Sextou com dendê: 12 restaurantes da autêntica comida baiana

Salvar nos favoritos

Por toda cidade, confira opções para degustar os sabores tradicionais de Salvador

O “sextou” em Salvador não é como em outros lugares do Brasil. Para além das festas, bebidas e diversão que envolvem relaxar após a semana de trabalho, por aqui se veste branco em homenagem a Oxalá e degusta-se uma boa comida baiana à base de azeite de dendê, numa tradição herdada dos africanos que desembarcaram na Bahia ao longo dos séculos.

Para te ajudar, separamos 10 restaurantes que servem o que há de melhor do nosso tempero. Para além da comida, cada espaço tem ainda um charme especial na vista e na decoração.

1 – Restaurante Preta

Restaurante da Preta. Moqueca dos deuses e deusas! Foto: Angeluci Figueiredo / Divulgação

Na belíssima Ilha dos Frades, além das belas paisagens, uma das melhores atrações é o Restaurante Preta. O ambiente é decorado com antiguidades e artesanato. Um dos principais pratos é a moqueca de camarão com polvo, o sorvete de coco verde com tapioca e mel de caldo de cana com gengibre.
Instagram: @restaurantepreta
Endereço: Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe – Ilha dos Frades, Salvador.
Telefone: (71) 99326-7461

2 – Casa de Tereza

Restaurante Casa de Tereza. Rio Vermelho Salvador Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Um dos restaurantes mais tradicionais de Salvador, o Casa de Tereza tem diversos ambientes especiais, com destaque para o “Salão Galeria Yemanjá”, com obras de 11 artistas plásticos baianos. No cardápio, moquecas de peixe, camarão, lagosta, polvo e vegetariana, além de pescados e bobó de camarão.
Instagram: @casadetereza_
Endereço: R. Odilon Santos, 45 – Rio Vermelho, Salvador – BA
Contato: 71 3329-3016

3 – Dona Mariquita

Restaurante Dona Mariquita. Rio Vermelho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Ainda no Rio Vermelho, o restaurante Dona Mariquita funciona há 15 anos resgatando receitas e ingredientes originais, com mariscos do Recôncavo baiano misturados a influências indígenas, africanas e sertanejas. Dentre os principais pratos, estão o acarajé com vatapá, além da famosa poqueca, que se difere da moqueca por ser servida em folha de bananeira.
Instagram: @donamariquita
Endereço: R. do Meio, 178 – Rio Vermelho, Salvador – BA, 41490-426
Contato: 71 3334-6947

4 – Re-restaurante da Dona Suzana

Ali, coladinho ao Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), dentro da comunidade do Solar do Unhão, tem um restaurante de comida baiana que vale muito a pena conhecer. O local oferece não apenas uma moqueca maravilhosa, como também uma vista privilegiada para a Baía de Todos-os-Santos.

A proprietária, Dona Suzana, é um caso à parte. Uma personagem carinhosa, com um sorrisão e cheia de coisas para contar. Seu restaurante é praticamente a continuação de sua própria casa, com mesas no quintal. Antes de ir, você deve agendar por telefone: 71 3328-2056. Outra dica valiosa é combinar com a Suzana de alguém da própria comunidade ir te buscar lá pertinho do MAM, para você não precisar ficar procurando o restaurante.
Serviço
Restaurante Dona Suzana (@donasuzanarerestaurante)
Local: Comunidade Solar do Unhão
Contato: 71 3328 2056 – Atende apenas com hora marcada

5 – Bar da Mônica

Bar da Mônica. Gamboa. Salvador Bahia. Foto Stephanie Arcela. divulgação.

Para chegar ao Bar da Mônica, na Gamboa de Baixo, a dica é ir de barco: o restaurante fica em uma laje de frente para o mar. Você pode pegar uma embarcação pequena ali na “praia das pedrinhas”, coladinha à comunidade do Solar do Unhão (ao lado do Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM). Este “mini” passeio de barco vale muito.

O restaurante é simples, fica em um píer e tem uma escadinha que dá no mar. Frequentemente, há um som bem alto, onde se reúnem moradores, turistas e navegantes. Experimente a moqueca de lagosta com camarão e peixe.
Serviço
Instagram: @bardamonica
Funcionamento: 07:30 ás 18:30 TODOS os dias!
Aceitam todos os cartões
Telefone: (71) 3336-9728/ (71) 98156-9717 (Mônica)

6 – Jô da Bahia

Saindo do Rio Vermelho e indo para São Caetano, encontramos o Jô da Bahia, vencedor do concurso “Comida de Buteco” em 2012 e eleito a “Melhor comida de boteco” pela revista Veja. Lá, há um serviço de buffet, mas também podem ser pedidos à la carte pratos com peixe e camarão, como moqueca e bobó.
Endereço: Rua Professor Francisco Góes Calmon, 50 – São Caetano, Salvador – BA
Telefone: (71) 98878-7072

7 – Sorriso da Dadá

Não poderia faltar ela, que talvez seja a chef mais conhecida da Bahia: Dadá. O Sorriso da Dadá, no Pelourinho, traz como estrelas a moqueca de peixe e o bobó de camarão. Além disso, destacam-se também o caldo de sururu e a porção de acarajés.
Endereço: R. Frei Vicente, 05 – Pelourinho, Salvador – BA
Telefone: (71) 3321-5819

8 – Kimukeka

Uma das redes de restaurante mais famosas da Bahia, o Ki-Mukeka funciona em vários endereços da capital baiana, servindo, em todos, uma das melhores moquecas de Salvador. Há também outros pratos da culinária tradicional, como acarajé, abará, pirão e bobó de camarão.
Endereços:
R. Abelardo Andrade de Carvalho, 87 – Boca do Rio, Salvador
Av. Octávio Mangabeira, 136 Jardim – Armação, Salvador
Av. Octávio Mangabeira, 345 – Pituba, Salvador
Rua do Vento Sul QD 3, lote 5 – Itapuã, Salvador

9 – Yemanjá

Muito tradicional também é o restaurante Yemanjá. O local é especializado em moquecas, oferecendo opções de camarão, peixe, siri mole, siri catado, ostra, lagosta e polvo – além da deliciosa mariscada.
Endereço: Av. Octávio Mangabeira, 4661 – Armação, Salvador
Telefone: (71) 3461-9010

10 – Restaurante Bombordo

Passeando pela Ribeira, antes ou depois de curtir o pôr-do-sol na Ponta do Humaitá, uma boa pedida é dar uma paradinha para aproveitar as delícias do restaurante Bombordo. Com diversas opções de moqueca e uma mariscada de dar água na boca, você pode sentar tanto na parte interna quanto no calçadão de um dos bairros mais charmosos da Cidade Baixa.
Endereço: Av. Beira Mar, 340 – Ribeira, Salvador
Telefone: (71) 3316-2124

11 – Dendê Gastronomia

O Rio Vermelho também nos reserva o restaurante Dendê Gastronomia. Nas opções de pratos que o estabelecimento oferece tem moquecas, caruru, vatapá, cozido, quiabada, ensopado de galinha e feijoada.

Endereço: R. da Fonte do Boi, 131 – Rio Vermelho, Salvador – BA, 41940-360
Contato: (71) 3052-6209

12 – Restaurante Odoyá

Para fechar a lista, temos o restaurante Odoyá, no coração do Pelourinho. As opções de moqueca são individuais ou para duas pessoas, feitas de legumes, siri, peixe, camarão ou polvo – além do bobó de camarão.
Endereço: Largo do Cruzeiro de São Francisco, 1 – Pelourinho, Salvador
Telefone: (71) 3322-7892



Experiências em Salvador

Agenda

25
set
27
set
28
set
29
set
30
set
01
out
02
out
Ver mais em Agenda