
A dança mostrando a riqueza da nossa cultura
Os espetáculos unem tradição e modernidade
No Nordeste, além de muito forró, as Festas de São João têm em sua programação apresentação de grupos e competições de danças típicas, com figurinos luxuosos e cenários elaborados, as chamadas Quadrilhas Juninas. Na celebração do São João, os quadrilheiros se dedicam com entusiasmo e respeito às raízes culturais, levando aos palcos, praças, largos, quadras e pavilhões, espetáculos que unem dança, música e teatro.
A cada temporada, os grupos inovam ao escolher novos temas, revisitando tradições ou abordando temas atuais para surpreender e emocionar o público. O Visit Salvador da Bahia te leva para conhecer os grupos mais famosos de Salvador, e ainda saber tudo sobre o universo das Quadrilhas Juninas.
As cinco quadrilhas juninas mais famosas de Salvador
Aqui, a tradição de dançar quadrilha junina vem da Liberdade, Cabula, São Caetano, Subúrbio Ferroviário de Salvador, entre outros. A maior parte dos quadrilheiros atua de forma voluntária e, na maioria das vezes, são moradores da própria comunidade onde a quadrilha surgiu. Os diversos artistas e coreógrafos apresentam os ritmos mais comuns da festividade, como o xaxado, marcha e xote.
As principais apresentações na capital baiana acontecem durante o São João da Prefeitura Municipal de Salvador (Centro Histórico); no Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas da Bahia (Subúrbio Ferroviário); e no Carnaval de Salvador, dentro da programação do Fuzuê.
– Forró do ABC
Ver essa foto no Instagram
Destaque para Forró do ABC, da capital baiana, que tem 43 anos de São João e é a atual campeã baiana – XV Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas da Bahia, realizado em Salvador em 2024 – e representou o estado no Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas do mesmo ano (neste link). Fundada em 1982, no bairro do Pau Miúdo, a Quadrilha Junina Forró do ABC e é um dos grupos mais antigos do estado. Nasceu do movimento de jovens que agitavam a cena cultural com festas e hoje trabalha com jovens, crianças e adolescentes das comunidades de Salvador e cidades vizinhas.
Forró Do Abc
Instagram: @forrodoabc
Facebook: Junina Forró do ABC – Oficial
Ano de Fundação: 1982
Bairro: Pau Miúdo / Liberdade
Tema da Dança de 2025: O Sanfoneiro de Caruaru.
– Capelinha do Forró
Ver essa foto no Instagram
Em 1998, nascia a Capelinha do Forró, quadrilha junina do bairro de mesmo nome, fundada por um grupo de quadrilheiros que decidiram unir o bairro. Atualmente, o projeto é composto por volta de 80 pessoas, mas já contou com 200 integrantes. Já foi vencedora de vários prêmios como por exemplo: foi Campeã do Campeonato Baiano de Quadrilhas Juninas, em 2017 e Campeã Nordestina UNEJ, em 2018 (neste link).
Capelinha Do Forró
Instagram: @juninacapelinha
Facebook: Junina Capelinha Do Forró
Ano de Fundação: 1998
Bairro: Capelinha de São Caetano
Tema da Dança de 2025: Noite de Encantaria.
– Forró Mandacaru
Ver essa foto no Instagram
A Quadrilha Forró Mandacaru, fundada em 1998, voltou aos festejos juninos em 2024 depois de doze anos parada por falta de apoio, patrocínio e investimentos. Com um histórico de premiações na Bahia e em outros estados brasileiros, o grupo é composto por brincantes de todas as idades e com nomes fortes da cena drag baiana, a exemplo do casal de noivo e noiva, interpretados por Rubem Braga (drag Mell Blera) e Becca Baroni (Miss Beleza Transex Bahia 2025).
Forró Mandacaru
Instagram: @forromandacaru_
Ano de Fundação: 1998
Bairro: Liberdade.
Tema da Dança de 2025: “Geni e o São João da Vila Vintén”.
– Imperatriz Do Forró
Ver essa foto no Instagram
Durante as festas de Salvador também se apresentam a quadrilha Imperatriz do Forró, que completa 10 anos em 2025. Originária de Paripe, no Subúrbio Ferroviário, a Imperatriz do Forró possui mais de 100 integrantes entre músicos, bailarinos, produtores e membros da sua direção. A Quadrilha Junina Imperatriz do Forró é conhecida por suas apresentações cheias de paixão e força.
Imperatriz do Forró
Instagram: ” @imperatrizdoforro_ba_oficial
Facebook: Imperatriz do Forró BA
Ano de Fundação: 2015
Bairro: Subúrbio Ferroviário de Salvador
Tema da Dança de 2025: Iluminados – Uma Saga Solar num Sertão Lunar
– Forró Asa Branca
Ver essa foto no Instagram
Uma das mais tradicionais, a Quadrilha Forró Asa Branca foi fundada em 1992, no bairro do Cabula. Tem uma longa história de integração da arte e da cultura junina, sendo a maior campeã do Estado da Bahia, tem mais de 60 títulos e foi a primeira quadrilha da Bahia a ser campeã no Campeonato Brasileiro da Federação Brasileira de Quadrilha (em 2012).
Forró Asa Branca
Instagram: @forroasabranca
Facebook: Quadrilha Junina Forró Asa Branca
Ano de Fundação: 1992
Bairro: Cabula
Tema da Dança de 2025: ainda não foi divulgado.
Saiba mais sobre o universo “quadrilheiro”
Números:
Com grupos que chegam a reunir mais de 120 participantes, os preparativos começam de seis a oito meses antes das apresentações. Nesse período, tudo é cuidadosamente planejado — desde as músicas e o tema até figurinos, adereços e cenários. Muitas quadrilhas também desenvolvem ações sociais importantes ao longo do ano.
Os espetáculos:
As apresentações tem um tema central (que muda a cada ano), que serve como fio condutor para contar a história. Já o desenvolvimento tem: diálogos, encenações e coreografias. Normalmente, envolve conflitos cômicos como: Um casamento arranjado; Um noivo fujão que é “obrigado” a casar; Situações pitorescas na roça; Aparições de figuras míticas (como Lampião e Maria Bonita); Mistérios ou missões que envolvem toda a comunidade. E o roteiro organiza tudo garantindo o entendimento do público como: Momentos de dança intercalados com cenas cômicas ou dramáticas; Clímax (geralmente o casamento ou resolução de um problema) e a Grande dança final.
Personagens:
A quadrilha junina conta com um elenco fixo de personagens. O Noivo e Noiva são os personagens principais da história. O casamento é o ponto central da maioria das quadrilhas tradicionais. O Pai da Noiva (ou Delegado) tem um papel cômico, geralmente força o noivo a casar, muitas vezes com uma espingarda. A Rainha da Quadrilha tem um papel de destaque, eleita em concursos, representa a beleza e a elegância da festa. A grande parte de componentes são os Casais da Quadrilha, formando a composição principal do grupo, participando da dança coreografada.
Outros personagens importantes são os Puxadores, responsáveis por conduzir a dança e chamar os passos (às vezes também narram a história); o Marcador, figura central que narra a história e conduz a quadrilha; o Cantor ou Trio Pé-de-Serra, que faz a música ao vivo e interage com a quadrilha e outros personagens cômico como o padre, a parteira, o sanfoneiro, bandidos e personagens locais típicos, dependendo do tema de cada ano.
Quadrilha Mirim
Fundada em 1981, a quadrilha Mirim Germe da Era é composta por crianças e adolescentes entre 3 e 13 anos. Embora tenha nascido no bairro de Pero Vaz, o projeto reúne integrantes de Itapuã, Jardim das Margaridas, Fazenda Grande, Curuzu e até mesmo de Camaçari. Outras quadrilhas mirins também se apresentam em Salvador como: Forró Do Luar e Flor De Chita.
Por Fernanda Slama
Coordenadora de conteúdo do Portal Visit Salvador da Bahia
Fontes:
Portal da Fundação Gregório de Mattos – FGM neste link.
Portal da Agência de Notícias de Salvador neste link.
Quadrilha junina é reconhecida como manifestação da cultura nacional. (2024). Portal GOV.BR Ministério da Cultura neste link.
Matéria: “Quadrilha na ‘capitá’: conheça grupos que mantêm a tradição em bairros de Salvador” (2024). Por Millena Marques. Correio 24horas neste link.
Matéria: “Espalhadas por diversos bairros da capital, quadrilhas resistem ao tempo” (2024). Por Priscila Dórea. Jornal A Tarde neste link.
Matéria: “Fogo que não se apaga: Os bastidores das quadrilhas juninas de Salvador” (2025). Portal UMBU neste link.
São João 2025: veja lista das principais festas juninas do Brasil. GShow neste link.
Matéria: “Entenda como as quadrilhas juninas são avaliadas nos festivais e competições do Ceará” (2023). Portal G1 Ceará neste link.