El Pancho Taqueria

Salvar nos favoritos

Uma viagem pelo México sem sair do Rio Vermelho

Restaurante propõe ao público soteropolitano um mergulho gastronômico, visual e sensorial na cultura mexicana

El Pancho Taqueria. Rio Vermelho Salvador Bahia. Foto: Amanda Oliveira .

As cores vivas do imenso casarão de 1892, na rua Almerinda Dutra, no bairro do Rio Vermelho, são o primeiro convite para entrar no El Pancho Taqueria. Já dentro do espaço, um ambiente de encher os olhos e a imersão completa na cultura mexicana são o segundo convite – e dessa vez, para ficar.

O antigo imóvel foi todo adaptado para receber este que é um dos restaurantes mexicanos mais interessantes de Salvador. Dividido em oito ambientes e com uma decoração temática que conta, em cada espaço, um pouco da história do México, o El Pancho propõe ao público soteropolitano um mergulho na cultura de nossos hermanos. Não só no visual, mas também no cardápio.

Uma dica certeira é pedir o delicioso (e por isso mesmo, muito popular) “Alambre”, porção de carne salteada com mix de queijos gratinados, legumes salteados e molhos, acompanhados de cestas de tortillas. A tortilla, inclusive, é uma das iguarias do El Pancho que fazem referência à culinária dos povos indígenas do México.

“A tortilla é pré-hispânica e, no país inteiro, se come tortilla há muito tempo. Além disso, temos as sopas e outras referências como o Chilli En Nogada, que é um pimentão recheado. No fundo, toda a culinária mexicana tem ligação direta com a cultura-pré hispânica”, explica Luiz Venturelli, um dos sócios do estabelecimento.

Para beber, recomendamos o excelente mojito da casa. Mas se você é desses que gosta de experimentar drinks inusitados, aposte no Picantica, feito com rum, frutas e… pimenta! Condimento que, assim como os baianos, os mexicanos conhecem bem.

Entre os vários ambientes do El Pancho, a Sala da Revolução chama a atenção por contar em suas paredes a história do herói que dá nome à casa: José Doroteo Arango, conhecido como Pancho Villa e o mais famoso dos generais e comandantes da Revolução Mexicana.

São tantas cores, objetos e fotografias nas paredes (boa parte deles trazida do México) que é impossível não querer fotografar tudo. Os clássicos sombreros mexicanos também ficam à disposição dos clientes para fotografias.

A música ao vivo no El Pancho é uma atração à parte: todos os dias, músicos de origem latina se apresentam como trovadores entre os ambientes, de forma acústica, sem caixa de som e com um repertório temático, convidando o público a cantar e interagir.

Uma verdadeira viagem gastronômica, visual e sensorial pela cultura de um país repleto de belezas e histórias, sem sair de Salvador.

Serviço

El Pancho Taqueria
Endereço: Rua Professora Almerinda Dultra, 03 – Rio Vermelho, Salvador – BA, 41950-090
Instagram: instagram.com/elpancho_taqueria/
Telefone: (71) 3565-9895
Funcionamento: De terça a quinta, das 18h à 00h; sexta e sábado, das 18h à 01h; domingo, das 18h à 00h.
Importante: não é necessário reserva. Tem um valor fixo de entrada de R$15,00.
Acessibilidade: a entrada do restaurante é uma escada não muito extensa, não possui rampa de acesso; mesas e cadeiras possuem altura tradicional.

El Pancho Taqueria. Rio Vermelho Salvador Bahia. Foto: Amanda Oliveira .

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
24
Seu bolso
Localização
Rua Professora Almerinda Dultra, 03 - Rio Vermelho, Salvador - BA, 41950-090

Outras experiências

Agenda

20
set
21
set
22
set
23
set
24
set
25
set
Ver mais em Agenda