Igreja Nossa Senhora da Conceição da Lapinha

Salvar nos favoritos

A única igreja no estilo mourisco do Brasil

Igreja da Lapinha. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

A Igreja Nossa Senhora da Conceição da Lapinha está localizada no bairro da Lapinha, entre os bairros da Soledade e Liberdade em Salvador, capital do estado da Bahia. O bairro fica no alto da cidade e se caracteriza por seus casarões antigos, suas ruas estreitas e seu dia a dia tranquilo.

A Igreja da Lapinha foi construída em estilo mourisco e fundada em 1771. Está inclusa no Ministério das Relações Exteriores, nos registros dos monumentos em estilo moçárabe* da América Latina, como sendo a única igreja no estilo mourisco do Brasil. Após passar por grandes transformações, teve sua fachada invertida: anteriormente, ficava de frente para o mar; atualmente, é voltada para a praça.
O santuário reflete uma mistura de estilos arquitetônicos. A fachada tem estilo neogótico, simples, pintada de branco. Já o seu interior, uma grande surpresa. As paredes são tomadas de cores, texturas e contraposições, devido à influência moura, o que faz lembrar uma mesquita. A igreja possui 6 altares laterais, além do altar principal.

“Esta é a casa de Deus, este é o portão do céu”, dizem as inscrições árabes na parte superior de suas paredes centrais.

Em 1913, o Arcebispo da Bahia entregou sua administração aos padres agostinianos recoletos, que também inseriram na igreja o culto e devoção à Nossa Senhora da Consolação, sendo a única no estado da Bahia. Em 1925, os padres agostinianos realizaram uma grande reforma no templo, onde foram introduzidos mosaicos vindos da Espanha e diversos outros elementos e materiais, e seu interior foi ricamente decorado no estilo mourisco. A decoração mourisca foi uma opção do responsável pela obra, Frei Leão Uchoa, que também era Arquiteto. A igreja foi reinaugurada em 1930.

Outra característica do bairro é a sua vocação festiva. É na Paróquia da Lapinha que acontece a Festa de Reis e também o início do cortejo em comemoração ao Dois de Julho. A Igreja está ao lado do Pavilhão dois de Julho onde se encontram as imagens do *Caboclo e da Cabocla, que simbolizam a participação popular nas lutas pela Independência do Brasil na Bahia. A participação militar neste movimento está representada no busto que homenageia o General Labatut, francês que lutou ao lado dos brasileiros. Não distante, no bairro da Soledade, encontramos a estátua da maior heroína da Independência do Brasil na Bahia, Maria Quitéria.

Terno de Reis “Anunciação”

Igreja da Lapinha. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

No bairro da Lapinha, acontecem eventos que marcam o início do ano com missas, apresentações e samba de roda. O Terno de Reis, que celebra o Dia dos Reis Magos a cada 6 de janeiro, anuncia o nascimento de Cristo passando de casa em casa. O Terno da Lapinha recebeu o nome de “Anunciação”, significando o terno anunciador dos demais ternos que vêm visitar o Presépio da Lapinha e prestar sua homenagem das mais variadas formas ao Menino Jesus.

Praticamente esquecido (ou desconhecido) do público mais urbano, essa linda tradição ainda resiste na Paróquia da Lapinha, que vem desenvolvendo nos últimos anos um trabalho de revitalização desta celebração. Os ternos se apresentam nas noites dos dias 5 e 6 de janeiro, na Praça da Lapinha. Todos são convidados a participar e vivenciar essa tradicional manifestação popular e religiosa.

Serviço

Igreja Nossa Senhora da Conceição da Lapinha.
Expediente: de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h / sábado, das 8h às 12h
Largo da Lapinha, s/n, Igreja, Lapinha. CEP: 40325-220 – Salvador/BA
Telefone: 71 3242-9108

Terno de Reis: 05 e 06 de janeiro, após a missa, normalmente celebrada às 18h, ocorre o tradicional desfile dos Ternos de Reis.
* Mourisco, moçárabes – Mourisco vem do mouro, e era o nome dado aos espanhóis muçulmanos batizados após a política pragmática dos Reis Católicos no século XIII (em 1502). Os moçárabes eram cristãos ibéricos que viveram sob o governo muçulmano em Al Andaluz. Seus descendentes não se converteram ao islã, mas adotaram elementos da língua e da cultura árabe.

Igreja da Lapinha. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
27
Seu bolso
Localização
Largo da Lapinha, S/N - Liberdade, Salvador - BA, 40325-130

Outras experiências

Agenda

13
jul
14
jul
15
jul
16
jul
17
jul
18
jul
Ver mais em Agenda