Cozinheira e líder negra
Memória, a ancestralidade e o legado de uma das mais importantes matriarcas da Bahia
Ver essa foto no Instagram
Nascida em 1948, Alaíde da Conceição aprendeu a cozinhar na infância e fundou um restaurante que, nos anos 1990, se tornou ponto de encontro e articulação política do movimento negro em Salvador. Os turbantes, os grandes brincos e o sorriso eram marcas registradas da cozinheira e empreendedora.
Mesmo após sua morte, em 2022, em decorrência da Covid-19, o legado de Alaíde da Conceição permanece vivo. Seus familiares seguem preservando sua memória e o restaurante, ainda em atividade, continua sendo um espaço vibrante para celebrar sua vida, fortalecer o afroempreendedorismo e conectar o passado, o presente e o futuro da cultura negra.
Como bem expressou o Bloco Afro Ilê Aiyê: “Alaíde do Feijão vive!”. Em sua homenagem, a Rua das Laranjeiras, localizada no bairro do Pelourinho, em Salvador, passou a se chamar Rua Alaíde do Feijão em julho de 2022.
Resistência cultural e gastronomia baiana
Alaíde da Conceição, nascida em 6 de outubro de 1948, foi uma cozinheira e líder negra que se tornou uma das mais importantes matriarcas da resistência cultural e gastronomia baiana. Desde a infância, Alaíde aprendeu a arte de cozinhar, um talento herdado de sua mãe, Maria das Neves. A tradição do feijão, da rabanada, do mocotó e do sarapatel teve início em 1960, em um tabuleiro montado na Praça Cayru, em frente ao Elevador Lacerda, um dos mais famosos pontos turísticos baianos. Com a aposentadoria da mãe, Alaíde decidiu manter viva a tradição familiar, aprimorando a fórmula do tempero que a tornaria famosa.
Durante o processo de revitalização do Centro Histórico, abriu seu primeiro restaurante no Pelourinho, em 1993, e ampliou o cardápio, que passou a oferecer maior variedade de opções. A casa era simples, mas a deliciosa feijoada caseira e as porções generosas sempre foram suficientes para lotar o local.
Mais do que um local para saborear a tradicional feijoada e outros quitutes, o espaço rapidamente se transformou em um ponto de encontro e articulação política para o movimento negro nos anos 1990. Adepta do Candomblé, Alaíde defendia fervorosamente a liberdade religiosa e a cultura afro-brasileira, utilizando seu restaurante como um verdadeiro centro de resistência e troca de saberes.
Conselheira e articuladora
Ver essa foto no Instagram
Essa é a história de uma mulher que sempre aquilombou a vida e esteve tão próxima de todo mundo que amou e que a amava. Reconhecida por sua culinária excepcional e sua notável capacidade de diálogo, Alaíde do Feijão foi uma mulher guerreira e empreendedora, cuja influência marcou profundamente o Movimento Negro Brasileiro.
Em seu estabelecimento, nasceram acordos políticos históricos e surgiram novos movimentos de luta por direitos, consolidando o restaurante como um marco na história da cultura negra e da militância antirracista.
Em 2015, o restaurante mudou de endereço, permanecendo no Pelourinho, na Rua das Laranjeiras, com o objetivo de se consolidar ainda mais como um ponto de cultura. Mãe solo de três filhas, avó de sete netos e bisavó de seis bisnetos, Alaíde foi definida por sua família como uma mulher preta militante e antirracista, que desempenhou um papel importantíssimo na luta social.
Quintanda do Saber
O restaurante, além de caldeirão político e social, sempre foi um espaço de reuniões musicais e carnavalescas. Alaíde também foi a idealizadora da “Quintanda do Saber”, um evento cultural e culinário que realizou mais de 10 edições em Salvador. Marcado pela feijoada que a tornou célebre, o evento acontecia sempre em março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Serviço:
Alaíde do Feijão – Restaurante e Ponto de Cultura
Endereço: Rua Alaíde do Feijão – Pelourinho, Salvador – BA, 40026-230
Instagram: @alaidedofeijaooficial
Facebook: www.facebook.com/restaurantealaidedofeijaooficial
E-mail: alaidedofeijao_socialmedia@hotmail.com
Telefone: (71) 3321-3634
WhatsApp: (71) 98712-1440
Veja também:
Alaíde do Feijão, 70 anos de luta e resistência da mulher que alimenta nossa Cultura! – #SoteroPerfil
Alaíde do Feijão – Gastronomia, Cultura e Identidade – CULTNE
Descrição: Vídeo da CULTNE sobre a gastronomia afro-brasileira e a identidade cultural de Alaíde do Feijão.
Prato Feito Brasil | Conheça a história de Alaíde do Feijão – Globoplay
Descrição: Vídeo do Globoplay onde Rita conhece a história de Alaíde do Feijão e seu restaurante.