Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe

Salvar nos favoritos

Um paraíso na Baía de Todos os Santos

Ilha dos Frades – Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe vista de cima, lá do mirante! Foto: Fábio Marconi

A Praia da Ponta de Nossa Senhora é uma praia localizada na parte norte da Ilha dos Frades, Salvador, Bahia. Está entre o Morro de Nossa Senhora de Guadalupe e o Outeiro dos Carneiros. Tem uma grande faixa de mata nativa e é uma das praias mais procuradas da Ilha dos Frades, por causa de suas águas calmas, mornas e cristalinas, ótimas para o banho, a pesca, o mergulho e outros esportes náuticos. Dispõe também de barracas de praia, que garantem o conforto do turista, servindo frutos-do-mar e pescados. O badaladíssimo Restaurante da Preta está exatamente nesta praia, mais um motivo para visitar!

Restaurante da Preta

A praia tem o selo Bandeira Azul, considerado o mais importante da categoria em todo o mundo e atribuído a praias e marinas que cumprem um conjunto de 34 requisitos de qualidade socioambiental. Os critérios de atribuição da bandeira azul incluem diversos parâmetros em categorias como: qualidade da água, informação e educação ambiental, conservação do meio ambiente local, segurança, serviços e infraestruturas de apoio.

É sempre bom lembrar que, assim como a comunidade local teve que se adaptar para atender às exigências do selo Bandeira Azul, mantendo um padrão de conservação ambiental, o turista também tem essa mesma responsabilidade. O cuidado com o meio ambiente!

Bandeira Azul

A praia Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe está em uma Área de Proteção Cultural e Paisagística (APCP), na Baía de Todos os Santos. Tem cerca de 50 moradores e, no verão (alta temporada), chega a receber 4 mil visitantes no fim de semana. Desta praia, é bem fácil ir andando até a Praia de Viração, coladinha a essa faixa de areia. Só que lá é deserto: bom para fotos sensacionais, mas sem barracas. Então, lembre-se de levar água.

Subindo o mirante, encontram-se o farol e a igrejinha de Nossa Senhora de Guadalupe, construída pelos portugueses em Ponta de Nossa Senhora no séc. XVII. Esta igreja, que estava totalmente abandonada e desmoronando, foi totalmente recuperada em 2007 pela Fundação Baía Viva. No alto do cume em que se encontra, foi instalado um mirante, de onde se descortina uma das mais belas vistas da Baía de Todos os Santos. No fundo da igreja, encontra-se um cemitério, construção muito comum até o século XIX.

Foi necessário reconstruir, antes, toda a imensa escadaria que dá acesso à igreja. Ponta de Nossa Senhora dispõe agora de um novo píer, sanitários públicos, posto policial e de atendimento médico, além de um sistema de sinalização náutica para evitar a aproximação de embarcações na praia.

Serviço

Importante saber que os visitantes pagam uma taxa de R$ 10,00 para entrar na ilha, e o cais (terminal marítimo desta praia) fica aberto das 9h às 16h, mas você pode desembarcar direto na praia fora desses horários também, em pontos que não tenham boias de proteção para banhistas.
Para passeios de barco: Importante agendar com pelo menos 72h de antecedência.

Como chegar

Adval Viagens e Turismo
www.advalturismo.com.br
Telefone: (71) 3328-0332 / 3329 4834 / (71) 98802 1375
A Adval Viagens e Turismo é uma agência de receptivo local de competência profissional comprovada no mercado turístico nacional como também no receptivo internacional. Oferece passeios para as Ilhas dos Frades e de Itaparica e por toda Salvador, mostrando sua história e suas belezas naturais.

Para Passeios especiais

Lanchas, yachts e catamarãs
Passeios mais intimistas, românticos, em família ou para pequenos grupos

Marinheiro Rafael – passeio de lancha saindo do Bahia Marina
Você pode entrar em contato e explicar a sua demanda para que ele organize o passeio da forma mais adequada para o seu grupo.
Rafael: 71 99403-0560

Bahia Passeios
www.bahiapasseios.com.br
Aluguéis de lanchas, yachts, escunas e catamarãs.
Telefone: (71) 99900-7741 / (71) 3179-1718

Charter Náutico
www.charternautico.com.br
Telefone: (71) 99146-5870
O veleiro é privado, foi projetado para Charter. Possui equipamentos modernos e instalações confortáveis. Alugue um veleiro tripulado, com comandante presente, assim você só se preocupa em curtir a vista e a velejada.

Para Festas e Confraternizações

Escunas
Nossa sugestão aqui é para quem quer fazer uma festa ou uma confraternização. As escunas menores são para, aproximadamente, 78 visitantes. O que já é gente para caramba!

Bahia Escuna
www.bahiaescuna.com
Nesse aqui, você mesmo organiza sua festa – aluguel de escunas para turismo e serviços náuticos em Salvador, Bahia.
Telefone: (71) 99629-9715 / (71) 98852-3545
Informações gerais:
Centro Náutico da Bahia | Cidade Baixa, Salvador, Bahia, Brasil
Telefone: (71) 3243-2207

Como chegar por via terrestre:

Partindo de Salvador, pegue a BR-324 (sentido Feira de Santana) para Madre de Deus. São 32 km até o entroncamento com a BA-522, em direção a Candeias, e depois mais 20 km até o centro de Madre de Deus, em estrada de boas condições. Terminal marítimo de Madre de Deus – existe um ponto de ônibus bem na frente.

Indo de carro – tem estacionamento free ou pago, com valor médio de 10 a 20 reais. Na ponte tem os guichês de passagens para as ilhas. Os barcos fazem travessia regularmente no valor de 3,50 + 0,90 de taxa de embarque. Ao pegar a travessia para Paramana, o mais perto é descer no píer.

Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Ilha dos Frades. Salvador, Bahia. Foto: Fábio Marconi.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
20
Seu bolso

Outras experiências

Agenda

13
jul
14
jul
15
jul
16
jul
17
jul
18
jul
Ver mais em Agenda