Turismo também para quem é “local”

Salvar nos favoritos
Terminal Marítimo de Plataforma x Ribeira. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

“Turistando” em Salvador como um nativo.

Um ponto turístico, belos horizontes, uma moqueca gostosa, um sorvete famoso e um pôr do sol. Tá bom ou quer mais?

Imagine passar um dia inteiro na Cidade Baixa, conhecendo um ponto turístico, andar de “barquinho” até o Subúrbio, comer uma moqueca maravilhosa e voltar em tempo de tomar um sorvete e assistir ao pôr do sol. Este é um daqueles roteiros top 1 da cidade: TEM QUE IR!!!

A Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, imponente, é rica em detalhes. No teto, uma imensa pintura toma toda a igreja e, no altar, contrasta com as cores menta, branco e dourado. Na lateral, tem a “sala dos pedidos e agradecimentos”. A maior dica é que, no segundo andar, tem um museu que poucos visitantes conhecem. Se você ficou curioso, venha com a gente e saiba mais neste link.

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Foto: Fábio Marconi

Saia do Bonfim e dirija-se para a orla da Ribeira, pode colocar no GPS “Sorveteria da Ribeira”. Ali, naquela área, a orla é tomada por barcos e veleiros, o que é lindo para fotografar. A dica é pegar o catamarã e ir comer em Plataforma, no restaurante Boca de Galinha. A travessia Ribeira-Plataforma foi reinaugurada em 2018, os barcos foram reformados, vale o passeio. O barco para bem próximo ao restaurante, cinco minutos andando. Esse passeio mostra bem a realidade de uma outra parte da cidade, fora da “rota turística trivial”. Se não é, você vai se sentir um “local”.

Terminal Marítimo de Plataforma x Ribeira. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

O “barquinho” liga a Ribeira ao Subúrbio Ferroviário de Salvador, e o local onde você vai comer não é só bem quisto por turistas, mas pelos moradores também. É tudo bem simples e a comida é deliciosa. Lá é servido o que há de melhor na gastronomia da Bahia. O carro chefe são as moquecas, podendo ter oito tipos por dia como Mariscada, Camarão com lagosta, Camarão, Beijupirá, Dourado, Vermelho, Caçonete e Arraia. Este restaurante guarda várias boas histórias que a gente conta neste link.

Restaurante Boca de Galinha. Plataforma, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Ah, e claro, sua sobremesa vai ser quando você voltar. Pegue o barquinho de volta e deixe para tomar o sorvete na Sorveteria da Ribeira, outro ponto turístico da cidade. Os sorvetes de frutas tropicais são a especialidade, mas há sabores “tradicionais” e outras criações do mestre sorveteiro. São mais de 60 opções.

Farol do Humaita. Foto: Fábio Marconi

Para fechar com toda a magia que esse dia merece, vá para o Farol da Ponta de Humaitá, também conhecido como Farol dos Namorados. Este é o único dos 3 faróis de Salvador situado dentro da água do mar, às margens da praia de Monte Serrat. Quando a maré sobe, parte da estrutura do farol fica submersa e o cenário torna-se ainda mais fascinante. Para completar, de lá o pôr do sol é espetacular. Chegue por volta das 16h30, assim você tem tempo de conseguir um bom lugar e aí é só relaxar e ver o céu ir mudando de cor.

Serviço

Travessia Ribeira-Plataforma de barco
Leva de 5 a 8 minutos – travessia de aproximadamente um quilômetro.
Funciona todos os dias, das 6h às 19h. Domingo, das 7h às 19h.
Tem barco de meia em meia hora.
A tarifa: R$ 2,10 (inteira).
Para ir para o restaurante, o barco sai do píer em frente à Sorveteria da Ribeira (R. da Penha, 87 – Ribeira, Salvador – BA, 40421-110).

Boca de Galinha
Endereço: R. Almeida Brandão, 58A – Plataforma, Salvador – BA, 40710-500
Horário de Funcionamento: sexta e sábado de 11h30 às 18h. Domingo, das 11h30 às 17h. Importante: pagamento apenas em dinheiro, não aceitam cartão de crédito e débito.
Telefone: (71) 3398-1232

Sorveteria da Ribeira
Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 22h
Contato: (71) 3316-5451

Farol da Ponta de Humaitá
Ponta de Humaitá, Salvador – BA, 40301-155

Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Ouça agora!


Terminal Marítimo de Plataforma x Ribeira. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
34
Duração aproximada
4 horas - 6 horas
Seu bolso

Outros Roteiros

Agenda

15
ago
16
ago
17
ago
18
ago
19
ago
20
ago
21
ago
22
ago
#FICAEMCASA – Salvador Solidária #ficaemcasa – Podcast Festa Sollares #FICAEMCASA – População pode contribuir com ações sociais #ficaemcasa – Tour virtual no Museu da Misericórdia #ficaemcasa – Contação de histórias infantis #ficaemcasa – App reverte like em renda para pessoas periféricas #ficaemcasa – Curso básico de desenho pela internet #FICAEMCASA – Receitas do M’ar Gastronomia pelo Instagram #FICAEMCASA: Histórias ao vivo para crianças #FICAEMCASA – Tour Virtual do Museu Geológico da Bahia #FICAEMCASA – Tour Virtual do MAM #FICAEMCASA – Tour Virtual do Teatro São João da Bahia #FICAEMCASA – Tour em 360° pelas ruas de Salvador Tour em 360° pela Igreja de São Francisco #FICAEMCASA  – O PAPO VAI SER BOM! com Henrique Bahia #FICAEMCASA – Tour em 360° pelos principais pontos de Salvador Drive In Salvador Cine Drive In Bahia Documentário inédito sobre Santa Dulce dos Pobres A-HA – Turnê Hunting High And Low em Salvador Mostra virtual da Casa do Benin Show de Jau Musical de Marcelo Serrado Show de Vitão Stand-up de Leandro Hassum Fragmentos de um Teatro Decomposto Show da banda Guig Ghetto Espetáculo ‘E Foram, Quase Felizes para Sempre’, de Heloisa Pérrise Show de Patati Patatá Festival gastronômico vegano  Ju Moraes ao vivo Rio Vermelho S/A Museu da Imprensa Filme ‘Axé Canto do Povo de Um Lugar’ estreia na Netflix
Ver mais em Agenda