Salvador por Soteropolitanos: Pelourinho

Salvar nos favoritos
Salvador por Soteropolitanos. Pelourinho.

Websérie percorre Salvador mostrando experiências com o olhar dos próprios soteropolitanos

Salvador por Soteropolitanos. Pelourinho.

Salvador por Soteropolitanos te leva pela cidade te mostrando pequenas-grandes experiências diárias. Percorremos várias localidades como Pelourinho, Barra, Itapuã, Cidade Baixa, Rio Vermelho e Subúrbio conhecendo pessoas e a relação de cada um com a cidade e, assim, descobrindo (ou redescobrindo) esta bela Salvador.

O que queremos é te inspirar e fazer com que, depois de assistir, você pegue sua máscara e o álcool 70° e vá conhecer sua própria cidade. Se você não é daqui, faça esse passeio com o olhar dos próprios soteropolitanos. Neste roteiro, vamos com você do Largo do Pelourinho à Praça da Sé. Reunimos aqui todas as dicas e informações importantes para um turismo consciente.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Salvador por Soteropolitanos. Pelourinho.

Religião Católica, com atabaques do Candomblé

Esta é uma daquelas igrejas de Salvador que vale a pena visitar, mesmo não sendo da religião católica. Preservando sua história ligada à diáspora negra, a liturgia dos cultos faz uso de músicas dos terreiros de Candomblé, ao som de atabaques. Nesta igreja é celebrada, toda terça-feira, uma missa católica que incorporou alguns dos elementos da cultura africana, como as cantorias e danças.

O livro Irmandade do Rosário dos Pretos – Quatro séculos de devoção*, explica a união dos ritos e práticas católicas a uma experiência sagrada africana. A organização de africanos em torno do culto e adoração à Nossa Senhora do Rosário, desde a sua elevação à categoria de Ordem Terceira, permitiu a incorporação da devoção a outros santos de tradição afro-católica. Entre eles: Santo Antônio de Categeró, Santa Ifigênia, Santo Elesbão, São Benedito, Santa Bárbara e até a escrava Anastácia, ainda sem reconhecimento na hierarquia católica, mas de forte valor para a religiosidade afro-brasileira.

Por sua cor azul e por estar no final da ladeira que liga o Pelourinho às Portas do Carmo, a igreja vai ser aquela boa lembrança, em uma foto perfeita: a ladeira, os casarões históricos, a Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos e você, com aquele sorrisão! Saiba mais neste link.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Nota:
* O livro Irmandade do Rosário dos Pretos – Quatro séculos de devoção pode ser comprado na própria igreja. Ele tem a história aprofundada e imagens do local. Todas as informações técnicas deste texto foram retiradas desta edição.

Serviço:

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Largo do Pelourinho, s/n – Pelourinho, Salvador – BA, 40026-280
Datas: missas, segunda e domingo – às 9h. Terça, última quarta do mês, 1ª quinta do mês e sexta – às 18h. Visitação: de seg. a sáb., das 8h às 12h e das 13 às 17h.
Contato: (71) 3421-5781.
Por ali, passam as Celebrações:
Santo Antônio de Categeró (2º domingo de janeiro)
São Benedito (último domingo de abril)
Santa Bárbara (4 de dezembro)
Aniversário da Irmandade, Dia da Independência da Bahia (2 de julho)
Festas dos Santos Negros (Elesbão e Efigênia), e N. Sra. Senhora dos Anjos, N. Sra. do Rosário (último domingo de outubro).

Didá Banda Feminina

Salvador por Soteropolitanos. Pelourinho.

O poder da mulher na percussão

Da idealização de Antônio Luís Alves de Souza, o lendário Neguinho do Samba, nasceu o ritmo que marcaria o carnaval da Bahia e a música brasileira para sempre: o samba reggae. Também pelas mãos do mestre, foi criado, em 1993, um projeto que mudaria, por meio dos tambores, a vida de muitas meninas e mulheres do Centro Histórico de Salvador: a Associação Educativa e Cultural Didá.

A Associação tem atividades o ano inteiro. Em sua sede, no Pelourinho, casa e território ancestral, mantém atividades de inclusão com ensino gratuito de artes para mulheres de todas as idades e para crianças. São aulas de percussão, dança afro, capoeira, teatro e diálogos sobre identidade para o empoderamento feminino. Quando há apoio financeiro, o desenvolvimento das expressões artísticas se amplia ainda mais e as meninas e mulheres do Centro Histórico podem participar de oficinas de canto, computação e inglês.
Saiba mais neste link.

Didá Banda Feminina

Serviço

Didá Banda Feminina
Endereço: Rua Gregório de Matos, 19/21 – Pelourinho, Salvador – BA, 40026-240
Instagram: @didabandafeminina
Telefone: (71) 98756-8454/ 98804-4807/ 3321-2042

Ateliê do Artista Anunciação

Salvador por Soteropolitanos. Pelourinho.

Você já reparou como a Rua das Laranjeiras no Pelourinho é charmosa? Ali está um artista plástico com trabalhos muito interessantes: o Anunciação.

O interessante é que, assim como outros artistas do Centro Histórico, Anunciação trabalha no mesmo local onde vende e expõe as obras. Não é difícil visitar a loja e encontrá-lo criando por lá. Alguns trabalhos como os mosaicos, por exemplo, também são feitos sob medida para clientes que querem uma de suas obras em suas casas. Além de tudo, vale a prosa com o artista, ele tem sempre uma boa história para contar! Saiba mais neste link.

Ateliê do Artista Anunciação

Serviço

Ateliê do Artista Anunciação
R. das Laranjeiras – Pelourinho, Salvador – BA, 40026-230
Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 20h.
Telefone: 71 98708-8542. Melhor ligar antes de ir.

Sociedade protetora dos desvalidos

Salvador por Soteropolitanos. Pelourinho.

Aparentemente indistinto, o sobrado azul guarda uma preciosidade. De irmandade, em 1832, para Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), em 1851, esta é a primeira associação civil negra do país e uma das mais antigas das Américas. Sua primeira finalidade foi a compra de alforria e pagamento de curso de formação profissional a ex-escravizados.

Atualmente, A SPD realiza ações para o desenvolvimento e valorização da cultura afro-brasileira com o objetivo de empoderamento da população negra e meno favorecida, atuando na promoção de igualdade e combate ao racismo, buscando políticas públicas e melhorias dos direitos das crianças, mulheres e homens negros. Saiba mais neste link.

Serviço

Sociedade protetora dos desvalidos
Largo do Cruzeiro de São Francisco, 017 – Centro, Salvador – BA, 40020-280
Funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h
Contato: (71) 3322-6913. Melhor ligar antes de ir.

Museu da Misericórdia

Salvador por Soteropolitanos. Pelourinho.

O imponente palacete do século XVII, situado entre a Praça Municipal e a Praça da Cruz Caída, guarda parte expressiva da história da Bahia e do Brasil. Em cada um dos corredores e salões do Museu da Misericórdia, há algo que reconta eventos de saúde, políticos e sociais da cidade de Salvador. O local já abrigou o Hospital da Caridade, primeira unidade de saúde do estado, cuja história começa no mesmo ano em que nasceu a capital baiana, em 1549.

O acervo, composto por mais de 3 mil peças catalogadas, contextualiza uma narrativa histórica de quase 500 anos. Destaque para os painéis de azulejos portugueses, retratando a Procissão do Fogaréu e a Procissão dos Ossos; a Farmácia, o armário de 1867, exclusivamente construído para armazenar frascos com substâncias farmacêuticas do Hospital da Caridade; e o primeiro carro movido a gasolina da Bahia – o mais antigo em exposição no Brasil.

O estado de conservação do espaço, a beleza das peças e a qualidade da visita guiada são incríveis. Os monitores são ótimos, as histórias contadas fazem cada sala ter vida própria! Saiba mais neste link.

Museu da Misericórdia

Serviço

Museu da Misericórdia
Endereço: Rua da Misericórdia, 6, Praça da Sé, Pelourinho, 40.020-200 Salvador – BA
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Sábados, das 9h às 17h. Feriados, das 9h às 13h.
Os ingressos custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).
As visitas de grupos escolares precisam ser agendadas.
Telefone: 71 2203-9830/9832.

Cuidados importantes

Com a pandemia da covid-19, a capital baiana vem se adaptando a este novo normal. Durante os passeios, os visitantes devem estar atentos para o uso da máscara, álcool 70º e manter um distanciamento seguro de outras pessoas. Ligue antes para os locais a serem visitados e procure saber sobre os protocolos de segurança para evitar contaminação.

Este é o Plano de Retomada das Atividades em Salvador. Entenda todos os protocolos de funcionamento neste link.


Salvador por Soteropolitanos. Pelourinho.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
25
Seu bolso

Outros Roteiros

Agenda

12
abr
13
abr
14
abr
15
abr
16
abr
17
abr
Ver mais em Agenda