Monumento em Homenagem a Maria Felipa. Praça Visconde de Cayru. Comércio. Salvador Bahia. Foto Valter Pontes Secom.
Monumento em Homenagem a Maria Felipa. Praça Visconde de Cayru. Comércio. Salvador Bahia. Foto Valter Pontes Secom.

Monumento dedicado a Maria Felipa

Publicado em 28.07.2023 às 17h 45 - atualizado em 01.08.2023 às 18h 46

Afroturismo
História e Cultura

Mais do que um belíssimo ponto turístico, um ato de reparação histórica.

Há apenas alguns anos que uma mulher chamada Maria Felipa passou a ter sua história contada e celebrada como uma das heroínas do povo. Maria Felipa de Oliveira, uma mulher negra, pescadora, marisqueira e ganhadeira, lutou nas batalhas de Independência do Brasil na Ilha de Itaparica (Bahia – BA). Ela teria comandado um grupo de cerca de 40 mulheres para, primeiro, seduzir os portugueses e, depois, atear fogo às embarcações deles. A ela também é atribuída uma famosa surra de cansanção nos soldados portugueses.

Em julho de 2023, a inauguração do monumento em sua homenagem representou o reconhecimento ao exemplo de coragem e de força, uma correção histórica institucional. Uma mulher negra, itaparicana, marisqueira e estrategista de guerra vence mais uma batalha contra o apagamento histórico e passa a ser eternizada como uma das principais heroínas do 2 de julho.

Vá visitar o monumento

De olhos voltados para a Ilha de Itaparica, na Praça Cairu, no Comércio, esse monumento vai se eternizar num dos pontos de maior visitação na cidade, onde milhões de pessoas, do mundo todo, poderão conhecer a história dessa mulher. A obra, de autoria da artista plástica soteropolitana Nádia Taquary, é feita sob a técnica de moldagem em resina e fibra de vidro e mede cerca de 3 metros. O monumento conta com um QR code do projeto Reconectar, que proporciona aos visitantes conhecerem um pouco mais sobre a história daquele personagem histórico a partir de um smartphone.

“Pensei nela enquanto Yabá, uma grande mãe no sentido maior, grande guerreira das lutas sociais. Tem a ver com ancestralidade. Monumentos são símbolos do que uma sociedade valoriza, e, no Brasil, as figuras históricas representadas em sua maioria são de homens, braços e de elite. Monumentalizar personagens como Maria Felipa é fundamental enquanto referência, principalmente numa cidade majoritariamente negra”, declarou Nadia.

Sobre a concepção da obra e a composição dos elementos que compõem o monumento, trazem características de rainha, não só de poder, mas empoderamento. Nos detalhes, adornos, brincos, pente, folha de cansanção, tocha e até um peixe foram alguns dos elementos utilizados pela artista.

A inauguração aconteceu no mês em que é comemorada a Independência do Brasil na Bahia, como também o Julho das Pretas, e na semana em que se comemora a Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha em mais uma ação de reparação histórica da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

Conheça mais da história desta heroína no podcast Quem Fez o 2 de Julho: Maria Felipa neste link.

Fotos: Valter Pontes / Secom PMS
Informações retiradas da reportagem de Thiago Souza e Eduardo Santos / Secom PMS
Veja a matéria completa neste link.

Local
Praça Visconde de Cayru, Comércio

Vivencie novas experiências

Descubra atividades e lugares incríveis para aproveitar o melhor de Salvador e viver momentos únicos.

História e Cultura
Trapiche Barnabé - espaço cultural e de economia criativa
Av. Jequitaia, 5 - Comércio, Salvador - BA, 40015-530
Conheça mais
Gastronomia
Lilás Cozinha - tradição, afeto e sabores brasileiros e italianos
Al. Benevento, 509 - Pituba, Salvador - BA, 41830-595
Conheça mais
Música
Largo da Tieta - espaço multiuso no Pelourinho
R. das Laranjeiras - Centro Histórico, Salvador - BA, 40301-110
Conheça mais
Bares
O Bar do Bahia - espaço temático do Esporte Clube Bahia
Av. Paulo VI, 1317 - Pituba, Salvador - BA, 41820-000
Conheça mais
Gastronomia
Silva Cozinha - cozinha contemporânea brasileira
R. Chile, 7 - Centro Histórico, Salvador - BA, 40026-032
Conheça mais
Religiosidade
Memorial Mãe Menininha do Gantois
Alto do Gantois, 40213-050, Rua Mãe Menininha do Gantois, 23 - Federação, Salvador - BA, 40215-150
Conheça mais
História e Cultura
Paróquia Ascensão do Senhor
3a Avenida Centro Administrativo da Bahia, 360 - Centro Administrativo da Bahia, Salvador - BA, 40301-110
Conheça mais
Religiosidade
Terreiro da Casa Branca
Av. Vasco da Gama, nº463 -Engenho Velho da Federação, Salvador - BA, 40221-025
Conheça mais
Bares
Clube Bar - Alta Coquetelaria
Praça Alexandre Fernandes, 160 - Box 03 - Garcia, Salvador - BA, 40100-130
Conheça mais