Praias de Salvador, Check! – Características

Salvar nos favoritos
Porto da Barra. Salvador Bahia. Foto Tercio Campelo.

Conheça mais sobre os detalhes que tornam as praias de Salvador únicas e lindas

Porto da Barra. Salvador Bahia. Foto Tercio Campelo.

O calor chegou e, com ele, a vontade de correr para dar um mergulho no mar! A cidade de Salvador é privilegiada por suas belas praias e não faltam boas opções para quem busca relaxar em meio à natureza.
Para aproveitar os seus dias na areia e no mar com tranquilidade, elaboramos uma lista elencando as características de praias de Salvador que você não pode deixar de visitar.

Não esqueça de levar sua máscara, o álcool 70°, protetor solar e lembre-se de beber muita água, seja ela natural ou de coco. Com o calor excessivo, a hidratação do corpo é essencial para que você passe dias com energia e tranquilidade na praia.

A melhor para dar um mergulho

Porto da Barra. Foto: Amanda Oliveira

Aos visitantes e moradores, estar aqui e não conhecer a famosa praia do Porto da Barra é algo quase proibido! Águas mansas e mornas fazem o banho de mar no Porto conhecido mundialmente.
Esta praia é um dos pontos turísticos da Bahia, com vários hotéis, bares e restaurantes. Queridinha dos moradores e de turistas, parece ter águas que te abraçam a cada mergulho! As águas cristalinas são um convite a perder a hora se divertindo por lá.

Além de aulas de esportes aquáticos, ainda tem o Museu da Fotografia e o Espaço Carybé, um de cada lado da orla: um no Forte de Santa Maria; e o outro, no de São Diogo. Não deixe de curtir o pôr do sol: é surreal!!!

Praia do Porto da Barra

Já pensou em fazer um mergulho com cilindro e snorkel em Salvador? Pois coloque já na sua lista. O mar de Salvador é um universo particular. Aqui é um dos melhores lugares para mergulhar no Brasil, de fauna e flora deslumbrantes, temperatura da água agradável e mar calmo, mesmo nos dias nublados, além de ter uma alta visibilidade, já que estamos em uma cidade que, na maior parte do ano, é ensolarada. Para saber mais sobre aulas de mergulho, clica neste link.

Mergulhar é preciso!

Fazer vibes e tirar fotos conceituais

Praia do MAM. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Mar cristalino, vista deslumbrante da Baía de Todos os Santos e obras de arte.Este esconderijo está no pé da Avenida Contorno, coladinho ao Bahia Marina. Ali, tem uma pequena enseada de águas calmas e cristalinas. É onde está a Prainha do Mam – Museu de Arte Moderna da Bahia, frequentada por moradores, turistas e, principalmente, jovens descolados, o que transformou a faixa de areia num dos points de maior burburinho dos últimos tempos. Coisas de Salvador! Onde mais você iria achar uma praia dentro de um museu, não é mesmo?!

A praia funciona como ponto turístico e área de lazer, já que está dentro do Parque de Esculturas, que, quando inaugurado no final dos anos 90, foi o primeiro espaço cultural do país especialmente planejado para mostra permanente de esculturas ao ar livre. Saiba tudo sobre esta praia neste link.

Prainha do MAM

A melhor para surfar

Praia de Jaguaribe. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

A Praia de Jaguaribe é localizada na foz do rio homônimo e entre as praias de Patamares e Piatã. Com vários coqueiros no decorrer da orla, o calçadão também conta com uma pista para cooper e uma ciclovia.
O local já sediou campeonatos de vários esportes, entre eles, o surfe. O mar de cor verde tem ondas bem fortes e é lá que estão as principais escolinhas de surfe e de kite surfe da cidade.

Jaguaribe é uma praia urbana, limpa e de água morna. Até quando fica mais cheia nos finais de semana, é um lugar possível para ir e relaxar, e mesmo com ondas, é segura. Próximo à praia tem supermercados, restaurantes, farmácia e estacionamento na orla. Durante a semana, a praia fica praticamente vazia, excelente para caminhar e ficar sossegado. Saiba mais sobre esta praia neste link.

Praia de Jaguaribe

Para tirar foto e postar com a legenda: “Passei uma tarde em itapuã”

Praia de Itapuã. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Há muito esporte aquático no bairro eternizado nos versos de Vinícius de Moraes. Itapuã significa “pedra redonda” na língua tupi. O bairro tem um calçadão com coqueiros ao longo de toda a orla, que foi requalificada por inteiro. É no calçadão, também, que fica a famosa estátua da Sereia de Itapuã.

O mar é calmo, de ondas médias com água cor de esmeralda. Em determinados lugares, existem grandes pedras que formam piscinas naturais. Dependendo do ponto da praia onde você ficar, é possível praticar surfe e outros esportes aquáticos.

A Rua da Música – também conhecida como Rua K – era muito frequentada por artistas, músicos e esportistas de Salvador nos anos 70 e 80. Até hoje, é o ponto de encontro para esportistas em geral e para quem quer praticar Windsurfe e S.U.P.

Os visitantes podem visitar o Farol de Itapuã, um verdadeiro cartão-postal da cidade, e apreciar os diversos barquinhos de pesca nas suas mediações. No caminho para o farol, ainda é possível ver mosaicos nas paredes das casas e em instalações na areia, feitos pelo artista plástico Bel Borba. A praia possui barracas e quiosques em vários pontos da orla, que alugam guarda-sol e cadeiras. Saiba mais neste link.

Praia de Itapuã

Praia de Itapuã


Rodas de altinha, Porto da Barra. Foto: Amanda Oliveira

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
13
Duração aproximada
1 horas - 2 horas
Seu bolso

Outros Roteiros

Agenda

26
jan
27
jan
28
jan
29
jan
30
jan
01
fev
02
fev
Ver mais em Agenda