Bar das Preta

Salvar nos favoritos

Aconchego e ancestralidade no Dois de Julho

Espaço traz elementos populares e acolhedores, como samba, feijão e água de filtro de barro

É um estabelecimento novinho, mas cheio de ancestralidade. O Bar das Preta, inaugurado em 5 de junho de 2022, é um ambiente de aconchego, onde cada detalhe foi pensado para trazer memórias familiares de casa, para gerar identificação e pertencimento. Lá, você encontra feijão, samba e até água em filtro de barro servida em copo de alumínio.

Logo na entrada, o bar tem um grafite de mulheres pretas, feito, claro, por uma mulher preta. Por lá, também tem cortina de sisal e mural de fotos com mães, amigas e clientes do bar. O espaço foi pensado para ser um lugar de fervor cultural, onde os pretos possam se divertir, pedir comida boa, uma cerveja gelada, um drink para animar e escutar uma boa música.

“É Bar das Preta sem o ‘s’ porque é dessa forma que a gente fala no dia a dia. A gente fala: ‘os pretos e as preta tão tudo lá’. Por isso pensamos em usar o nome dessa forma mais coloquial”, explica uma das idealizadoras do bar, Thais Nascimento.

O Bar das Preta celebra a cultura, a comida, a arte e a música. O espaço traz memórias e hábitos que sua avó, mãe e tias cultuam. Alguns drinks e comidas do cardápio foram chamados pelos nomes das funcionárias do bar e de membros das famílias das idealizadoras do estabelecimento. Outros foram batizados com bordões usados no dia a dia.

“Temos um drink chamado tabaco da leseira, que é uma expressão usada quando a galera é muito lerda. O drink dá uma animada”, conta Thais.

O bordão, que é usado para a pessoa que é devagar, que precisa se ligar, tem as variantes dessa expressão, e com certeza sua mãe ou sua avó devem falar algo do tipo. A bebida leva cachaça de Utinga, limão, abacaxi e capim santo. Uma combinação refrescante e forte pra você se atentar pra vida.

Localizado no bairro Dois de Julho, o bar tem samba toda semana, inclusive samba de mesa, com mulheres pretas. O público majoritário é composto por mulheres pretas, principalmente da comunidade LGBTQIAPN+.

O estabelecimento é um sonho de três mulheres pretas sendo realizado. O Bar das Preta é de Marlene Conceição, Jessica Conceição e Thais Nascimento e de todo mundo que chegar para somar e celebrar a cultura preta em Salvador. Os carros-chefes do espaço são feijoada, sarapatel e moqueca de fato. Lá, também tem comida baiana, caldo de sururu, quibe, moqueca de banana da terra e muito mais.

Serviço:

Bar das Preta
Funcionamento: terça, quarta e quinta das 15h às 23h – sexta e sábado das 10h às 23h – domingo das 10h às 20h
Endereço: Rua Democrata, 16 – Dois de Julho
Instagram: @bardaspreta

Bar das Preta. Dois de Julho. Salvador Bahia. Foto divulgação.

1
2
3
4
5
5
Seu bolso
Localização
Rua Democrata, 16 - Dois de Julho

Outras experiências

Ver Agenda completa
09dez
10dez
11dez
12dez
13dez
14dez
15dez
16dez

Nosso blog

Blog
Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Velho Espanha, um bar metalinguístico: Localizado no Centro, falando do Centro. Fotos: Amanda Nascto /Assessoria.

Velho Espanha, um bar metalinguístico: Localizado no Centro, falando do Centro. Fotos: Amanda Nascto /Assessoria.

Centro de Convenções de Salvador. Bahia. Foto divulgação.

Centro de Convenções de Salvador. Bahia. Foto divulgação.