Conheça a cidade pedalando com as crianças

Salvar nos favoritos
Parque dos Ventos. Boca do Rio. Salvador Bahia. Foto Valter Pontes Secom.

Veja dicas de 6 lugares para visitar usando as ciclovias e ciclofaixas

Curtir o dia de pedal já requer uma programação prévia, mas quando se fala em aproveitar o dia de bike com a criançada, aí o planejamento precisa ser mais detalhado e o cuidado tem que ser redobrado.

Para que os pais ou responsáveis consigam curtir um dia cheio de brincadeiras com a criançada, o Visit Salvador da Bahia reuniu seis lugares que possuem ciclovias, parques infantis e monitoramento para que você possa sair de casa e aproveitar a capital baiana ao lado dos pequenos.

Parque da Cidade

Com 724 mil metros quadrados de área verde e entrada gratuita, localizado entre os bairros da Santa Cruz e do Itaigara, o Parque Joventino Silva é um espaço perfeito para a criançada. Reformado em 2014, o parque conta com ciclovias que circundam todo o local, um espaço permanente para oficina de grafite, circuito de slackline, quadras de futebol, vôlei e uma das maiores pistas públicas de skate do país.

Para quem deseja pedalar, mas não possui bicicleta, o parque tem serviço de aluguel de bikes. Além disso, há também três parques infantis integrativos no local. A segurança também é essencial, por isso, o parque conta com o apoio da Guarda Municipal, que atua 24h em parceria com a Polícia Militar.

Serviço
Endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães – Itaigara
Instagram: @parquedacidade.salvador
Mais informações: http://parquedacidade.salvador.ba.gov.br
Horário: segunda a sexta das 5h às 22h – domingo e feriados das 5h às 19h

Shopping Paseo

Para os pais ou responsáveis que curtiram o dia no Parque da Cidade, que tal finalizar o dia no Shopping Paseo? Instalado em frente ao parque, o shopping oferece diversas opções de restaurantes para quem deseja matar aquela fome após um longo dia de brincadeiras. Cantina Volpi, Boutique das Tortas, Gula Pop e American Rib Burguer são algumas das opções para agradar tanto a criança quanto os adultos. E além de bons restaurantes, um cineminha também é opção. O shopping possui o Cine Daten com filmes variados em cartaz. De carro, você pode sair do Parque da Cidade e chegar no Shopping Paseo em cerca de três minutos. Caso decida ir andando, levará cerca de nove minutos. Já para os que não largam a bicicleta por nada, esse é o percurso mais rápido, chegando no shopping em apenas dois minutos.

Serviço
Endereço: Rua Rubens Guelli, n° 135, Itaigara
Instagram: @paseoitaigara
Mais informações: http://paseoitaigara.com.br
Horário: segunda a sábado das 9h às 20h – domingo: restaurantes a partir das 12h, lojas e quiosques das 13h às 19h

Parque dos Ventos

O Parque dos Ventos, localizado na Boca do Rio, é outra opção de lazer para adultos e crianças. Com 85 mil metros quadrados, o local possui parque infantil com brinquedos adaptados para pessoas com deficiência, quadra de vôlei, área para contemplação e piquenique, escorregadeiras naturais, quiosques, área para uso de patins, passeio para realização de caminhada e sanitários. E, claro, uma longa ciclovia para os amantes do pedal.

O parque também possui atividades para adultos, como rapel e escalada. A entrada é gratuita e a Guarda Civil Municipal também faz a segurança do espaço, além do monitoramento por câmeras 24 horas.

Serviço
Endereço: Av. Otávio Mangabeira – Boca do Rio
Instagram: @parquedosventossalvador
Horário: terça a domingo, das 5h30 às 20h

Restaurante Yemanjá

Quem mora em Salvador já sabe: não tem hora errada para comer moqueca. O prato é uma boa pedida em qualquer ocasião. Saindo do Parque dos Ventos de carro, você chega no Restaurante Yemanjá em cerca de quatro minutos, e se decidir ir andando, chegará em 13 minutos. Já de bike, você estará na mesa pedindo sua moqueca em cerca de seis minutos.

Serviço:
Endereço: Av. Octávio Mangabeira, n° 4661 – Armação
Instagram: @restauranteyemanja
Horário: todos os dias das 11h30 às 22h

Orla de Stella Maris

Para quem não abre mão de curtir uma praia, a Orla de Stella Maris é uma ótima opção. Com 1,2 km de extensão, entre a Rua Carlos Ott e o início do loteamento Praias do Flamengo, o trecho da orla está reformado e conta com uma ciclovia para quem quiser pedalar com as crianças. O local também possui quadra de futebol e de vôlei de areia. A parte que a criançada vai curtir mais, com certeza, é o parque e a pista de skate infantil.

O Visit Salvador da Bahia preparou um roteiro completo sobre Stella Maris, saiba mais neste link.

Serviço
Endereço: Entre a Rua Carlos Ott e o início do loteamento Praias do Flamengo

Beach Stop

Para aproveitar o passeio por Stella Maris, nada melhor que tirar um tempinho para comer e nada melhor que fazer isso em um restaurante com parque infantil, né? O Beach Stop é uma ótima opção para os adultos que estão aproveitando o dia com as crianças. O parque é gratuito e fica perto das mesas para acompanhamento dos pais. O espaço oferece peixe frito, camarões, caranguejos e outros pescados, além de carnes, em um espaço rústico com decoração praiana.

Serviço
Endereço: R. José Augusto Tourinho Dantas, n° 214 – Stella Maris
Horário: segunda a quinta das 11h às 23h – sexta a domingo das 11h à 00h
Instagram: @beachstopoficial

Bicicletas por todo lado

Saiba mais detalhes de como alugar bicicletas e sobre orientações para reforçar ainda mais a segurança dos ciclistas nestes links.

Movimento Salvador Vai de Bike neste link.

Estações de bicicletas compartilhadas neste link.

Conheça grupos de ciclistas pela cidade neste link.


Orla de Stella Maris. Salvador Bahia. Foto Betto Jr. Secom

1
2
3
3

Outros Roteiros

Agenda

27
set
28
set
29
set
30
set
01
out
02
out
03
out
04
out
Ver mais em Agenda

Artigos