Como chegar?

Banner - Como chegar?
Casa do Amarelindo (Hotel). Pelourinho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Como ir para o Centro Histórico a partir de determinados pontos turísticos

Casa do Carnaval – fachada. Foto: Fábio Marconi

Para chegar ao Centro Histórico é bem fácil e há diversas maneiras de locomoção, seja de carro, metrô, ônibus ou a pé. O Elevador Lacerda é a ligação entre a Cidade Baixa e a Cidade alta mais conhecida, sendo um excelente ponto de partida para muitos passeios. Ele fica bem em frente ao Mercado Modelo, perfeito para comprinhas antes ou depois de ir conhecer o Pelourinho e toda a cultura do Centro Histórico de Salvador.

Você também pode usar os Planos Inclinados e aproveitar a subida para ir apreciando a Baía de Todos os Santos. O Plano Inclinado Gonçalves liga o Pelourinho ao Comércio, te deixando na porta da Casa do Carnaval, próximo à Catedral Basílica de Salvador e ao Largo do Terreiro de Jesus. Já o Plano Inclinado do Pilar liga o Comércio (na altura do Trapiche Barnabé) ao Carmo, te deixando coladinho ao Bar Cruz do Pascoal, conhecido por sua cerveja gelada e vista deslumbrante da Baía de Todos os Santos.

Se você preferir ir de carro, escolha parar nas redondezas da Avenida Chile, ou na Baixa dos Sapateiros ou ainda na Praça do Santo Antônio Além do Carmo. A partir destes pontos, prefira fazer tudo andando. Além de ser muito mais agradável e ter muitas coisas legais no caminho, existem muitas ruas onde o acesso é restrito para carros: cuidado para não ser multado.
Indo de ônibus, você pode parar na Avenida Sete, ponto final da Praça da Sé, Baixa dos Sapateiros e Barris, caso prefira ir pelos lados do Pelourinho. Quem quiser chegar pelo Santo Antônio, pode parar também pelo Barbalho, Nazaré e Saúde.

Para quem está indo de metrô, as duas paradas mais próximas são a estação Lapinha e a estação Campo da Pólvora. A da Lapinha fica pertinho da Avenida Sete de Setembro e ao lado do Real Gabinete Português de Leitura e Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), dois lugares quase secretos que guardam parte importante da história da cidade. A estação Campo da Pólvora vai te deixar no meio do caminho para vários pontos interessantes como o Convento do Desterro onde é feito o licor das freiras, a Fonte Nova, o Dique do Tororó e o próprio Pelourinho.