Leve a Bahia para casa: marcas com produtos que tem a cara de Salvador

Blog
Banner - Leve a Bahia para casa: marcas com produtos que tem a cara de Salvador
Loja Apoena, Pelourinho. Foto: Fábio Marconi

20 dicas que você precisa conhecer e usar

Textura, brasilidade, cores, resgate da cultura e muitas outras características se misturam nos itens de moda e acessórios que são produzidos por aqui. Por isso, nesse roteiro, reunimos 20 marcas baianas para que você, morador ou visitante, possa carregar um pedacinho da Bahia para casa. São dicas repletas de coleções autorais, com produtos cheios de sensibilidade e criatividade.

1. Abanto

Marca que mistura moda afro com streetwear, para quem gosta de looks diferentes e exclusivos. A empresa nasceu em 2015, com peças sob encomenda, e hoje já envia os produtos para todo o Brasil.

Serviço
Instagram:@abanto.oficial
Como comprar: pelo próprio Instagram

2.Criollo

Criada em 2016 pelo estilista Jack Machado, a Criollo aposta na mistura de tons terrosos e cores vivas. O crochê está presente em diversas peças. A marca investe nas roupas despojadas, mas que podem ser usadas também em ambientes mais refinados. Looks praianos também estão disponíveis.

Instagram: @criollo_oficial
Como comprar: www.criollo.com.br

3.Estúdio Agá

O Estúdio Agá foi criado em janeiro de 2017 e abriu suas portas em uma casa colorida no Santo Antônio Além do Carmo em 2022, bairro que tem sido um dos principais palcos da expressão cultural de Salvador. O espaço também é uma lojinha. A galeria/estúdio/loja tem um projeto voltado exclusivamente para criações autorais, reunindo e abrigando obras de artistas visuais independentes, na sua grande maioria baianos e baianas. Por lá, você vai encontrar obras, quadros, gravuras, postais, ímãs, adesivos, camisetas, fotografia, canecas e afins.
Instagram: @estudioaga
Loja: www.estudioaga.com.br

4.Zumví Arquivo Afro Fotográfico

Localizado na Ladeira do Carmo, o Zumví é um arquivo de fotografias comprometido com a imagem afirmativa do povo negro. O local registra, há cerca de 30 anos, as manifestações do movimento negro e o cotidiano dos afrodescendentes em diversas temáticas e contextos populares. O intuito é democratizar o acesso ao acervo para pesquisadores e população em geral interessados em fotografia e o percurso de fotógrafos negros. Lá, além de postais, livros e revistas, você encontra obras fotográficas fineart.
Instagram: @zumviarquivofotografico
Site de compras:www.loja.zumvi.com.br

5. SALCity

A SALCity, abreviação de “cidade de Salvador”, traz um estilo próprio, com roupas coloridas para várias as ocasiões: desde exercício físico até um evento mais arrumado. A marca, criada em Salvador em 2020 por Jorge Lucas, faz as peças somente sob encomenda e, por isso, oferece todos os tamanhos, desde o PP até o plus size.

Serviço
Instagram: @salcitycria
Como comprar: pelo próprio Instagram

6. Dih Morais

Marca exclusivamente de bolsas, a Dih Morais tem a ancestralidade no seu DNA. Natural de Jequié, no sudoeste baiano, Dih – que dá nome à marca – é radicado em Salvador e criou a sua marca em 2016. Ele explora a africanidade nas estampas, nas cores e nas referências às religiões. Entre as peças, estão bolsas com cabaças, feitas com crochê, de pano, entre outras opções. Atualmente, a marca já envia os produtos para todo o Brasil.

Instagram: @dihmoraiss
Como comprar neste link.

7. Sillas Filgueira

Sila Maria Filgueira é conhecida como uma das melhores modelistas de Salvador. Sua fama lhe deu destaque em grandes publicações nacionais especializadas em moda. Estilista trans, Sila tem um processo criativo autêntico e pessoal. Sua maior aspiração é empreender como mulher trans, preta, baiana e nordestina. Ela já foi entrevistada por revistas como Marie Claire e Elle Brasil Digital, além de já ter sido capa da Vogue Brasil. As sandálias de couro de tilápia, que integram suas coleções, mostram sua preocupação com o uso de materiais sustentáveis, fabricadas em conjunto com pequenos produtores artesanais de Salvador.

Serviço
Sillas Filgueira
Instagram: @sillasfilgueira
Onde comprar:www.sillasfilgueira.com.br

8. Santa Resistência

Trazendo para a Santa Resistência o DNA do continente africano, suas raízes no Recôncavo Baiano e ancestralidade da mulher negra em diáspora, a engenheira eletricista Mônica Sampaio, desde 2015, produz peças que funcionam como verdadeiro outdoor da estética afro-brasileira. A marca segue o conceito slow fashion e produz roupas atemporais, desenhadas, cortadas e costuradas com calma e com uma cadeia de produção justa e consciente.

Em 2017, foi selecionada através do edital, para o Sebrae Moda Afro e em 2018 foi uma das marcas escolhidas para participar do afrolab, programa de apoio, promoção e impulsionamento do afroempreendedorismo ofertado pelo Instituto Feira Preta. Esteve também entre as 41 marcas nesta 51º edição da principal semana de moda da América Latina, a São Paulo Fashion Week.

Serviço
Santa Resistência
Instagram: @santaresistencia

9. Tempo Arte Popular

A Tempo Arte Popular é um projeto idealizado para reunir obras únicas e fundamentais de artistas e artesãos brasileiros. O espaço trabalha com a valorização do garimpo e de mestres de diversos estados, dando ênfase à nossa cultura tão rica em cores, texturas e elementos. A loja fica no Santo Antônio além do Carmo, uma ótima opção para aliar as compras a um belo passeio.

Instagram: @tempoartepopular
Loja virtual: @tempoartepopular.com.br

10. Balbina

Uma marca para mulheres reais, descomplicadas e atemporais. A marca trabalha com qualidade e conforto, com tecidos naturais que permitem à pele respirar. O algodão, linho, viscose são os tecidos que fazem parte do universo da Balbina, com uma paleta suave em tons terrosos, que transmite a elegância de uma forma sútil.

Serviço
Balbina
Instagram: @sejabalbina
Onde comprar: na loja física ou entrando em contato pelo Instagram
Endereço: R. Marechal Castelo Branco, 1420, Santa Mônica – Feira de Santana, no centro-norte da Bahia

11. Nós Macramê Design

A ‘Nós – Poesia e Design em Macramê’ é um projeto criado por dois artistas viram o desafio de criar perspectivas de trabalho e renda, fazendo arte diante tantos desafios causados pela
reclusão da covid-19. Com a leveza de atar os nós, a paciência matemática em calcular cada fio e a criatividade pulsante, a marca nasceu. A loja faz decoração, iluminação,vestuário/moda, figurinos, figurinos e projetos personalizados.

Serviço
Nós Macramê Design
Instagram: @nos.macrame.design
Onde comprar: pelo Instagram

12. Katuka Africanidades

Criada em 2015 pelo estilista Renato Carneiro, a Katuka é uma loja de roupas e uma livraria ao mesmo tempo, que trabalha com roupas e obras ligadas à negritude. Nas peças do vestuário, cores vivas e estampas afro são a característica principal. Também estão disponíveis acessórios, como pingentes, anéis, brincos e argolas. Uma unidade física está na Praça da Sé, no Centro Histórico de Salvador, e outra no Rio Vermelho.

Instagram: @katukaafricanidades
Como comprar: pelo próprio Instagram ou loja física, que fica no endereço Praça da Sé, n° 1, Pelourinho, Salvador.

13. Negrif

Criada pela designer Madá Negrif em 2012, a marca é mais uma voltada para cores e estampas afro. As peças exclusivas, desenhadas por Madá, são marcadas por um estilo confortável e despojado, mas arrumado e apropriado para diferentes ocasiões. A empresa tem loja física em Salvador desde quando foi criada.

Instagram: @madanegrif
Como comprar neste link.
Endereço: Rua Carlos Gomes, n° 616, Dois de Julho

14. Munira

Munira em yorubá significa “brilhante, reluzente”. A marca foi criada em 2019 por Dani Munira, designer de moda da cidade de Salvador. Ela trabalha a narrativa do resgate e autoestima, se inspira na história e potência de comunidades negras, simbologias afetivas e culturais, trazendo uma realidade de acolhimento e liberdade corporal, com estampas autorais, modelagens inclusivas e comunicação transparente.

Serviço
Munira
Instagram: @muniraoficial
Como comprar: www.amunira.com

15. Bella Oyá, de Regina Navarro

No coração do Pelourinho, a loja Bella Oyá comercializa vestidos, camisas masculinas e turbantes em tecidos africanos, colares e brincos artesanais. As coleções são assinadas pela estilista Regina Navarro, que passou anos pesquisando e garimpando os tecidos no continente africano, e que hoje fazem parte do acervo. Ela também sabe explicar as origens de cada estampa, com seus significados, tornando a experiência da compra também uma aula de moda afro e étnica.

Instagram: @reginanavarrobellaoya

16. Black Atitude

Criada pelo estilista Vander Charles, as roupas desta loja são totalmente voltadas para exaltar a africanidade, seja pelas estampas com desenhos e cores afro, seja pelas frases sobre orgulho da negritude ou até pelos rostos de personalidades negras presentes em algumas peças.

Instagram: @blackatitudeoficial
Como comprar neste link.

17. N Black

A estilista Najara Black criou em 2005 a N Black, que hoje possui loja física no Shopping Paralela. A marca possui camisas com frases divertidas e que exaltam a negritude, vestidos com estampas afro, além de acessórios, como buckets, colares e bonés.

Instagram: @nblack_21
Como comprar: www.nblack.com.br ou no piso L2 do Shopping Paralela, em Salvador

18. Galeria Apoena – arte sacra e indígena

Essa é uma daquelas galeria & loja que você deve conhecer. No coração do Pelourinho, dentro de um prédio tombado, na esquina dos largos Terreiro de Jesus e o Cruzeiro de São Francisco, está a Apoena. Além da excelente localização, em suas prateleiras estão à venda obras de grandes artesãos nordestinos. No primeiro andar, a galeria é toda tomada por arte indígena de várias partes do país. Tudo muito colorido e das janelas tem-se uma vista ótima dos dois largos. Definitivamente vale o passeio e as compras.

Instagram: @galeria.apoena

19. Somos Dua

A Dua é uma marca baiana que tem como princípio levar os encantos da Bahia, de forma leve e natural, para criações de acessórios. As criações são autorais. Estão a venda no Rio Vermelho, na Miranda Estúdio e pela internet.

Instagram: @somosdua
Loja: www.somosdua.com.br

20. Miranda Estúdio

O nome Miranda significa mulher ligada às artes e à família. E essa é, de fato, a essência deste estúdio. Mila Giacomo e Aline Biliu, como é conhecida, desenvolvem colares, cerâmicas personalizadas, cangas, quadrinhos, agendas (que hoje transformaram-se em planners), camisetas, chapéus com o conceito Nossas Praias – um produto-manifesto de amor às praias de Salvador. O sucesso se deve a dois grandes motivos: o primeiro é que todos os produtos são atemporais e de qualidade, podendo ser usados o ano todo; o segundo é que nos produtos você encontra frases afetivas como “Confia na Bahia”, “Rode como uma Baiana”, “Vibes don’t Lie”, “Um banho de mar antes do trabalho paga metade do salário” e “Mancha de dendê não sai”. Por lá você encontra outras marcas super bacanas, todas baianas.

Instagram: @mirandaestudio
Loja física: R. José Taboada Vidal, 13 – sala 105 – Rio Vermelho, Salvador – BA, 41940-695
Pelo site neste link.