Painel Afroturismo “Salvador na rota da Diáspora”

01/DEZ

9h às 10h

O painel traz à tona questões como memória e direito à cidade através de referências geográficas — históricas, contemporâneas e culturais conectadas à cultura negra.   

LOCAL: PALACETE TIRA-CHAPÉU

Participantes

Natalia Bayona – UNWTO (Turismo/ONU)

Adama Bah (Vd):  Possui mais de 40 anos de experiência de trabalho na indústria do turismo na Gâmbia e outros países da África Ocidental. Adama passou mais de 25 anos em funções operacionais na indústria hoteleira da Gâmbia, ultimamente como Director-Geral Adjunto responsável pelas operações e recursos humanos.  De 2006 a 2013, tornou-se o coordenador gambiano da Travel Foundation, Reino Unido. Membro associado do Centro Internacional para o Turismo Responsável e orador em conferências de destino organizadas em diferentes países: Índia, Brasil, Canadá, Reino Unido, África do Sul, Espanha, Belize, etc. Em 2004, ganhou um prêmio internacional como a pessoa que fez A Maior Contribuição para o Turismo Responsável na prestigiada Cerimônia de Prêmios de Turismo Responsável no World Travel Market em Londres. Em 2019, a Universidade Leeds Beckett concedeu-lhe um Doutoramento Honorário, por ter dedicado grande parte da sua vida ao turismo responsável, tanto na Gâmbia como internacionalmente.

Nilzete Santos: Fundadora da Afrotours Viagens, que atua neste segmento desde 2007. Nilzete é agente Abav, formanda em Administração (Unifacs), articuladora cultural do Afroturismo em Salvador, no Recôncavo Baiano e em África, além de militante contra o Racismo, Membro da Diretoria Fiscal da Sociedade Protetora dos Desvalidos – SPD e Ekede de Nanã no Terreiro Ilê Osumare.

Ana Copete: Diretora do Festival de Música do Pacífico Petronio Álvarez, líder social e cultural do Pacífico Colombiano, advogada e mestre em gestão pública. Em 2018, concebeu e liderou o processo que permitiu a formalização da bebida tradicional dos povos afro do Pacífico colombiano, o Viche.

Solange Barbosa: Turismóloga, licenciada em História, ex-consultora da Unesco para o Programa Rota do Escravo, especialista em Afroturismo e CEO da Rota da Liberdade, programa cultural e turístico de mapeamento da Diáspora Africana, atualmente ocupa o cargo de Diretora de Planejamento, Gestão e Turismo da Estância Turística de Paraibuna.  Eleita em 2021 como uma das 40 personalidades mais influentes em Turismo Sustentável pelo Global Shakers e uma das 100 pessoas mais influentes do Turismo Brasileiro pelo Portal Panrotas.

Mediação

Antônio Pita: Co-fundador da Diaspora.Black, startup de turismo e cultura negra presente em 45 países. Soteropolitano, é formado em jornalismo na Universidade Federal da Bahia, trabalhou cinco anos como repórter de economia, política e segurança no Rio de Janeiro, no Estadão, e como consultor no Canal Futura. Vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2022, realizado pela Folha de São Paulo, na categoria Soluções Comunitárias. 

Inscrições: Atividade aberta ao público, sujeito a lotação do espaço.