Conheça a cidade pedalando: Ruas do Comércio

Salvar nos favoritos
Praça Marechal Deodoro. Comércio. Salvador Bahia. Foto Secom.

Esporte e passeio ciclo-turístico, aqui te damos dicas das vias e do que fazer no percurso

O uso da bicicleta como meio de transporte na cidade, ou só para passeios, aumenta cada vez mais em todo o mundo. A ampliação da malha de ciclovias em Salvador vem contribuindo para o deslocamento das pessoas, a segurança de acesso nas vias, além de promover saúde, mobilidade e socialização da comunidade.

Neste roteiro, o Visit Salvador da Bahia te leva pelas ruas do bairro do comércio. Por lá, além de um bom rolê de bicicleta, incluindo um roteiro urbano de arte no caminho, você ainda almoça em um lugar legal e conhece alguns pontos turísticos como a Casa da Música da Bahia, o Doca1 e o Mercado Modelo. Vamos nessa!

Mobilidade urbana e acesso a pontos turísticos

Elevador do Taboão
Foto: Bruno Concha /Secom

Para quem estiver passando pelo Centro Histórico, na Cidade Alta, uma forma fácil de conexão para a Cidade Baixa são os Elevadores e Planos Inclinados deste perímetro. Os usuários também podem levar uma bicicleta por viagem nas cabines, o que permite uma locomoção ainda mais confortável e segura, evitando as ladeiras que interligam as regiões.

Os Planos Inclinados e Elevadores Urbanos de Salvador

Além do famoso Elevador Lacerda, os ciclistas também podem transitar com suas bikes nos planos inclinados Pilar e Liberdade, desde 2013, e no recém reformado Elevador do Taboão, que liga o Pelourinho ao Comércio.

Para quem já tem mais habilidade em duas rodas e tem o mapa da cidade na cabeça, outra forma de começar esse passeio é pela ciclofaixa que começa na Avenida Contorno e vai até o Porto de Salvador, passando pela Praça Cairu.

Diversão pelas ruas do Comércio

Praça Cairu revitalizada. Comércio. Salvador Bahia. Foto Max Haack Secom.

Seu passeio ciclo-turístico de hoje começa pelas redondezas do Mercado Modelo, na Praça Cairu, que tá lindona depois da reforma. Todo o seu entorno se transformou em um grande pátio que, além de possibilitar andar de bicicleta, ainda proporciona paradas estratégicas para fotos do Elevador Lacerda, do Terminal Turístico Náutico, do prédio da Marinha e do próprio Mercado Modelo.

Depois, aproveite e siga pela Praça da Inglaterra e dê uma esticada até a Praça Marechal Deodoro, popularmente conhecida como Praça do Ouro ou Praça das Mãozinhas. Tem ciclovia na Avenida Jequitaia, seguindo pela Travessa do Cais do Ouro, até a Rua Torquato Bahia, com boa pavimentação, acessibilidade, estacionamento, pontos de ônibus, mobiliário urbano e paisagismo.

Nova Rua Miguel Calmon. Comércio. Salvador Bahia. Igor Santos Secom.

Vale uma parada para uma água de coco e uma foto na frente do Monumento das Nações, mais conhecido como “Monumento das Mãozinhas”, responsável pelo nome popular desta praça.

Os ciclistas passam com segurança por vias mais curtas, mas que se interligam, como Henrique Dias, Miguel Calmon e Av. Frederico Pontes. Também tem rotas mais longas como da Avenida da França até São Joaquim, com 1,5 km; ou Avenida Engenheiro Oscar Pontes até São Joaquim, com 1,85 km; ou da via da Avenida Jequitaia até a Cidade Baixa (Comércio-Calçada), que tem 3 km.

Ciclismo e arte na rua

Uma excelente opção no meio do percurso é conhecer o R.U.A. – Roteiro Urbano de Arte de Salvador, uma verdadeira galeria de arte a céu aberto. São instalações, esculturas, intervenções artísticas e grafites de expoentes artistas baianos da atualidade, concebidas para ocupar espaços específicos no bairro do Comércio. Você pode fazer o roteiro a pé ou de bicicleta.

RUA – Roteiro Urbano de Arte de Salvador

As obras de arte ao ar livre estão na Rua da Grécia, Praça da Inglaterra, Rua dos Ourives, Rua Francisco Gonçalves, Plano Inclinado Gonçalves. As avenidas da França e Estados Unidos, além das ruas Miguel Calmon e Conselheiro Dantas, receberam novos desenhos de grafite.

As intervenções artísticas foram feitas por sete artistas, de acordo com os conceitos relacionados a outros sete artistas homenageados: Bel Borba homenageia Caribé; Ayrson Heráclito homenageia Mestre Didi; Ray Vianna homenageia Mário Cravo Júnior; Lanussi Pasquali homenageia Joãozito; Lêda Oliveira homenageia M.B.O.; Zuarte homenageia Reinaldo Eckenberger; e Vinícius S.A. homenageia Rubem Valentin. Além disso, o artista visual e grafiteiro Bigod criou o “Conexão Grafite”, com grafites espalhados pelo trajeto.

Anota esta dica!

No final do R.U.A., ali bem em frente à obra de Vinícius S.A., na Avenida França, uma grande estrutura vai chamar logo sua atenção: o Doca 1, Polo de Economia Criativa. Ao longo dos próximos meses, a estrutura será equipada com estúdios de gravação, auditório, centros de treinamento, espaço gourmet, restaurantes, ateliês e palcos, para realização de atividades e serviços de formação, consultoria, produção de conteúdo, oficinas, workshops, eventos e coworking. O local também será aberto à visitação do público e promoverá atividades como palestras, cursos e capacitações.

Doca 1 – Polo de Economia Criativa

Os clássicos da gastronomia do comércio

Filé do Juarez

O filé que tem uma crosta preta por fora e permanece com uma carne suculenta e vermelha por dentro guarda lendas sobre o seu preparo, e Felisberto, o proprietário, não entrega o segredo. Desde 1955 em atividade, o Filé do Juarez é um patrimônio gastronômico para os carnívoros na terra do dendê. O lugar oferece o carro-chefe nas opções aberto e fechado, com acompanhamentos simples e saborosos: feijão, arroz e salada. O clássico dos clássicos!

Filé do Juarez

Manolo Rei do Pernil

Gastronomia raiz no coração do comércio de Salvador, no meio de um dos centros comerciais mais frenéticos da cidade. A tradição da casa é o sanduíche de pernil com mate gelado, tanto que o nome desta lanchonete é Manolo Rei do Pernil, que mistura a culinária espanhola do pernil caprichado tradicional com o tempero baiano desde 1930.

Preto e Branco Café e Restaurante

Para quem quer um cafezinho com um bolinho, sua parada é no Preto e Branco Café e Restaurante, onde a Chef Miza apresenta um jeito feliz de cozinhar e fazer tortas. Lá, você encontra pudim, mini cake e docinhos, entre outros. Nossa sugestão é o mini bolo de ameixa ou o bolo de aipim com banana caramelizada.

Bistrot Trapiche Adega

Este é um espaço para os apreciadores de vinho e de um bom restaurante. O Bistrot Trapiche Adega tem carta repleta de rótulos marcantes das principais regiões do mundo, culinária internacional e carta de drinks diferenciada. Além da excelente comida, o restaurante tem a vista da Baía de Todos-os-Santos como cenário. Nossa sugestão é o peixe em crosta de castanha com purê de cenoura e feijão verde salteado.

Restaurante Amado

O Restaurante Amado, de Edinho Engel, tem um ambiente que já é um deleite para os olhos. Diferentes texturas e paredes disputam com a vista para a Baía de Todos-os-Santos e deixam o clima ainda mais acolhedor. A comida, desde os couverts, entradas frescas, até o prato principal, é fantástica, com massas, frutos do mar, aves e caças. A carta de vinhos, para sommelier nenhum botar defeito, traz vinhos perfeitos para harmonizar com os pratos.

Restaurantes da Bahia Marina

A Bahia Marina, no Comércio, é visitada por um público diversificado: pessoas que frequentam os restaurantes, as lojas, que passeiam de barco ou que curtem o paisagismo do local e o pôr do sol. Acima de tudo, o local é conhecido por sua linda vista e restaurantes de alta gastronomia, como Lafayette, Lôro e Soho, o que faz da marina, também, um roteiro para bons encontros.

No Lafayette, as grandes estrelas são os peixes e frutos do mar. Além de uma cozinha aberta e do salão principal, a varanda tem um deck suspenso, que é a grande atração do local. Saiba mais neste link.

A “barraca de praia” que se tornou sucesso entre baianos e turistas agora leva o conceito Lôro ao complexo gastronômico da Bahia Marina, com toda a sua competência, qualidade e reconhecimento. O cardápio do novo restaurante Lôro Bahia Marina conta com entradas, Lôro Fitness, especiarias do mar, bebidas diversas e muitas opções de drinks.

O restaurante de culinária japonesa Soho é a opção para quem gosta de um ambiente sofisticado e comida feita com capricho. Destacam-se o Orange Shrimp, camarão crocante com molho picante à base de laranja; e o Ebi Kani Fresh, kani com camarão empanado, cream cheese e molho de maracujá. Saiba mais neste link.

O restaurante Macelleria Quitéria, na Bahia Marina, é inspirado nos açougues italianos. O espaço é especializado em cortes nobres e carnes especiais. A casa tem seu nome em homenagem à heroína baiana Maria Quitéria.

O The Latvian é uma espécie de ”bar secreto”, inaugurado na Bahia Marina. O estabelecimento fica dentro do Macelleria Quitéria. O conceito de “speakeasy” é uma experiência única com um menu exclusivo, fumoir, cocktails desenvolvidos por mixologistas exclusivos e uma das maiores adegas da cidade.
Termine o dia com muita cultura e comprinhas

Cidade da Música

Cidade da Música da Bahia. Comércio Salvador Bahia. Foto Betto Jr. Secom.

Sua próxima parada é a Cidade da Música da Bahia, localizada em um casarão histórico, construído em 1851, no bairro do Comércio. Prepare-se para um verdadeiro resgate histórico e cultural da música produzida no estado. Todo o acervo do museu é 100% audiovisual e o espaço oferece serviço de wi-fi gratuito. O museu dispõe de informações sobre a história da música e dos artistas baianos.

Também fazem parte da lista de atrações três estúdios de gravação de clipes karaokê, onde o visitante escolhe um fundo gráfico e, ao final, tem seu clipe pronto para postar em redes sociais; sala do “Rap e Trap”, no qual o visitante pode recitar seu rap ou poesia; quiz Game (perguntas e respostas sobre a música baiana, baseadas na exposição) e muito mais. Imperdível!

Mercado modelo

Varanda do Mercado Modelo. Salvador Bahia. Foto Tércio Campelo.

Termine o dia fazendo comprinhas no Mercado Modelo e se hidratando na sua deliciosa varanda. São mais de 250 lojas de artesanato local, lembrancinhas, roupas, doces, cachaças, as famosas fitinhas do Bonfim e outras miudezas da Bahia! Lá, você encontrará, também, restaurantes tradicionais como o “Maria de São Pedro” e o “Camafeu de Oxóssi”. A varanda no andar superior tem uma vista brilhante, perfeita para terminar o dia.

Serviço

Doca 1 – Polo de Economia Criativa
Instagram: @doca1ssa
Av. da França, S/N – Comércio, Salvador – BA, 40010-000 (ao lado do Terminal Turístico Náutico de Salvador)

Juarez Restaurante
Funcionamento: de segunda a sábado, das 11h30 às 15h.
Endereço: Tv. Frederico Pontes, 1 – Comércio, Salvador – BA, 40015-110
Telefone: 9922-3378
Importante: não aceita cartão

Manolo Rei do Pernil
Instagram: @manoloreidopernil https://www.instagram.com/manoloreidopernil/ Funcionamento: de segunda a sábado, das 7h às 16h (no sábado fecha mais cedo)

Preto e Branco Café e Restaurante
Instagram: @pretoebrancocafe https://www.instagram.com/p/CYbSJf0riah/?igshid=MDJmNzVkMjY=
Endereço: R. Conselheiro Dantas, 11 – Comércio, Salvador – BA, 40015-070
Funcionamento: segunda-feira a sexta, de 8h às 17. Sábados, das 09h ao meio dia. Fecha aos domingos.

Bistrot Trapiche Adega
Instagram: @bistrottrapiche
Endereço: Av. Lafayete Coutinho, n. 496, Porto Trapiche Residence, Loja 09, Comércio, CEP: 40.015-160.
Telefone: 2132-5509
Horário: terça a sábado, das 11h às 21h30. Domingo, das 10h30 às 17h.
Mais informações e pedidos: (71) 2132-5509 / WhatsApp (71) 99660-8064.

Restaurante Amado
Instagram: @restauranteamado
Local: Av. Lafayete Coutinho, 660 – Comércio, Salvador – BA, 40301-110
Horário: de quarta a domingo, das 10h às 18h.
Mais informações: 71 3039.5561 | 99231.4660 / 98101-0249 / 98145-5947

Restaurantes na Bahia Marina
Endereço: Av. Lafayete Coutinho, 1010 – Comércio, Salvador – BA, 40015-160
Lafayette
Instagram: @restaurantelafayette
Telefone: (71) 3321-4637
Lôro Bahia Marina
Instagram: @barracadoloro
Soho
Instagram: @sohorestaurante
Telefone: (71) 3322-4554
Macelleria Quitéria e The Latvian
Horário: de quarta a sábado, das 19h às 23h

Cidade da Música da Bahia
Instagram: @cidadedamusicadabahia
Endereço: Praça Visconde de Cayru, 19 – Comércio, Salvador – BA, 40015-170
Localização: o emblemático Casarão de Azulejos Azuis está próximo ao Elevador Lacerda e ao lado do Mercado Modelo, na Praça Cairu, Centro Histórico de Salvador.
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h (entrada até 17h).
Valor do ingresso: R$20 (inteira) e R$10 (meia) – o benefício da meia entrada é extensivo a cidadãos residentes em Salvador, mediante comprovação de endereço.

Mercado Modelo
Endereço: Praça Visc. de Cayru, s/n – Comércio, Salvador – BA, 40015-170
Horários de funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 19h. Domingo, das 9h às 14h.

Bicicletas por todo lado

Saiba mais detalhes de como alugar bicicletas e sobre orientações para reforçar ainda mais a segurança dos ciclistas nestes links.

Movimento Salvador Vai de Bike neste link.

Estações de bicicletas compartilhadas neste link.

Conheça grupos de ciclistas pela cidade neste link.


Mercado Modelo. Comércio. Salvador Bahia. Foto Tércio Campelo.

1
2
3
4
5
5
Duração aproximada
2 horas - 4 horas
Seu bolso
Localização
Praça Visc. de Cayru, s/n - Comercio, Salvador - BA, 40015-170

Outros Roteiros

Agenda

26
maio
27
maio
28
maio
29
maio
30
maio
31
maio
01
jun
02
jun
Ver mais em Agenda

Artigos