Rolê no Subúrbio de Salvador

Salvar nos favoritos
Casarão do Alto. São Tomé de Paripe. Salvador Bahia. Foto Og Cruz.

Um dia inteiro de programação: cultura, praia e gastronomia

O Subúrbio de Salvador é incrível e cheio de lugares que você vai amar conhecer. Anote as dicas para passar o dia lá.

Para começar, vá ao Acervo da Laje, um espaço rico em memória artística, cultural e pesquisas que falam muito sobre nossa cidade. Depois, tome um banho de mar na Praia de São Tomé de Paripe, almoce no restaurante Boca de Galinha e termine o dia vendo o pôr do sol do alto da colina onde fica o Casarão do Alto.

Acervo da Laje

O Acervo da Laje é um espaço de memória artística, cultural e de pesquisa sobre o Subúrbio Ferroviário de Salvador. Os objetos contam a história desta região de Salvador, dialogando com toda a cidade, mostrando que também há beleza e elaborações estéticas neste território.

A Associação Cultural Acervo da Laje é formada por duas casas que contêm bibliotecas (Geral, Coleções, Livros Raros, Futebol, Bahiana, Poesia, Autografados, Arte), hemeroteca, coleções de CDs, discos, manuscritos, croquis, conchas, tijolos, azulejos e porcelanas antigas, artefatos históricos, quadros, esculturas em madeira e alumínio, fotografias e objetos diversos. Vale a visita. Saiba mais neste link.

Praia de São Tomé de Paripe

Praia de São Tomé de Paripe. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Você já foi na Praia de São Tomé de Paripe? Esta praia impressiona pela beleza. As águas são calmas e mornas, vindas da Baía de Todos-os-Santos, e o local está bem aconchegante, com ambulantes organizados e espaço para estacionamento ao longo da orla. A praia é rodeada de barzinhos e restaurantes e o movimento é bem grande aos finais de semana, principalmente pelos moradores da região.

São Tomé do Paripe está situada bem ao extremo sul do litoral de Salvador. O mar tranquilo e raso é ideal para quem não sabe nadar e para crianças, e, também, para os praticantes de esportes náuticos, como windsurf, esqui aquático e caiaque. Tem um pequeno cais de onde partem diariamente embarcações com destino à Ilha dos Frades e à Ilha de Maré, dentro da Baía de Todos-os-Santos. Saiba mais neste link.

Praia de São Tomé de Paripe

Boca de Galinha

Restaurante Boca de Galinha. Plataforma, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Hora do almoço é no Boca de Galinha, um lugar lindo e cheio de tempero, com comida gostosa e vista privilegiada. Este restaurante está há mais de 29 anos servindo comida deliciosa no coração da Baía de Itapagipe.

Lá é servido o que há de melhor na gastronomia da Bahia. O cardápio é chamado “cadernato”, não é fixo, e todos os dias eles fazem um novo, à mão: “Todo dia que a gente recebe mercadoria, vamos riscando”. Assim eles garantem comida fresca sempre. O carro chefe são as moquecas, podendo ter oito tipos por dia, como Mariscada, Camarão com lagosta, Camarão, Beijupirá, Dourado, Vermelho, Caçonete e Arraia.
O local é simples, tem aquele ar informal de boteco. A qualidade da sua gastronomia é extraordinária. As roskas também são muito bem feitas, com frutas típicas. Saiba mais neste link.

Boca de Galinha

Serviço
Boca de Galinha
Endereço: R. Almeida Brandão, 58A – Plataforma, Salvador – BA, 40710-500
Horário de Funcionamento: sexta e sábado de 11h30 às 18h. Domingo, das 11h30 às 17h.
Importante: pagamento apenas em dinheiro, não aceitam cartão de crédito e débito.
Telefone: (71) 3398-1232

Casarão do Alto

Casarão do Alto. São Tomé de Paripe. Salvador Bahia. Foto Og Cruz.

No alto de uma colina, com vista exuberante para o mar, está o Casarão do Alto, um lugar para celebrações de felicidade. A chácara recebe festas de casamentos e outros eventos, além de ser um mirante em si: de lá, o pôr do sol é inesquecível. Este pedacinho de paraíso fica em São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Histórias dos bairros de Salvador: Paripe

Artur Marques, dono e administrador, conta que o Casarão do Alto fica em um lugar com uma história bacana e muito antiga, no alto da Igreja de São Tomé de Paripe, construída em 1552, o que faz dela uma das igrejas mais antigas de Salvador (uma das poucas igrejas da cidade com vista para o mar). Isso faz todo sentido, já que o local é a entrada da Baía de Todos-os-Santos e os portugueses, na época, construíam as edificações no seu entorno. Saiba mais neste link.

Casarão do Alto

Serviço
Casarão do Alto
Instagram: @casaraodoalto
Um espaço de paz e beleza, onde o amor se confraterniza, se entrelaça.
Valores acessíveis e horários confortáveis fazem parte.
Endereço: R. do Corredor, 53 – São Tomé de Paripe, Salvador – BA, 40800-300
Contato: informações com Artur Marques pelo telefone (71) 98740-4422 (WhatsApp)


Restaurante Boca de Galinha. Plataforma, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
10

Outros Roteiros

Ver Agenda completa
03dez
04dez
05dez
06dez
07dez
08dez
09dez
10dez

Nosso blog

Blog
Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Velho Espanha, um bar metalinguístico: Localizado no Centro, falando do Centro. Fotos: Amanda Nascto /Assessoria.

Velho Espanha, um bar metalinguístico: Localizado no Centro, falando do Centro. Fotos: Amanda Nascto /Assessoria.

Centro de Convenções de Salvador. Bahia. Foto divulgação.

Centro de Convenções de Salvador. Bahia. Foto divulgação.