Candeal

Salvar nos favoritos

Um exemplo de sinergia e empoderamento social

Um roteiro cultural por si só: Pracatum, a moqueca da Dona Madalena, a escadaria e o Candyall Ghetho Square

Uma comunidade matriarcal, com forte herança africana, criada a partir da união de Manuel Mendes e Josefa de Santana, negra liberta da Costa do Marfim que chegou ao Brasil em 1769. Ela chegou aqui em busca dos parentes que vieram escravizados. Conta a história que a família comprou a “Roça Candeal Pequeno” local que, posteriormente, se tornou um “quilombo urbano”, onde Dona Josefa comprava e libertava negros e acolhia os fugitivos.

“Um lugar bom para ser visitado, antes de tudo, ele tem que ser um lugar bom para se morar, do contrário, não é certo”, diz Ruth Buarque, Diretora de Desenvolvimento Social do Pracatum.

Ruth acredita que a identificação com aquele ambiente e cultura teve um papel determinante. O Candeal é um lugar onde até hoje crianças brincam na rua, as relações são muito pessoais, muito familiares, uma “cidade de muro baixo”, uma comunidade que se cuida. Até hoje, as relações pessoais são relações de afeto e, ao longo dos anos, foram se perpetuando. Uma comunidade matriarcal!

No Candeal, o visitante faz um “turismo de vivências”: entra na comunidade e faz uma imersão cultural, almoça em um restaurante local (Dona Madalena, mãe de Carlinhos Brown, serve uma moqueca superfamosa por lá), compra produtos feitos ali com a essência dali, além de poder ir durante os festivais internacionais de música promovidos pela Pracatum. Poucas pessoas sabem mas, no Candeal, você também pode ficar hospedado na casa dos moradores, no esquema “cama-café”.

Pracatum, no Candeal. Foto: Amanda Oliveira.

Acontecem por lá os festivais ”Candyall e Tal”, o ”Da Lata”, e também tem o Candyall Ghetho Square, palco de muita criatividade e encontros ritmados. É onde Carlinhos Brown nasceu, onde ele criou o Pracatum. Carlinhos é de grande importância para o bairro. Foi ele quem colocou o Candeal na agenda cultural da cidade, o bairro em si. Então, faça assim: vá conhecer primeiro o Pracatum, é uma excelente forma de ver a vida cultural acontecendo por lá, e aí, depois, se deixe levar pelo bairro. Saiba mais, neste link.

Serviço

Associação Pracatum Ação Social
Funcionamento: verificar agenda mensal.
Endereço: Rua Paulo Afonso, 295 – Candeal, Salvador
Telefone: (71) 3276-4255 (ligue antes de ir)

Escadarias do Candeal. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
21
Seu bolso
Localização
R. Paulo Afonso, 295 - Brotas, Salvador - BA, 40296-340

Outras experiências

Agenda

04
ago
05
ago
06
ago
07
ago
08
ago
10
ago
11
ago
Ver mais em Agenda