Salvador Fashion Race

Blog
Banner - Salvador Fashion Race
Salvador Fashion Race

Salvador Fashion Race

O Salvador Fashion Race tem como mentora a estilista baiana Juliana Herc. Com seu estilo minimalista, a estilista ganhou o mundo. Em Lisboa, Portugal, abriu seu primeiro ateliê em uma das avenidas mais emblemáticas da cidade. Juliana Herc é a única marca brasileira na Avenida da Liberdade, colocando Salvador no radar da moda mundial.

O reality conta com cinco duplas formadas por um designer de moda e um influenciador digital, que foram selecionados por uma curadoria. Como premiação para a melhor dupla, o designer ganhará um mês de estágio no atelier da estilista soteropolitana Juliana Herc, em Portugal, e o(a) influenciador(a) digital receberá uma viagem de sete dias para Portugal, além de também participar de um projeto com Juliana Herc.

“Acredito que em Salvador tem muitos talentos escondidos, então através deste reality vamos conseguir apresentar para o mundo o que nós temos de bom aqui”, explica Juliana Herc.

Como funciona

Juliana Herc, mentora do reality Fashion Race. Foto: divulgação.

Com 20 episódios, no total, o formato do reality terá quatro desafios. Designers de moda e Influenciadores digitais formarão cinco duplas que, durante a disputa, trabalham juntos: um deles fica responsável por criar as peças e o outro por fazer a montagem de looks.

A cada desafio, a dupla será avaliada por Juliana Herc e jurados. No final de cada prova, o público participa votando na sua dupla preferida. O último desafio e mais importante é a produção de um desfile sob a mentoria de Juliana Herc, renomada estilista baiana.

O Salvador Fashion Race é mais um projeto do eixo ”Cidade Criativa” do Programa Salvador 360, da Prefeitura Municipal, e também conta com o apoio da Soul Dila e da Air Europa.

Conheça os ESTILISTAS que participarão do reality

Alex Milanny – Alex Milanny é natural de Salvador e tem 28 anos. Formado em design de moda pela Universidade Salvador (Unifacs), tem também curso básico e intermediário de modelagem plana e modelagem básica em malharia no Senac Aquidabã, e produção de moda no Sesc São Paulo. Já atuou como figurinista no Hotel Ibero Star, no Hotel Grand Palladium Imbassahy Resort, Ebateca, com a cantora Larissa Luz e foi auxiliar de figurino das gravações, em Salvador, da Novela Segundo Sol, da Rede Globo. Possui uma marca de moda masculina, mas também considerada agênero, chamada Abanto, Tem como referência cultural as tribos africanas – em especial Le Sapeurs -, a música e os ritmos afro-brasileiros e africanos. Define seu trabalho como autoral, criativo e cheio de identidade com modelos únicos e autênticos. (@abanto.oficial)

Tamara Nascimento – Tamara Nascimento, 26 anos, é afroempreendedora e fundadora da marca Ofá Bèmin. Foi iniciada no candomblé em 2014 para o Orixá Logunedé e, após o período de iniciação precisou cumprir o seu resguardo religioso seguindo as tradições do seu axé. Durante o resguardo, aprendeu a costurar suas próprias indumentárias religiosas como passatempo e, nesse hobbie, descobriu a oportunidade de empreender tendo como seus primeiros clientes seus irmãos de santo. Uma das suas principais referências são as indumentárias femininas das religiões de matrizes africanas. Tamara define seu trabalho como “etnicidade única”, por fazer parte de uma coletividade com padrões culturais de um grupo chamado Candomblé e abranger as estampas étnicas – coloridas e geométricas. (@ta19mi)

Teodoro – Rogério de Sousa Teodoro nasceu em Salvador, tem 22 anos e se define como autodidata na área de moda. Ele é designer de moda, artivista, drag queer, performer, ator, modelo, makeup artist, é graduado em artes cênicas pela escola de teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e desenvolve os processos criativos através do “Ah Teodoro”. Teodoro diz que as referências dele perpassam pelas leituras contemporâneas sobre Afrofuturismo; a cultura queer; a agitação da arte enquanto instrumento de guerrilha, frente às práticas sociais hegemônicas, através do artivismo; a arquitetura e as inúmeras problemáticas edificadas sobre a malha urbana; a moda de recicle; a potência da arte marginal, que invade as madrugadas soteropolitanas; a teatralidade da alta costura; e os aspectos latentes da cultura clubber – em especial, as expressões estéticas de monstruosidade. (@queenofcajazeiras)

Joice Fischer – Joice Fischer tem 29 anos e nasceu numa fazenda em Araras/SP. Com formação técnica em administração, descobriu a costura em 2013 com Dona Pierina, uma senhora de 80 anos, com quem, em dois anos, aprendeu a técnica de modelagem, corte e costura. Em paralelo, cursou estamparia têxtil no Senac e desenho de moda com Marcio Alek. Chegou em Salvador no ano de 2015 em busca de novas experiências e conhecimentos em moda. No ano seguinte, mudou-se em definitivo para a capital baiana. Ela diz que a diversidade cultural baiana é uma fonte de inspiração e que a música, as pessoas e o modo de viver do soteropolitanos são fortes referências. Joice Fischer é proprietária da marca “Joi Costura”, onde desenvolve todo o processo de produção, desde a pesquisa, desenvolvimento da coleção, desenho, modelagem corte e costura. (@joiceefischer)

Kívia Souza – Kívia Souza nasceu em Senhor do Bonfim/BA e tem 29 anos. Em 2011, mudou-se para Salvador e, em 2018, passou a residir na cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana da capital baiana. Tem graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e formação técnica em modelagem do vestuário, pelo Senai/BA. Atualmente, é repórter do jornal Correio da Bahia. Ela possui o “Atelier Casalinda”, marca criada em 2015, voltada inicialmente para acessórios e, a partir de 2016, com foco também no vestuário. Suas principais referências são as religiões de matriz africana e as manifestações populares do norte – como o Carimbó – e outras danças folclóricas, pelo movimento, colorido e leveza. Define o seu trabalho como expressivo e funcional. Um mix de cores e estampas. Afirma que vê a roupa como uma tela para colorir, para expressar emoções e, principalmente, força. (@kaolliada)

Conheça os INFLUENCIADORES que participarão do reality

Carla Galrão – O @GordaRoupa é um projeto idealizado e realizado por Carla Galrão, 26 anos, produtora de moda plus size e produtora cultural. Nasceu da ideia de democratizar os achados de roupas, juntamente com a militância contra a gordofobia. Com o tempo, outras questões como feminismo, rotina e trabalho começaram a ser falados também no perfil. Atualmente, o Instablog tem pouco mais de 19 mil seguidores.

Fernanda Medeiros – Fernanda Medeiros, 36 anos, é uma publicitária inquieta, que descobriu na produção de moda o despertar para um estilo mais leve e autêntico. Uma bruxa moderna de fala espontânea, que tem como propósito despertar o feminino sagrado que existe dentro das mulheres. Em sua rotina diária, ela inspira uma vida mais bonita, acolhedora, saudável, intuitiva e de conexão com o universo astral, compartilhado através do seu perfil no Instagram – @februxa – que tem, hoje, pouco mais de 44 mil seguidores.

João Caldas – João Caldas, 24 anos, é designer e produtor de moda de algumas personalidades baianas. Com pouco mais de 71 mil seguidores (@joaoccaldas) no Instagram, tem experiência de mais de oito anos no mercado da moda. Em toda a trajetória até aqui, sempre buscou trabalhar com características como curiosidade permanente e amor em todos os momentos. Como um bom baiano, procura sempre inovar a fim de agradar a todos os estilos.

Iasmine Fernandes – Iasmine Fernandes, 24 anos, é empresária, influenciadora digital (@vamoscachearomundo) e mãe entusiasta em compartilhar sobre uma forma leve de empoderar mulheres em todas as áreas da vida. Começou nas redes sociais apenas para dar dicas sobre cabelos, vida e saúde da mulher e bom humor regional. Hoje, aborda temas como vida sentimental e empreendedorismo para além do virtual, levando palestras em empresas públicas e privadas, além de promover cncontros de seguidoras para trazer orientações de profissionais, gratuitamente, sobre beleza, Saúde e relacionamentos saudáveis. Atualmente, o perfil de Iasmine no Instagram tem pouco mais de 67 mil seguidores.

Carol Gonçalves – Carol Gonçalves tem 22 anos e é publicitária e produtora de moda. Antes de se formar em Publicidade, já sabia que queria ser também blogueira. Criou o primeiro blog há 10 anos. Hoje, com o perfil @BlogMulherMelhore, Carol compartilha, diariamente, com os quase 46 mil seguidores, dicas de moda, cabelo, viagens e tudo mais que achar de interessante no cotidiano.

Jurados de peso

Na equipe avaliadora, ao lado da mentora Juliana Herc, estão profissionais de peso. Tem Carol Barreto, Designer de Moda Autoral, Colunista e Professora. Tininha Viana, Empresária e Professora de Moda. Aldir Parisi, Arquiteto e Engenheiro Mecânico. A Jornalista, Gabriela Cruz. Também estão no júri, Phaedra Brasil, Especialista em imagem de Moda e Design Estratégico e Aline Ramos, da Equipe Show Fitdance.