
Aconchego e ancestralidade no Dois de Julho
Espaço traz elementos populares e acolhedores, como samba, feijão e água de filtro de barro
É um estabelecimento novinho, mas cheio de ancestralidade. O Bar das Preta, inaugurado em 5 de junho de 2022, é um ambiente de aconchego, onde cada detalhe foi pensado para trazer memórias familiares de casa, para gerar identificação e pertencimento. Lá, você encontra feijão, samba e até água em filtro de barro servida em copo de alumínio.
Logo na entrada, o bar tem um grafite de mulheres pretas, feito, claro, por uma mulher preta. Por lá, também tem cortina de sisal e mural de fotos com mães, amigas e clientes do bar. O espaço foi pensado para ser um lugar de fervor cultural, onde os pretos possam se divertir, pedir comida boa, uma cerveja gelada, um drink para animar e escutar uma boa música.
“É Bar das Preta sem o ‘s’ porque é dessa forma que a gente fala no dia a dia. A gente fala: ‘os pretos e as preta tão tudo lá’. Por isso pensamos em usar o nome dessa forma mais coloquial”, explica uma das idealizadoras do bar, Thais Nascimento.
O Bar das Preta celebra a cultura, a comida, a arte e a música. O espaço traz memórias e hábitos que sua avó, mãe e tias cultuam. Alguns drinks e comidas do cardápio foram chamados pelos nomes das funcionárias do bar e de membros das famílias das idealizadoras do estabelecimento. Outros foram batizados com bordões usados no dia a dia.
“Temos um drink chamado tabaco da leseira, que é uma expressão usada quando a galera é muito lerda. O drink dá uma animada”, conta Thais.
O bordão, que é usado para a pessoa que é devagar, que precisa se ligar, tem as variantes dessa expressão, e com certeza sua mãe ou sua avó devem falar algo do tipo. A bebida leva cachaça de Utinga, limão, abacaxi e capim santo. Uma combinação refrescante e forte pra você se atentar pra vida.
Localizado no bairro Dois de Julho, o bar tem samba toda semana, inclusive samba de mesa, com mulheres pretas. O público majoritário é composto por mulheres pretas, principalmente da comunidade LGBTQIAPN+.
O estabelecimento é um sonho de três mulheres pretas sendo realizado. O Bar das Preta é de Marlene Conceição, Jessica Conceição e Thais Nascimento e de todo mundo que chegar para somar e celebrar a cultura preta em Salvador. Os carros-chefes do espaço são feijoada, sarapatel e moqueca de fato. Lá, também tem comida baiana, caldo de sururu, quibe, moqueca de banana da terra e muito mais.
Serviço:
Bar das Preta
Funcionamento: terça, quarta e quinta das 15h às 23h – sexta e sábado das 10h às 23h – domingo das 10h às 20h
Endereço: Rua Democrata, 16 – Dois de Julho
Instagram: @bardaspreta