Lugares instagramáveis em Salvador – Parte 1

Salvar nos favoritos
Fitinhas do Bonfim. Salvador Bahia. Foto Tercio Campelo

Uma lista com 10 cenários perfeitos para suas fotos bombarem na internet… e só estamos começando!

Antes de mais nada, é inegável que Salvador tem cenários arrebatadores, paisagens que podem fazer toda a diferença na hora do passeio e também das suas fotos. Para aqueles visitantes que não resistem a um bom clique, ou para os moradores que amam sair por aí mostrando essa cidade com um olhar diferenciado, esta matéria é perfeita para vocês.

Salvador possui inúmeros locais instagramáveis, portanto, resolvemos fazer uma série de matérias dando essas dicas. Aqui, listamos apenas 10. Mas, acredite, há uma quantidade enorme de locais a serem explorados. Confira os melhores lugares para suas fotos bombarem na internet e inspire-se para conhecer local por local.

1. O terraço do Fera

Já que o objetivo é bombar, então vamos fazer direito. Aqui, você não apenas pode tirar uma foto linda, como se hospedar em um dos hotéis mais bonitos da cidade. Salvador está repleta de excelentes opções hoteleiras e vamos falar de outras aqui na próxima matéria, mas começamos no Fera Palace, mais precisamente no seu terraço.

O acesso ao terraço é apenas para hóspedes. Além da piscina de frente para a Baía de Todos-os-Santos, tem uma cúpula de cobre muito bonita. Depois de curtir o visual e fotografar, vale demais ir ao restaurante no térreo, tomar um drink no lobby. Estes dois espaços (lobby e restaurante) recebem passantes e ainda são maravilhosos para belas poses e cliques.

2. Grade do artista Carybé na entrada do MAM

O Museu de Arte da Bahia (MAM) é conhecido por ter diversos atrativos, entre eles estão as exposições de arte, a sala de cinema e a Jam no MAM, que acontece com frequência na área externa, de frente para o mar, e oferece jazz ao pôr do sol. Por lá você encontra diversos lugares instagramáveis, a grade de entrada é uma delas.

Há poucos anos, a Prainha do MAM (como é conhecida), virou a queridinha entre a galera cool de Salvador. Um dos motivos: essa faixa de areia fica dentro do Parque das Escultura do MAM, em meio a obras de Mestre Didi, Mário Cravo, Tunga, Carybé, entre outros. Por mais que o parque esteja fechado, o caminho para a praia já é lindo. É exatamente na entrada para o parque e para a praia que está nossa segunda dica instagramável.

Essa grade é do artista Hector Julio Páride Bernabó, conhecido pelo nome artístico Carybé. Ele foi um pintor, gravador, desenhista, ilustrador, ceramista, escultor, muralista, pesquisador, historiador e jornalista argentino, brasileiro naturalizado e residente no Brasil desde 1949 até sua morte. O portão, estando fechado ou aberto, possibilita fotos lindas!

Os temas dos desenhos são peixes, sereias, sol e também olhos gigantes. Seja lá qual for o passeio que você escolher, não deixe de dar uma paradinha e clicar! Vai arrasar!

3. Farol da Barra (da água, com o farol lá no fundo)

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Nós sabemos que você já conhece o Farol da Barra, já visitou o Museu Náutico e já marcou sua aula de mergulho no Parque Marinho da Barra. O local para fotos desta vez é dentro do mar. Dos dois lados do Farol, formam-se belas piscinas naturais, ideais para cliques superbonitos. Outra opção é chegar de SUP, ou dar um belo mergulho, nadar até o meio do mar, se posicionar com o Farol ao fundo e fazer o carão!

4. A varanda do Casarão 17, no Pelourinho

O bom desta dica é que você vai conhecer o Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, provar uma boa gastronomia, fazer umas comprinhas e ainda tirar ótimas fotos. No Casarão 17, você encontra o restaurante Mariposa de um lado, e do outro, a loja das Havaianas.

No segundo andar – tem que pedir permissão para subir – está o melhor local para fotos. Desta varanda, você pode escolher o que quer na imagem: de um lado, o Largo de São Francisco, com a famosa Igreja de Ouro no fundo; do outro, você vê o Largo do Terreiro de Jesus – com a praça de pedras portuguesas fazendo desenhos inspirados no trabalho de Roberto Burle Marx, e a Catedral Basílica de Salvador ao fundo. Ficou na dúvida? Então faça as duas!

5. A igrejinha de Loreto

Loreto. Ilha dos Frades, Salvador, Bahia. Foto: Fábio Marconi.

A Baía de Todos-os-Santos guarda segredos e lugares de natureza vibrante, excelente gastronomia e visuais deslumbrantes. Alugue uma embarcação e vá para Loreto, na Ilha dos Frades. Lá, tem uma Igrejinha que parece de filme, bem na beira do mar. Você pode primeiro pedir para o condutor posicionar o barco perto da costa, de frente para a Igreja de Loreto, e fazer a foto. Depois, já em terra, caminhar pela pequena orla até o lado oposto do cais, entrar no mar – tem escadinhas para ajudar – e fazer uma foto dentro daquela água cristalina. Paraíso!.

6. Os azulejos da Casa do Rio Vermelho

Para os que amam fazer uma foto dos pés em um piso maravilhoso, a Casa do Rio Vermelho tem mosaicos e azulejos perfeitos para isso. Durante o passeio cultural pela casa onde viveu o casal Zélia Gattai e Jorge Amado, também tem cenários perfeitos para outros cliques, como a cestaria no teto da cozinha, o banco no quintal revestido de azulejos pintados de azul, ou o jardim repleto de árvores e plantas diversas. Vale demais o passeio.

7. As fitinhas do Nosso Senhor do Bonfim

O Visit Salvador da Bahia não se atreveria a fazer uma lista dessa e não colocar elas, as estrelas da Colina Sagrada, as queridinhas de visitantes e moradores, as mais amadas da Lavagem mais famosa do Brasil: as fitinhas do Senhor do Bonfim! Essa grade repleta de fitinhas, tão colorida e significativa, tinha que estar aqui, não é mesmo?

Parada obrigatória, a Basílica do Nosso Senhor do Bonfim tem lugar especial nos corações de quem visita Salvador. Assista a uma missa de sexta-feira (que é ainda mais especial), de preferência, vista-se de branco e depois tire um milhão de fotos amarrando a sua fitinha e aproveitando todos os ângulos! O sentimento neste lugar é de renovação e proteção. Você vai querer voltar sempre.

8. Casa do Carnaval

Lá é carnaval o ano todo, sim! Você vai amar conhecer cada detalhe desta festa, se sentindo o maior folião do mundo. Todas as salas e ambientes são instagramáveis. Impressionante! Coloridos, com iluminação perfeita e muitos objetos curiosos, vai faltar espaço no seu celular para tanta foto.

As imagens icônicas estão na fachada e no terraço. Assim que você chegar, vai dar de cara com esculturas de Pierrôs, do grupo Pierrot de Plataforma, clássico carnavalesco de Salvador. Depois do passeio, vá ao terraço ver a vista, o pôr do sol e, claro, se acabar de fotografar.

9. O balanço do Lôro da Praia do Flamengo

Oásis pé na areia. Assim são conhecidas as barracas de praia, ou beach clubes de Salvador. Conforto, organização e boa gastronomia, de frente para o mar. O Lôro da Praia do Flamengo, por exemplo, tem camas balinesas, banho de chuveirão e um balanço, perfeitos para quem curte uma praia, mas não resiste a uma bela pose. Escolha a produção! Hora de usar aquele chapéu, uma roupa poderosa e óculos escuros. Essa foto vai bombar no seu feed.

10. Escultura Odoyá, no Rio Vermelho

Novo Normal. Salvador Bahia. Foto Tércio Campelo.

No Rio Vermelho, você pode unir três clássicos de fotos boas para o instagram: passeio de bicicleta por uma orla bonitona, um clássico acarajé nas baianas mais conhecidas da cidade e esculturas urbanas – melhor ainda por reverenciar uma Orixá como Iemanjá, símbolo deste bairro.

O passeio vai ser completo e sua foto também. Então, pegue sua bicicleta, escolha seu tabuleiro preferido – o de Cira, Dinha ou Regina – e sente-se na mureta pertinho da escultura Odoyá, do artista plástico Ray Vianna. Pronto! 3 em 1!


Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
4
Duração aproximada
1 horas - 2 horas
Seu bolso
Localização
Salvador

Outros Roteiros

Agenda

23
out
25
out
26
out
27
out
28
out
29
out
30
out
Ver mais em Agenda