Jesus ficam fascinados com a beleza, mas o contexto histórico deixa as pessoas maravilhadas. Os espectadores vão poder mergulhar nessa história”, promete o guia Lázaro Marrom. “Vai ser apresentada também a variedade de opções que a praça oferece, em termos de entretenimento e cultura gastronômica”, adiantou.

O jornalista José Raimundo retorna direto do Largo do Cruzeiro de São Francisco e entra na Igreja de Ouro: a Igreja e Convento de São Francisco. Depois de mostrar o altar e desvendar as histórias do local, José Raimundo vai para a sorveteria Le Glacier Laport, onde termina a live conversando sobre a diversidade de sabores existentes e, claro, se deliciando com um sorvete sentado em uma das mesas da charmosa área externa.

Todo mundo ama o Centro Histórico

Salvador tem cada cantinho de tirar o fôlego e nesse Live Tour você vai conhecer vários. Vai ter histórias, belezas, dicas e muito da cultura soteropolitana.

O trecho que vai do Largo do Pelourinho ao Santo Antônio Além do Carmo é a terceira parte do roteiro do Centro Histórico a ser apresentado pela Live Tour Salvador.

Nesta edição, o apresentador José Raimundo e a âncora Larissa Meira desvendam as belezas da região ao lado do capelão da Igreja do Passo, padre Valson Sandes, além dos guias de turismo Wanderley Souza e Glória Moura.

A live parte do Terreiro de Jesus, em frente ao Casarão 17, empresa que administra o carrinho elétrico e de onde partem os passeios. Junto com a guia Glória Moura (BTS) no carro elétrico, você passeia pelas ruas do Pelourinho, conversando sobre a dinâmica e acessibilidade dos passeios.

Chegando à Casa do Olodum, a conversa agora é com João Jorge, presidente do Bloco Olodum, que segue com o carrinho passando pela sede dos Filhos de Gandhy, sede da Didá Banda Feminina (idealizada por Neguinho do Samba, um dos fundadores do Olodum), passa pelo Solar do Ferrão, até chegar ao Largo do Pelourinho. Por lá, José Raimundo e João Jorge relembram os festivais de música ocorridos ali e a gravação do clipe do Michael Jackson, do qual o Olodum participou.

José Raimundo continua o tour e encontra Milton, criador do famoso suco de coco com limão, com quem desenrola uma conversa sobre o suco enquanto um grupo percussivo e um capoeirista se apresentam em frente à Fundação Casa de Jorge Amado.

Do Plano Inclinado do Pilar, no Santo Antônio Além do Carmo, a jornalista Larissa Meira anda pelo bairro, mostrando lugares superinteressantes, como o Espaço Ilê Eko, que tem serviço de barbearia e loja de roupas, o Poró restaurante, o Cafelier e sua varanda com pôr do sol disputado. Depois, direto da torre da Igreja do Passo, Larissa conversa com Padre Valson Sandes (Capelão da Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo), e ainda vai para a Escadaria do Passo, onde conversa com o guia Wanderley Duarte sobre turismo no Centro Histórico.

De volta ao Pelourinho, no Museu da Gastronomia Baiana, o jornalista José Raimundo fala sobre o museu e sobre a história da gastronomia baiana com Ana Carla, coordenadora do Senac. O apresentador termina na Igreja de Nossa Senhora Rosário dos Pretos, falando sobre diversos assuntos interessantes, dentre eles, os santos negros existentes neste templo.

Delícia é mergulhar aqui

E aí, bora mergulhar nas belezas e histórias da Ilha dos Frades. Um bairro em formato de estrela, ideal para quem curte um mar calmo e cristalino.

Apreciar a Ilha dos Frades, cercada pela Baía de Todos-os-Santos, com suas construções seculares e belezas da Mata Atlântica, pode ser uma experiência de tirar o fôlego. Quem ainda não teve essa experiência, ou mesmo quem quiser matar as saudades deste pedaço do paraíso na capital baiana, pode conferir a nona edição da Live Tour Salvador. O programa foi conduzido pelo jornalista José Raimundo e a âncora Larissa Meira.

Na visita guiada, o público pode conhecer locais como a praia de Ponta da Nossa Senhora de Guadalupe. Ela é uma das mais famosas da região e foi uma das primeiras a receber a certificação Bandeira Azul no país. O prêmio é concedido a praias que seguem critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social.

No local, há ainda uma série de atrativos para o turista, como caminhadas, que podem ser feitas no vilarejo e na passarela da praia e opções para a prática esportiva como mergulho e stand-up paddle. Lá, também é possível visitar a igreja homônima, construção do século XVII, e que possui uma representação de Nossa Senhora de Guadalupe no teto.

Famosa por suas águas claras e mornas, a ilha pode ser acessada por meio de escunas, com saída do Terminal Turístico Náutico, em frente ao Mercado Modelo. O guia de turismo Luciano Serra explica que para conhecer o local não há um período específico do ano, pois a geografia privilegiada permite ao visitante curtir as praias mesmo no inverno.

Neste passeio, você conhece também o restaurante Preta, conhecido por servir pratos bem preparados e frescos, como o peixe assado com legumes e frutas como pêra, banana da terra, além de quiabo, cogumelos e molho de ervas. Mas, ainda há pratos como camarão com polpa de coco verde e farofa de banana da terra e rolinhos com flor de bananeira.

O público pode “visitar” a igreja e conhecer sua história através do historiador Ricardo Carvalho. A construção fica no ponto mais alto da enseada e, de lá, o jornalista José Raimundo e a âncora Larissa Meira finalizam a live tour mostrando a vista deslumbrante do lugar.

Vem Passear na Barra

O passeio desta live é pelas belezas da Barra com muitas histórias, dicas e pontos turísticos incríveis.

A última edição do programa da Prefeitura de Salvador, Live Tour Salvador, aborda o potencial turístico da Barra. O apresentador José Raimundo e a âncora Larissa Meira estão acompanhados pelo diretor da Alameda Turismo, Pedro Costa, e pelo guia de turismo e historiador Roberto Pessoa (Lilás Turismo).

Nossa primeira parada é o Porto da Barra, com transmissão diretamente do Forte de São Diogo. Lá, conversamos sobre o Espaço Carybé das Artes, um universo virtual de relevos, texturas e cores, centro tecnológico de referência da vida e obra do artista Hector Julio Páride Bernabó, o Carybé.

Por imagens aéreas, pertinho dali, vemos a Igreja da Barra, temos uma vista privilegiada do mar e das belezas do bairro, enquanto conversamos sobre o melhor banho de mar da cidade. Também falamos sobre os restaurantes da orla e sobre a experiência de assistir ao pôr do sol nesta enseada.

Depois, caminhamos para o Forte de Santa Maria. Dentro deste forte, está o Espaço Pierre Verger da Fotografia baiana. Você já foi? Pois, então, anote as dicas, porque em breve estes espaços estarão reabertos e sua visita começa aqui!

O jornalista José Raimundo conversa com Bruno Machado, proprietário da Galeria Vivá, uma guarderia que oferece diversos tipos de cursos e aulas de esportes náuticos como canoa havaiana, SUP e Surf Ski. Eles falam sobre as condições do mar, temperatura da água e da diversidade marinha da Baía de Todos-os-Santos.

Nosso bate-papo também desbrava as curiosidades sobre o Parque Marinho da Barra, os naufrágios das embarcações que estão submersas no mar ao redor e a diversidade marinha da região.

Você já pensou em conhecer a cidade pelo Salvador BUS? Pois, nesta conversa, vamos te contar sobre esse passeio, enquanto caminhamos em direção ao Morro do Cristo. Este, inclusive, é um dos trajetos do Carnaval de Salvador, o Circuito Dodô. Não vão faltar resenha e boas lembranças… e planos para os próximos carnavais aqui na cidade.

E por falar nisso, nosso programa termina direto do Farol da Barra. De lá, Zé Raimundo e Roberto Pessoa conversam sobre o Museu Náutico, sua importância, arquitetura e acervo.

Farol da Barra

Uma saudade chamada Porto da Barra

Um novo formato para atrair visitantes na Bahia e no Brasil

Esse projeto inovador foi pensado para fortalecer o turismo da cidade e amenizar os impactos econômicos no segmento provocados pela pandemia de Covid-19. Assim, criou-se um novo formato para atrair visitantes da Bahia e do Brasil, e também os próprios soteropolitanos. Dessa forma, a Secult vai levar a história, cultura e gastronomia da capital baiana para as pessoas em qualquer lugar do Brasil.

“Devido ao momento delicado que o turismo está passando, a estratégia do município com essa ação é fortalecer o turismo interno. Esse modelo visa trazer o turista das viagens curtas para visitar a nova Salvador, que foi totalmente reconfigurada nos últimos anos. Com a expansão desse projeto, a meta é mostrar as riquezas da cidade para os soteropolitanos, baianos e outros estados através de roteiros ao vivo”, destacou Fábio Mota, secretário da pasta.



Experiências em Salvador

Agenda

23
out
25
out
26
out
27
out
28
out
29
out
30
out
Ver mais em Agenda