Donas do Sabor de Salvador

Salvar nos favoritos

Um festival para conectar mulheres que comandam os restaurantes da capital baiana

O projeto tem websérie, mostra culinária e uma plataforma digital para fomentar a rota turística gastronômica de Salvador

A culinária na Bahia é formada por um sincretismo cultural das gastronomias indígena, africana e portuguesa. Os sabores encontrados aqui você não acha em nenhum outro lugar no mundo. Por toda cidade uma história. Em cada canto de Salvador temos um novo prato predileto. O mais interessante é notar que cada cozinha aqui é um templo de sabedoria, herança e afeto, muitas vezes comandada por uma mulher com uma bagagem de vida tão rica, com receitas passadas de geração em geração, que queremos conhecer sua trajetória e assim entender a alquimia daqueles sabores.

Inscreva-se agora neste link!

O Women on Food, uma aliança internacional com o objetivo de conectar, capacitar e educar mulheres que estão transformando a gastronomia em todo o mundo, junto com o Visit Salvador da Bahia, estão reunindo mulheres chefs que comandam uma cozinha em Salvador.

O Festival Donas do Sabor é um projeto da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), em parceria com o Women on Food, com apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e do Shopping Barra. O objetivo é fomentar a rota turística gastronômica soteropolitana e atrair visitantes nacionais e internacionais através das mulheres que dominam um dos pilares mais importantes da cultura da cidade: a gastronomia.

Ao longo do mês de novembro, o Festival terá alguns desdobramentos, com várias ações para a formação de uma grande rede de mulheres empreendedoras, chefs de cozinha e/ou que comandam um restaurante em Salvador. A primeira fase é a abertura das inscrições das chefs e dos restaurantes aqui no portal neste link. A fase dois abrange uma websérie de cinco episódios e a fase três, uma Mostra Culinária no Shopping Barra.

Todos os episódios da websérie estarão disponíveis no Youtube, no canal do Visit Salvador da Bahia. As novidades de cada fase do Festival Donas do Sabor serão divulgadas no site salvadordabahia.com e pelo Instagram @visitsalvadordabahia, Facebook e Twitter.

Fique por dentro e saiba como participar do Festival Donas do Sabor

Plataforma digital

E se tivesse um lugar onde pudéssemos acessar todos os restaurantes e as criações de mulheres chefs de cozinha por toda cidade? Este é exatamente o principal pilar do Festival Donas do Sabor. Foi criada uma seção especial no portal SalvadorDaBahia.com apresentando todas as selecionadas e divulgando experiências em torno da rota gastronômica de Salvador.

Women On Food e o Visit Salvador da Bahia mapearam mulheres representantes da área gastronômica de Salvador. As interessadas devem entrar no portal, enviar sua história com a gastronomia, apresentar um prato para ficar em destaque no Festival, além de fornecer contato, endereço, redes sociais e fotos do restaurante, da participante e do prato escolhido.

Qualquer mulher empreendedora que comande um restaurante da cidade e/ou seja chef de cozinha poderá se inscrever para participar do Festival diretamente no portal do Visit Salvador da Bahia. As escolhidas vão ganhar o Selo Donas do Sabor. O selo físico será concedido aos restaurantes, indicando que aquele lugar é comandado por uma mulher e faz parte do Festival Donas do Sabor.

Para participar desse projeto, que une gastronomia e experiências da cidade, as interessadas devem se inscrever no Festival através deste link.

A Websérie

Outro ponto do Festival é a websérie Donas do Sabor, com lançamento no dia 05 de novembro. Em cinco episódios, mostra o poder das mulheres na gastronomia baiana, com encontros que apresentam sempre uma dupla de chefs de dar gosto.

As embaixadoras do Donas do Sabor são: Déa Nascimento (Solar Gastronomia), Ana Célia (Zanzibar), Tereza Paim (Casa de Tereza), Deliene Mota (Encantos Da Maré), Angeluci Figueiredo (Restaurante Preta), Dona Jô (Cantinho da Jô), Angélica Moreira (Ajeum da Diáspora), Nara Amaral (Di Janela), Neinha (Neinha Point do Camarão) e Leila Carreiro (Dona Mariquita). Conheça as embaixadoras e todas as participantes do Festival neste link.

Elas vão se encontrar para, juntas, criarem ou fazerem uma releitura de um prato que fará parte do Menu Especial do Festival. Além de tudo que acontece na cozinha, elas vão contar um pouco sobre sua história com a culinária e sua relação com a cidade, e levar o público para conhecer o que acontece por trás da gastronomia, através das fornecedoras que alimentam a cadeia. A série também vai mostrar seus restaurantes e a região da cidade onde ficam. Os encontros foram gravados na bela cozinha da Pousada do Boqueirão, no Santo Antônio Além do Carmo.

O objetivo da participação destas embaixadoras no Festival é de inspirar outras mulheres a também mostrarem seus pratos e seus restaurantes para o grande público através da inscrição no site do Visit Salvador da Bahia.

Assista cada episódio da websérie Donas do Sabor no Youtube, no canal do Visit Salvador da Bahia neste link.

Mostra culinária

Para o projeto, será criado um restaurante conceito, que vai estar aberto ao público na área gourmet do Shopping Barra, começando no dia 10 de novembro.

O local promete se tornar um ponto de encontro do Festival Donas do Sabor. As embaixadoras vão estar presentes tanto no dia do lançamento, como também em vários momentos durante o mês de novembro, divulgando sua gastronomia e o Festival para toda a cidade. Televisões serão instaladas no local exibindo os episódios da websérie.

O Menu Especial será montado com pratos apresentados pelas duplas de chefs nos episódios da websérie. Estes pratos estarão à venda no restaurante conceito. A cozinha será comandada pelas sócias Elaine Hazin, Paula Bandeira e Paula Hazin do restaurante Mãe, localizado em dois endereços, um na Cidade da Música da Bahia, e outro na Casa do Carnaval. Os restaurantes já existentes na área Gourmet e na praça de alimentação do Shopping Barra também estarão se mobilizando e movimentando o Festival.

A comida é um patrimônio material. A gastronomia é extremamente importante para o turismo, pois está entre os três principais fatores na escolha de um destino. Este projeto fala sobre você que cozinha brilhantemente, sua receita mais conhecida, seu empreendimento e sua história. Nós queremos conhecer você, Dona do Sabor.

Serviço

Festival Donas do Sabor

Plataforma digital
As inscrições já começaram!
Portal: www.salvadordabahia.com
Preencha o formulário e faça sua inscrição neste link.

Websérie
Lançamento: sexta-feira, dia 05 de novembro.
Novos episódios toda quarta e sexta;
Canais
Youtube: Visit Salvador da Bahia
Portal: www.salvadordabahia.com
Instagram: @visitsalvadordabahia

Mostra culinária – restaurante conceito
Lançamento para imprensa: quarta-feira, dia 10 de novembro.
Aberto ao público a partir de 17 de novembro.
Local: área Barra Gourmet, no Shopping Barra.
Endereço: Av. Centenário, 2992 – Chame-Chame, Salvador – BA, 40149-900
Funcionamento: 12h às 23h.



Experiências em Salvador

Agenda

27
nov
28
nov
29
nov
30
nov
01
dez
02
dez
03
dez
04
dez
Ver mais em Agenda