Rolê no Subúrbio de Salvador

Salvar nos favoritos
Casarão do Alto. São Tomé de Paripe. Salvador Bahia. Foto Og Cruz.

Um dia inteiro de programação: cultura, praia e gastronomia

O Subúrbio de Salvador é incrível e cheio de lugares que você vai amar conhecer. Anote as dicas para passar o dia lá.

Para começar, vá ao Acervo da Laje, um espaço rico em memória artística, cultural e pesquisas que falam muito sobre nossa cidade. Depois, tome um banho de mar na Praia de São Tomé de Paripe, almoce no restaurante Boca de Galinha e termine o dia vendo o pôr do sol do alto da colina onde fica o Casarão do Alto.

Acervo da Laje

O Acervo da Laje é um espaço de memória artística, cultural e de pesquisa sobre o Subúrbio Ferroviário de Salvador. Os objetos contam a história desta região de Salvador, dialogando com toda a cidade, mostrando que também há beleza e elaborações estéticas neste território.

A Associação Cultural Acervo da Laje é formada por duas casas que contêm bibliotecas (Geral, Coleções, Livros Raros, Futebol, Bahiana, Poesia, Autografados, Arte), hemeroteca, coleções de CDs, discos, manuscritos, croquis, conchas, tijolos, azulejos e porcelanas antigas, artefatos históricos, quadros, esculturas em madeira e alumínio, fotografias e objetos diversos. Vale a visita. Saiba mais neste link.

Praia de São Tomé de Paripe

Praia de São Tomé de Paripe. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Você já foi na Praia de São Tomé de Paripe? Esta praia impressiona pela beleza. As águas são calmas e mornas, vindas da Baía de Todos-os-Santos, e o local está bem aconchegante, com ambulantes organizados e espaço para estacionamento ao longo da orla. A praia é rodeada de barzinhos e restaurantes e o movimento é bem grande aos finais de semana, principalmente pelos moradores da região.

São Tomé do Paripe está situada bem ao extremo sul do litoral de Salvador. O mar tranquilo e raso é ideal para quem não sabe nadar e para crianças, e, também, para os praticantes de esportes náuticos, como windsurf, esqui aquático e caiaque. Tem um pequeno cais de onde partem diariamente embarcações com destino à Ilha dos Frades e à Ilha de Maré, dentro da Baía de Todos-os-Santos. Saiba mais neste link.

Praia de São Tomé de Paripe

Boca de Galinha

Restaurante Boca de Galinha. Plataforma, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Hora do almoço é no Boca de Galinha, um lugar lindo e cheio de tempero, com comida gostosa e vista privilegiada. Este restaurante está há mais de 29 anos servindo comida deliciosa no coração da Baía de Itapagipe.

Lá é servido o que há de melhor na gastronomia da Bahia. O cardápio é chamado “cadernato”, não é fixo, e todos os dias eles fazem um novo, à mão: “Todo dia que a gente recebe mercadoria, vamos riscando”. Assim eles garantem comida fresca sempre. O carro chefe são as moquecas, podendo ter oito tipos por dia, como Mariscada, Camarão com lagosta, Camarão, Beijupirá, Dourado, Vermelho, Caçonete e Arraia.
O local é simples, tem aquele ar informal de boteco. A qualidade da sua gastronomia é extraordinária. As roskas também são muito bem feitas, com frutas típicas. Saiba mais neste link.

Boca de Galinha

Serviço
Boca de Galinha
Endereço: R. Almeida Brandão, 58A – Plataforma, Salvador – BA, 40710-500
Horário de Funcionamento: sexta e sábado de 11h30 às 18h. Domingo, das 11h30 às 17h.
Importante: pagamento apenas em dinheiro, não aceitam cartão de crédito e débito.
Telefone: (71) 3398-1232

Casarão do Alto

Casarão do Alto. São Tomé de Paripe. Salvador Bahia. Foto Og Cruz.

No alto de uma colina, com vista exuberante para o mar, está o Casarão do Alto, um lugar para celebrações de felicidade. A chácara recebe festas de casamentos e outros eventos, além de ser um mirante em si: de lá, o pôr do sol é inesquecível. Este pedacinho de paraíso fica em São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Histórias dos bairros de Salvador: Paripe

Artur Marques, dono e administrador, conta que o Casarão do Alto fica em um lugar com uma história bacana e muito antiga, no alto da Igreja de São Tomé de Paripe, construída em 1552, o que faz dela uma das igrejas mais antigas de Salvador (uma das poucas igrejas da cidade com vista para o mar). Isso faz todo sentido, já que o local é a entrada da Baía de Todos-os-Santos e os portugueses, na época, construíam as edificações no seu entorno. Saiba mais neste link.

Casarão do Alto

Serviço
Casarão do Alto
Instagram: @casaraodoalto
Um espaço de paz e beleza, onde o amor se confraterniza, se entrelaça.
Valores acessíveis e horários confortáveis fazem parte.
Endereço: R. do Corredor, 53 – São Tomé de Paripe, Salvador – BA, 40800-300
Contato: informações com Artur Marques pelo telefone (71) 98740-4422 (WhatsApp)


Restaurante Boca de Galinha. Plataforma, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
10

Outros Roteiros

Agenda

26
jun
27
jun
28
jun
29
jun
30
jun
01
jul
02
jul
03
jul

Artigos