Turismo também para quem é “local”

Salvar nos favoritos
Terminal Marítimo de Plataforma x Ribeira. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

“Turistando” em Salvador como um nativo.

Um ponto turístico, belos horizontes, uma moqueca gostosa, um sorvete famoso e um pôr do sol. Tá bom ou quer mais?

Imagine passar um dia inteiro na Cidade Baixa, conhecendo um ponto turístico, andar de “barquinho” até o Subúrbio, comer uma moqueca maravilhosa e voltar em tempo de tomar um sorvete e assistir ao pôr do sol. Este é um daqueles roteiros top 1 da cidade: TEM QUE IR!!!

A Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, imponente, é rica em detalhes. No teto, uma imensa pintura toma toda a igreja e, no altar, contrasta com as cores menta, branco e dourado. Na lateral, tem a “sala dos pedidos e agradecimentos”. A maior dica é que, no segundo andar, tem um museu que poucos visitantes conhecem. Se você ficou curioso, venha com a gente e saiba mais neste link.

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Foto: Fábio Marconi

Saia do Bonfim e dirija-se para a orla da Ribeira, pode colocar no GPS “Sorveteria da Ribeira”. Ali, naquela área, a orla é tomada por barcos e veleiros, o que é lindo para fotografar. A dica é pegar o catamarã e ir comer em Plataforma, no restaurante Boca de Galinha. A travessia Ribeira-Plataforma foi reinaugurada em 2018, os barcos foram reformados, vale o passeio. O barco para bem próximo ao restaurante, cinco minutos andando. Esse passeio mostra bem a realidade de uma outra parte da cidade, fora da “rota turística trivial”. Se não é, você vai se sentir um “local”.

Terminal Marítimo de Plataforma x Ribeira. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

O “barquinho” liga a Ribeira ao Subúrbio Ferroviário de Salvador, e o local onde você vai comer não é só bem quisto por turistas, mas pelos moradores também. É tudo bem simples e a comida é deliciosa. Lá é servido o que há de melhor na gastronomia da Bahia. O carro chefe são as moquecas, podendo ter oito tipos por dia como Mariscada, Camarão com lagosta, Camarão, Beijupirá, Dourado, Vermelho, Caçonete e Arraia. Este restaurante guarda várias boas histórias que a gente conta neste link.

Restaurante Boca de Galinha. Plataforma, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Ah, e claro, sua sobremesa vai ser quando você voltar. Pegue o barquinho de volta e deixe para tomar o sorvete na Sorveteria da Ribeira, outro ponto turístico da cidade. Os sorvetes de frutas tropicais são a especialidade, mas há sabores “tradicionais” e outras criações do mestre sorveteiro. São mais de 60 opções.

Farol do Humaita. Foto: Fábio Marconi

Para fechar com toda a magia que esse dia merece, vá para o Farol da Ponta de Humaitá, também conhecido como Farol dos Namorados. Este é o único dos 3 faróis de Salvador situado dentro da água do mar, às margens da praia de Monte Serrat. Quando a maré sobe, parte da estrutura do farol fica submersa e o cenário torna-se ainda mais fascinante. Para completar, de lá o pôr do sol é espetacular. Chegue por volta das 16h30, assim você tem tempo de conseguir um bom lugar e aí é só relaxar e ver o céu ir mudando de cor.

Serviço

Travessia Ribeira-Plataforma de barco
Leva de 5 a 8 minutos – travessia de aproximadamente um quilômetro.
Funciona todos os dias, das 6h às 19h. Domingo, das 7h às 19h.
Tem barco de meia em meia hora.
A tarifa: R$ 2,10 (inteira).
Para ir para o restaurante, o barco sai do píer em frente à Sorveteria da Ribeira (R. da Penha, 87 – Ribeira, Salvador – BA, 40421-110).

Boca de Galinha
Endereço: R. Almeida Brandão, 58A – Plataforma, Salvador – BA, 40710-500
Horário de Funcionamento: sexta e sábado de 11h30 às 18h. Domingo, das 11h30 às 17h. Importante: pagamento apenas em dinheiro, não aceitam cartão de crédito e débito.
Telefone: (71) 3398-1232

Sorveteria da Ribeira
Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 22h
Contato: (71) 3316-5451

Farol da Ponta de Humaitá
Ponta de Humaitá, Salvador – BA, 40301-155

Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Ouça agora!


Terminal Marítimo de Plataforma x Ribeira. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
34
Duração aproximada
4 horas - 6 horas
Seu bolso

Outros Roteiros

Agenda

16
out
18
out
19
out
20
out
21
out
22
out
23
out
Ver mais em Agenda