Muncab - Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira

R. do Tesouro, 61-127 - Centro, Salvador - BA, 40020-056
História e Cultura
Muncab - Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira. Foto: Amanda Oliveira.
Muncab - Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira. Foto: Amanda Oliveira.
Muncab - Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira. Foto: Amanda Oliveira.
01/02

A cultura brasileira e sua afrodescendência

Espaço de reflexão, de reconexão, de preservação e valorização das artes e dos artistas negros

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (@muncab.oficial)

A cultura brasileira é, desde seus primórdios, fortemente influenciada pela cultura africana, nos colocando no patamar de uma das culturas mais ricas do mundo contemporâneo. O Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira (MUNCAB) é um museu com ênfase na valorização de aspectos da cultura de matriz africana, destacando a sua influência sobre a cultura brasileira. O museu surgiu como resultado de uma histórica reivindicação afrodescendente e com a grande contribuição de estudiosos da cultura brasileira que desejam aprofundar e acolher a inegável contribuição popular e erudita que a cultura africana trouxe ao Brasil.

Lá você tem contato com trabalhos que falam da identidade negra; da África como o continente de onde se originou toda a humanidade; da questão do tráfico de pessoas que foram escravizadas; da resistência negra, dos quilombos e revoltas. Também aprende sobre as contribuições na culinária, religiosidade e festas populares, assim como nos esporte e na música, que é uma exuberância de matrizes com o samba, semba, maracatu e outros.

Logo na entrada, o gradil merece destaque. Inaugurado em 2014, o “Gradil Histórias de Ogum” foi criado pelo Artista Plástico J. Cunha e fabricado por Jorge Lima Artefatos de Metal. A peça representa um marco histórico para a cultura afro-brasileira, um monumento que representa a história do seu povo. A obra retrata os principais momentos e contribuições dos escravos africanos e seus descendentes libertos na construção da civilização brasileira – a diversidade cultural mais rica do planeta.

O papel do Museu, além de reunir documentação histórico-cultural afro-brasileira, é promover ações e iniciativas intercambiais com os países e culturas africanas, sobretudo aqueles de onde vieram os maiores contingentes de negros escravos, como Angola, Moçambique e Guiné. São promovidos, também, diversas exposições, oficinas e outros eventos educativos.

O espaço é carinhosamente apelidado de ‘museu em processo’, já que cultura é um processo contínuo. Sua própria existência é sinônimo de resistência, memória e constante criação enquanto em contato com uma das culturas mais antigas e ricas do universo que é a cultura dos povos africanos.

Serviço

Muncab – Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira
Endereço: Rua do Tesouro, 61 -127, Centro, Salvador
Funcionamento: de terças-feiras aos domingos, das 10h às 17h. Acesso até às 16h30
Telefone: (71) 3022-6722
Visitação Geral – Inteira: R$ 20,00 e meia-entrada: R$ 10,00. Adquira seu ingresso AQUI.
Gratuidade: toda quarta-feira
Toda a programação cultural no Instagram @muncab.oficial / Facebook: Muncab
Importante: O Muncab também é ponto do Boca de Brasa da Fundação Gregório de Mattos.
Acessibilidade: a entrada principal apresenta degrau não muito alto. Porta larga. Salões espaçosos, com boa mobilidade. Apresenta espaços internos com boa luminosidade.

Agenda

15
16
17
18
19
20
21
22
23
DomSegTerQuaQuiSexSáb
293012345678910111213141516171819202122232425262728293031123456789