Centro Técnico do TCA

Salvar nos favoritos

Conheça o coração do Teatro Castro Alves

O Centro Técnico é um setor do Teatro Castro Alves criado em 1993 e é responsável pela produção e difusão de conhecimentos nas áreas da Engenharia do Espetáculo. Oferece diversos serviços e apoios à classe artística e técnica baiana para a criação, desenvolvimento e execução das atividades técnicas do espetáculo.

Teatro Castro Alves – Ateliê de Costura, no Centro Técnico. Foto: Fábio Marconi

O CT está estruturado em núcleos de atuação que trabalham de maneira interligada: produção, qualificação, pesquisa e assessoria técnica, com uma equipe experiente para o desenvolvimento de peças de cenário, figurino e adereços, incluindo a concepção, confecção e montagem no espaço cênico. Através dos ateliês de costura, cenotecnia, adereçaria e do canteiro cenográfico, são realizados apoios à pesquisa e confecção de aparatos cênicos.

O incrível Teatro Castro Alves

O Ateliê de Costura tem amplas mesas de costura, além de equipe especializada de modelistas, costureiras e aderecistas. Foto: Fábio Marconi

O Acervo de Figurino, conhecido como Guarda-Roupas, disponibiliza, para empréstimo a produções artísticas, cerca de 7 mil peças de figurino. Já o Armazém Cenográfico, além de disponibilizar seu acervo para empréstimos à comunidade artística, concede a guarda provisória de cenários de espetáculos quando estão fora de cartaz.

O Acervo guarda roupas e os figurinos de grandes espetáculos, além de disponibilizar grande parte para aluguel para outras produções externas. Foto: Fábio Marconi

Estes espaços e serviços, essenciais ao fomento para o campo da artes, têm a perspectiva de transformação para um Centro de Referência em Engenharia do Espetáculo (CREE), no âmbito da reforma e ampliação do TCA. Com a criação do CREE, o Centro Técnico do TCA ampliará as ações voltadas para a produção, registro e difusão de conhecimentos nos campos da cenografia, figurino, maquiagem, som e iluminação cênicas, além de prestar assessoramento em cenotecnia.

Backstage, Sala Principal do Teatro Castro Alves. Foto: Fábio Marconi

O Centro Técnico do Teatro Castro Alves também trabalha em parcerias com projetos para fora do Teatro. Os interessados devem procurar a coordenação do núcleo e apresentar o projeto (apenas com hora marcada). São aceitos projetos de figurinos para clipes, peças e apresentações culturais diversas. Dentre as possibilidades a serem conversadas: o uso do espaço para a confecção dos mesmos, contratação de costureiras especializadas, entre outros. Tudo ocorre de acordo com o projeto e a disponibilidade da agenda do Centro Técnico.

Se quiser saber mais sobre o Teatro Castro Alves e sua história, clique neste link.

O incrível Teatro Castro Alves

Serviço:
Mais informações, dirija-se à portaria do Centro Técnico, no subsolo do Teatro Castro Alves.
Telefone: (71) 3535-0600

Fotos do espaço: Fábio Marconi

Teatro Castro Alves - Ateliê de Costura. Foto: Fábio Marconi

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
10
Seu bolso
Localização
Praça 2 de Julho, S/n - Campo Grande, Salvador - BA, 40080-121

Outras experiências

Agenda

20
set
21
set
22
set
23
set
24
set
25
set
Ver mais em Agenda