O Melhor Carnaval do Mundo Voltou

Blog
Banner - O Melhor Carnaval do Mundo Voltou
Ivete Sangalo. Foto divulgação.1

Mais de 1 mil atrações gratuitas nos circuitos oficiais, palcos e bairros

Com dez dias de folia, mais de 2,6 mil horas de música e cerca de 1 mil atrações – sendo mais de 600 nos circuitos oficiais e outras 400 espalhadas por dez bairros da capital -, a maior festa de rua do planeta retorna após dois anos de hiato, devido à pandemia de Covid-19. Com o tema “O Melhor Carnaval do Mundo Voltou” e chega cheio de novidades da grade de shows do carnaval da Prefeitura de Salvador , como o fortalecimento do Centro, em um projeto chamado “Cole no Centro”.

Além dos sete circuitos oficiais (Dodô, Osmar, Batatinha, Orlando Tapajós, Sérgio Bezerra, Mestre Bimba e Riachão), a festa vai acontecer também em dez bairros e nas três ilhas, além de palcos espalhados pela cidade, a exemplo do Brisas, que fará a folia na Barroquinha. Bora! Fique por dentro de tudo no canal oficial neste link.

Programação Carnaval 2023

Fuzuê e Furdunço

Pré-Carnaval
totalmente gratuito

Para a folia de Momo mais aguardada do país, dois eventos de pré-Carnaval vão acontecer nos dias 11 e 12 de fevereiro. Chamados de Fuzuê e Furdunço, os projetos acontecem à tarde, respectivamente no sábado e domingo que antecedem a abertura oficial da festa, levando uma multidão de foliões fantasiados e famílias inteiras para o circuito Ondina-Barra, batizado de Orlando Tapajós.

O Fuzuê levará 42 atrações no sábado (11), e o Furdunço, com 53 grupos e artistas no domingo (12). Juntos, os dois eventos vão reunir 95 atrações para pavimentar o início do reinado de Momo.

Grandes atrações musicais, como:
Gerônimo Santana
BaianaSystem
Mudei de Nome
Escandurras
Danniel Vieira
Lincoln Sena
Tuca Fernandes
Armandinho e muito mais.

Toda programação do Pré Carnaval 2023 – Fuzuê neste link.

Toda programação do Pré Carnaval 2023 – Furdunço neste link.

Pipoco

Circuito Orlando Tapajós (Clube Espanhol até o Farol da Barra)

Na terça-feira (14/12) que antecede o Carnaval, acontece o Pipoco, tradicional arrastão sem cordas puxado por Léo Santana, no Circuito Orlando Tapajós (Clube Espanhol até o Farol da Barra).

Circuito Sérgio Bezerra

Na quarta-feira (15), os bloquinhos e fanfarras continuam a animar a cidade no circuito Sérgio Bezerra (Farol da Barra ao Morro do Cristo).

Abertura oficial – Uma quinta como nunca se viu!

O primeiro trio oficial a desfilar no Circuito Dodô (Barra/Ondina) será o da cantora Ivete Sangalo. A artista abre o Carnaval em desfile inédito, a partir das 15h30. Antes da apresentação acontecerá o ato simbólico de início da folia, quando o prefeito entrega as chaves da cidade ao Rei Momo, e a partir daí a capital baiana segue os tradicionais trâmites dos dias de festa e alegria da maior festa de rua do planeta.

A abertura do Carnaval de Salvador vai além do trio pipoca de Ivete. Na quinta-feira, no Circuito Dodô, a folia será comandada por Saulo Fernandes, Claudia Leite, Léo Santana, Lincoln Sena, Timbalada, Tatau, Parangolé, Wilsinho Kraychete, Araketu, Babado Novo, Chiclete, Lá Furia, A Dama, Pipoca do Cheiro e Afrocidade.

Circuito Dodô (Barra/Ondina)

Outros grandes nomes vão desfilar gratuitamente durante o Carnaval:

Daniela Mercury, Thiago Aquino, O Kanalha, Oh Polêmico, Igor Kannário, Kart Love, Psirico, Major Lazer, Márcia Castro, Juan e Ravena, Bailinho de Quinta, Patrulha do Samba, Carla Cristina e Banda DH8, são alguns dos nomes que passam pelo circuito.

Ainda no Circuito Dodô, o folião vai contar com o Beco das Cores, torre eletrônica que fica localizada na Rua Dias D’Avila, na Barra, e a Torre Eletrônica no Farol da Barra, que é sempre ativada após a saída do último trio.

Programação neste link.

Cole no Centro

No Centro Histórico de Salvador a animação não tem hora para acabar. Serão mais de dez pontos de festa dentro da festa. Além dos tradicionais trios desfilando na Circuito Osmar (Centro) e dos bloquinhos no Circuito Batatinha (Pelourinho) contagiando os turistas e famílias inteiras, a Prefeitura organizou dez pontos estratégicos com muita música e diversidade, para garantir que o folião cole no trecho mais tradicional da folia na da capital baiana.

Donas do Som

(na Praça Castro Alves, dias 17 e 19)

Mais um projeto especial acontece no Centro Histórico. Entre os dias 17 e 19, o movimento cultural Donas do Som leva para a folia momesca a discussão em torno do respeito ao corpo feminino com a participação exclusiva de artistas mulheres, que objetiva também fazer um enfrentamento contra a homofobia, machismo e violência LGBTQIA+. Atrações:

Sued Nunes
Josyara
Tulipa Ruiz
Márcia Castro
Illy
Anelis Assumpção
Larissa Luz
Evylin
Melly
Nêssa
Karol Conká + atração surpresa

Axé Pelô

(Largo da Tieta, Pelourinho, entre os dias 18 e 21 de fevereiro, a partir das 18h)

Um espaço para valorizar esse ritmo vai receber grandes artistas de diversas gerações da axé music e da música popular. Atrações:

Lucas Axé
Ana Mametto
Bailinho de Quinta
Davi Moraes e Tributo
Dado Cerqueira
Juan e Ravena
Gerônimo
Wil Carvalho
Paulinho Boca
Casa de Praia
Guga Meira
Sarajane
Claudia Assis
Elaine Fernandes
Prefixo de Verã
Nadjane
Carla Cristina
Cátia Guima
Dammys
Carla Visi

Axé Pelô – para a criançada!

(Praça Pastores da Noite, Rua das Laranjeiras, Pelourinho. Sábado (18) e domingo (19), das 14h às 17h)

Programação infantil gratuita. Atração: Carnaval com Palhafolia – Trupe de palhaços/palhaças que mistura banda de percussão com palhaçaria.

14h – Maquiagem infantil, confecção de adereços de palhaços e animação de palhaços.

14h30 – Cortejo com Palhafolia.

A partir das 15h – Bailinho com a Banda Palhafolia.

Atenção: vá fantasiado!

Palco Brisa

( Espaço Cultural da Barroquinha, entre os dias 17 e 21)

Comemorando o frescor da música baiana, o palco será montado no Espaço Cultural da Barroquinha, com ativação entre os dias 17 e 21, recebendo nomes como Pedro Pondé, Skanibais, Yan Cloud, Young Piva, Nininha Problemática, Nêssa, Gibi e Sistema Pagotrap, Piboman e Felipe Barros. Atrações:

DJ Gug
Márcia Castro (convida Nara Couto)
Tiri
Pedro Pondé
Skanibais
Pivoman
Felipe Barros convidado Edoux
Ju Moraes e Sambaiana
Afrocidade
Diggo
Gabi da Ox
Mr Armeng
Ravi Lobo
Young Piva
Yan Cloud
DJ Belle
DJ Cerqueira
Nininha Problemática
Paulilo Paredão
DJ Xirita
Dai
Gibi e Sistema Pagotrap
Nêssa
Vandal

Palco Multicultural

(Praça Municipal – entre os dias 18 e 21)

Este palco leva uma diversidade musical, misturando reggae, hip-hop, rap e muito mais. os shows acontecem na Praça Tomé de Sousa (também conhecida como Praça Municipal) localizada no Centro Histórico, entre os dias 18 e 21 de fevereiro. Tem atrações como:
Sistema Paggotrap
Wilson Café
Pedro Ponde
Edoux
Majur
Afrocidade
Diamba
Edson Gomes / Isac Gomes

Pôr do Sol na Castro Alves

( Praça Castro Alves – entre os dias 17 e 21)

O Pôr do Sol na Castro Alves é um momento para apreciar a beleza da cidade, vislumbrar o pôr do sol e conferir grandes shows. A programação vai contar com artistas do naipe de Afrodisíaco, Os Gilson, Davi Moraes, Pitty e Paulinho Boca de Cantor.

Coreto das Orquestras

(Largo do Santo Antônio Além do Carmo – entre os dias 18 e 21)

Um dos lugares mais apreciados do verão no Centro Histórico também vai receber atrações do Carnaval. O Largo do Santo Antônio Além do Carmo será palco para o Coreto das Orquestras, entre os dias 18 e 21 de fevereiro. Atrações:

Orquestra Zeca Freitas
Orquestra Fred Dantas
Orquestra Sergio Benutti
Orquestra Paulo Primo

Arena do Samba

(Cruz Caída, Praça da Sé, entre os dias 18 e 21)

Já conhecido dos sambistas de plantão no Carnaval, a Arena do Samba será erguida próxima ao monumento da Cruz Caída, na Praça da Sé, também entre os dias 18 e 21.

Desfile de Fantasias de Luxo

(Praça Municipal – dia 20)

Na segunda-feira, dia 20, na Praça Municipal, Centro Histórico de salvador acontece o Desfile de Fantasias de Luxo. Uma passarela é montada e os critérios de eleição das melhores fantasias não são apenas sobre beleza e elegância, mas de simpatia, alegria e desenvoltura na passarela,

Circuito Osmar

(Campo Grande – Castro Alves)

O Circuito Osmar conta com programação especial de trios sem cordas. Uma grade com Mudei de Nome, Thiago Aquino, Nêssa, Pagodart, O Poeta, Timbalada, Alinne Rosa, Claudia Leitte, Parangolé, Psirico, Xanddy Harmonia, A Dama, Léo Santana, Igor Kannário, Gerônimo com Buzanfan, Lincoln Sena, Escandurras, Afrocidade, Targino Gondim, FitDance, CBX Samba Club, a dupla Juan e Ravena e mais.

Para o circuito também foram selecionados artistas do Furdunço para abrir o Carnaval da sexta-feira (17). O Furdunço no Campo Grande é um momento para toda a família apreciar a energia do Carnaval. Os artistas darão a volta em torno da Praça do Campo Grande, arrastando a massa pelo circuito tradicional.

Programação completa neste link.

Varanda da Folia

(entre os camarotes oficiais, Praça do Campo Grande)

Além dos palcos e trios, o Circuito Osmar (Campo Grande) vai ser recheado de muitas novidades. Uma delas é a Varanda da Folia. Mais uma novidade para quem vai colar no Centro é um novo palco está sendo montado entre os camarotes oficiais na Praça do Campo Grande. O palco recebe shows e DJs nos intervalos das saídas dos trios como Larissa Luz, Liniker, Nininha Problemática, Telefunksoul entre outros.

After Batekoo – Circuito Osmar pós-folia

(Praça Castro Alves, entre os dias 17 e 21, 0h às 3h.)

Da mesma forma que acontece no Farol da Barra com a Torre Eletrônica, o Circuito Osmar também terá eventos pós-folia. O “After Batekoo” contará com uma programação especial de bandas e músicos alinhados com o manifesto de movimento criado aqui em Salvador e que hoje ganha o Brasil. No carnaval a festa acontece na Praça Castro Alves, entre os dias 17 e 21, sempre das 0h às 3h.. O Batekoo é a maior plataforma de cultura, entretenimento e informação feita para a juventude urbana, negra e LGBTQIA+ do Brasil.

Encontros de trios

(Praça Castro Alves)

E falando em Castro Alves, a praça recebe dois encontros de trios este ano, sendo um comandado por Afrocidade e Baco Exu do Blues e o outro, com Carlinhos Brown e Attoxxaá.

Bairros e Palcos Temáticos

Além dos palcos espalhados pelo Centro Histórico, os bairros da Liberdade, Boca do Rio, Pau da Lima, Itapuã, Cajazeiras, Plataforma e Periperi vão contar com programação musical. Além disso, o Rio Vermelho recebe o Palco Mix, com uma mistura de ritmos e artistas de peso, e Piatã conta com o Palco do Rock.